A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática"— Transcrição da apresentação:

1 Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática
“Conceito de área: da composição e decomposição de figura até as fórmulas” Anderson Secco Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática PUC/SP 2007

2 Tendências Temáticas e Metodológicas da Pesquisa em Educação Matemática
Processo ensino-aprendizagem da matemática; Utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino e na aprendizagem da matemática; Prática docente, crenças, concepções e saberes práticos (contrato didático).

3 Tendências Metodológicas da Investigação em Educação Matemática
APROXIMAÇÃO CRÍTICA: o pesquisador insere-se no ambiente educacional não só para compreendê-lo, mas também para mudá-lo em direções que permitam aos participantes maior liberdade de ação e de aprendizagem. Essa aproximação crítico-sociológica apresenta-se como transformadora, libertadora, provocando mudança de significados, assemelhando-se ao que entendemos por pequisa-ação. (pg )

4 Etapas do Projeto TEMA: Proposta de ensino-aprendizagem sobre o conceito de área, por meio de uma sequência didática. JUSTIFICATIVA: A possibilidade da utilização da geometria dinâmica na realização da pesquisa; as influências das aulas de Tópicos de Geometria; a participação no projeto AprovaME que concilia a tecnologia às investigações de argumentação e prova matemática; os alunos de 8ª série que não se apropriaram do conceito de área nas séries anteriores; trabalhar com algo que despertasse na maioria dos educandos o interesse e a curiosidade pela matemática; uma aprendizagem mais significatica.

5 Revisão Bibliográfica
Raymond Duval (1995) Gérard Vergnaud (1996) Bernad Parzysz (2001) Hans Freudenthal (1973) Maria Alice Gravina (1996) Ana Franchi e outros autores (1992) Ana Chiummo (1998) Sonia Regina Facco (2003) PCNs (1998)

6 Questão da Pesquisa “Como o processo de reconfiguração de figuras poligonais planas contribui para a apropriação do conceito de área de um polígono? Como esse processo favorece a passagem do empírico para o dedutivo?”

7 Procedimentos Metodológicos
Foi concebido e aplicado uma sequência utilizando como metodologia de pesquisa, alguns elementos teóricos da engenharia didática Etapa 1: Análises prelimenares Etapa 2: Elaboração da sequência didática e a análise a priori Etapa 3: Aplicação da atividade Etapa 4: Análise a posteriori

8 Coletas de dados Anotações do professor – pesquisador;
Anotações de professores que o auxiliavam; Anotações dos alunos; Áudio; Fotos; Imagens das atividades realizados pelos alunos; Os dados foram analisados de duas duplas, que foram sorteadas aleatoriamente.

9 População e/ou Amostra
40 de 150 alunos da 8ª série do Ensino Fundamental; Rede Municipal; São Caetano do Sul, São Paulo; Os alunos trouxeram autorização dos pais.

10 Cronograma Foi realizado em turno inverso;
12 horas de duração, dividido em 6 encontros de 2 horas, em duas semanas; Iniciou-se em 26/09/2006 à 05/10/2006; 1º e 2º encontros em sala de aula, 3º e 4º encontros no laboratório de informática e 5º e 6º encontros na sala de aula. OBS.: O 6º encontro não foi realizado, pois não teve necessidade.

11 Conclusões finais Os alunos evoluiriam gradativamente;
Obtiveram autonomia; Aprendizagem com significado; A geometria dinâmica trouxe um interesse nas atividades; Raciocínio diferente do previsto; Apropriaram-se do conceito de área; Os alunos conseguiram deduzir e justificar todas as fórmulas dos principais polígonos; A função heurística da figura como resolução de um problema, também teve um papel significativo na resolução das atividades; O processo de reconfiguração favoreceu a passagem do empírico para o dedutivo.


Carregar ppt "Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google