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Projeto Serviços WAP: Princípios, Tecnologia e Desafios UFMG/DCC www.todowap.com.br.

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1 Projeto Serviços WAP: Princípios, Tecnologia e Desafios UFMG/DCC

2 Computação móvel Acesso em qualquer lugar e a qualquer momento
Capacidade de comunicação com rede fixa por dispositivos móveis Acesso a serviços independente de localização e da mobilidade Objetivo: oferecer serviços semelhantes aos existentes na rede fixa permitindo a mobilidade Comunicação sem fio redes fixas e redes móveis suporte para a computação móvel

3 Computação móvel (cont.)
Sistemas de comunicação sem fio comunicação via rádio alocação de freqüências Áreas de pesquisa envolvidas redes de computadores sistemas operacionais otimização sistemas de informação banco de dados etc...

4 Computação móvel (cont.)
Principais problemas a serem estudados: infra-estrutura projeto de hardware e software para computação móvel problemas relacionados com o computador móvel Protocolos de suporte a computação móvel arquitetura TCP/IP inadequada camada de enlace: largura de banda menor, baixa confiabilidade, alta taxa de erro roteamento: mobilidade impede uso de roteamento IP convencional camada de transporte: problema de desempenho

5 Computação móvel (cont.)
Solução completa de protocolos de suporte a computação móvel WAP (Wireless Application Protocol) WapForum Baseada em princípios da pilha TCP/IP padrões da Intenet (XML, URLs, scripting e formatos de conteúdo) padrões de redes de transmissão dados digitais

6 WAP Internet sem fio Motivação

7 WAP: Operadoras

8 WAP: Fabricantes

9 WAP: Empresas de Software

10 WAP - Arquitetura Modelo Web

11 WAP - Arquitetura (cont.)
Modelo WAP

12 WAP - Arquitetura (cont.)
Elementos de uma rede WAP

13 WAP - Arquitetura (cont.)
A pilha WAP x TCP/IP

14 WAP - Arquitetura (cont.)
Wireless Application Environment (WAE) Wireless Markup Language (WML) WMLScript Wireless Telephony Application (WTA) Formato de conteúdos

15 WAP - Arquitetura (cont.)
HTML x WML (comparação) <HTML> <HEAD> <TITLE>NNN Interactive</TITLE> <META HTTP-EQUIV="Refresh" CONTENT="1800, URL=/index.html"> </HEAD> <BODY BGCOLOR="#FFFFFF" BACKGROUND="/images/9607/bgbar5.gif" LINK="#0A3990" ALINK="#FF0000" VLINK="#FF0000" TEXT="000000" ONLOAD="if(parent.frames.length!=0)top.location=' <A NAME="#top"></A> <TABLE WIDTH=599 BORDER="0"> <META HTTP-EQUIV="Refresh" CONTENT="180 Internet HTTP/HTML Wireless network <WML> <CARD> <DO TYPE="ACCEPT"> <GO URL="/submit?Name=$N"/> </DO> Enter name: <INPUT TYPE="TEXT" KEY="N"/> </CARD> </WML> Content encoding WAP

16 WAP - Arquitetura (cont.)
Wireless Session Protocol (WSP/B) dois tipos de serviços: orientado a conexão e não orientado a conexão apropriado para a navegação funcionalidade e semântica do HTTP gerenciamento de sessões negociação de recursos

17 WAP - Arquitetura (cont.)
Wireless Transaction Protocol (WTP) permite transações confiáveis e não confiáveis triggers para confirmar cada mensagem recebida permite transações assíncronas Wireless Transport Layer Security (WTLS) integridade dos dados privacidade autenticação proteção contra denial-of-service

18 WAP - Arquitetura (cont.)
Wireless Datagram Protocol (WDP) datagramas serviço de transporte independente da tecnologia de rede empregada Bearers SMS CSD CDPD GSM CDMA etc...

19 Projeto TodoWAP O que é? O que é o Projeto SIAM?
Parte do Projeto SIAM que trata do WAP O que é o Projeto SIAM? Sistemas de Informação em Ambientes Móveis

20 Projeto TodoWAP (cont.)
Objetivos: Estudar a tecnologia WAP Determinar pontos de pesquisa dentro desta tecnologia e propor soluções para alguns problemas Desenvolver ferramentas de acordo com o estudo realizado O projeto contém um site para sua experimentação e divulgação

21 Site TodoWAP O site possui duas versões: Versão HTML possui: HTML WML
Breve descrição do projeto Descrição das linhas de pesquisa Links úteis Link para um simulador

