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METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

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Apresentação em tema: "METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
CONHECIMENTO E CIÊNCIA Por Emerson F. Jaguaribe

2 NOTAS DA 1a VERIFICAÇÃO

3 NOTAS DA 1a VERIFICAÇÃO

4 NOTAS DA 1a VERIFICAÇÃO

5 NOTAS DA 1a VERIFICAÇÃO

6 NOTAS DA 1a VERIFICAÇÃO

7 LEIS CIENTÍFICAS Experiência: resultado de fatos vivenciados; tentativa; ensaio; prática; conhecimento transmitido por ensaios práticos. Muitas leis científicas são criadas a partir da observação fenomenológica: a segunda lei de Newton; a lei de Fourier da Condução de Calor; a lei de Newton da viscosidade, etc. Leis empíricas: aquelas obtidas a partir de experimentos Semi-empíricas: Modelos teóricos são complementados com a prática experimental.

8 LÓGICA Lógica: do grego logos = palavra = pensamento = ideia = argumento = Base para a ciência de natureza matemática e/ou filosófica. O pensamento é a manifestação do conhecimento usado na arquitetura de respostas, formulação de conceitos, tramas, etc. Ideia é uma representação, ou imagem mental de algo abstrato, ou concreto. Argumento é um raciocínio, um indício, uma evidência, ou uma prova, que é usado, em uma demonstração, contestação, ou discussão. É, em geral, instrumento de uma dedução.

9 LÓGICA A gripe foi o argumento usado para justificar a ausência dele na reunião. Filosofia – Do grego philosophia = amor pela sabedoria. Estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente, à religião, etc. Conjunto de estudos limitados a uma determinada área de conhecimento, e que usa um número reduzido de princípios básicos. Exs.: Filosofia da natureza; Filosofia social; Filosofia da matemática, etc.

10 LÓGICA Lógica é o ramo da filosofia que cuida das regras do bem pensar. Trata dos argumentos e das conclusões. O aprendizado da lógica não se constitui em uma meta final. É a base da argumentação: chega-se à conclusão através de evidência(s) que permite(m) formalizar uma dedução. Ela é uma jovem professora! A nota de João foi 4,0, enquanto a de seu irmão foi 50 % mais elevada.

11