22

23 Site TodoWAP (cont.) Versão WML Serviços Cinemas Horóscopo Tempo

24 Site TodoWAP (cont.) Estrutura do Site TodoWAP Cinemas Horóscopo Tempo
Filmes Info Cin Horários Cinemas + próximos Título Info Filme Signo Descrição Capital Previsão Envio de

25 Linhas de Pesquisa Técnicas de Adaptação Automática de Conteúdo para Dispositivos WAP Recuperação de Informação em Sistemas Baseados em Navegação Sistemas Baseados na Localização do Usuário em um Ambiente Móvel Adaptação Inteligente de Conteúdo da Web para o Ambiente WAP

26 Linhas de Pesquisa Técnicas de Adaptação Automática de Conteúdo para Dispositivos WAP Recuperação de Informação em Sistemas Baseados em Navegação Sistemas Baseados na Localização do Usuário em um Ambiente Móvel Adaptação Inteligente de Conteúdo da Web para o Ambiente WAP

27 Técnicas de Adaptação Automática de Conteúdo para Dispositivos WAP
Mesmo código WML

28 Técnicas de Adaptação Automática de Conteúdo para Dispositivos WAP (cont.)
Objetivos Estudo de interfaces móveis Entrada de usuário Saída para o usuário Adaptação automática do conteúdo WML Arquitetura Página WML grupo 1 grupo 2 grupo 3 grupo 4 grupo 5 grupo 6 grupo 7 grupo 8 grupo 9 Outros módulos Transformação genérica Núcleo Página WML Adaptada ou Transformação de acordo com o dispositivo User_Agent Bib. Imagens

29 Protótipo WIA WIA + =

30 Linhas de Pesquisa Técnicas de Adaptação Automática de Conteúdo para Dispositivos WAP Recuperação de Informação em Sistemas Baseados em Navegação Sistemas Baseados na Localização do Usuário em um Ambiente Móvel Adaptação Inteligente de Conteúdo da Web para o Ambiente WAP

31 Recuperação de Informação em Sistemas Baseados em Navegação
Sistemas baseados em navegação utilizam estruturas de diretórios Esses sistemas apresentam uma estrutura estática. Usuário percorre sempre o mesmo caminho até chegar à informação Objetivo Adaptar um sistema de diretório para agilizar o acesso à informação

32 Abordagem do problema Menus divididos em duas partes:
A primeira parte com os itens mais acessados pelo usuário A segunda parte é “fixa” com os itens ordenados pela popularidade global Mudança de nível na hierarquia Controlada por uma política de distribuição de itens baseada em LRU

33 Menus divididos em duas partes

34 Linhas de Pesquisa Técnicas de Adaptação Automática de Conteúdo para Dispositivos WAP Recuperação de Informação em Sistemas Baseados em Navegação Sistemas Baseados na Localização do Usuário em um Ambiente Móvel Adaptação Inteligente de Conteúdo da Web para o Ambiente WAP

35 Sistemas Baseados na Localização do Usuário em um Ambiente Móvel
Um dos principais problemas encontrados na área de computação móvel: a mobilidade A mobilidade requer adaptabilidade Objetivo do trabalho: desenvolver uma arquitetura que ofereça suporte adaptativo a serviços baseados na localização para a arquitetura WAP

36 A arquitetura é composta por três módulos principais:
Sistemas Baseados na Localização do Usuário em um Ambiente Móvel (cont.) A arquitetura é composta por três módulos principais: Localização do usuário Localização do serviço (utilizando uma base de dados georeferenciada) Módulo de processamento de consultas e adaptação

37 A Arquitetura Adaptativa
WML WML, WBMP Adaptação Cálculo e análise de informações de localização Processamento de consultas Localização do usuário Localização do serviço Internet

38 Linhas de Pesquisa Técnicas de Adaptação Automática de Conteúdo para Dispositivos WAP Recuperação de Informação em Sistemas Baseados em Navegação Sistemas Baseados na Localização do Usuário em um Ambiente Móvel Adaptação Inteligente de Conteúdo da Web para o Ambiente WAP

39 Adaptação Inteligente de Conteúdo da Web para o Ambiente WAP
Base de dados HTML e WML Acessos ocasionais

40 Adaptador de textos Documento em HTML Deck em WML Adaptador

41 Adaptador Personalizado
Deck WML Adaptador Personalização Título Texto Imagem

42 Conclusões Há um grande interesse na utilização do WAP
Problemas identificados estão relacionados entre si Resultados prometem ser interessantes

43 Projeto Serviços WAP: Princípios, Tecnologia e Desafios UFMG/DCC


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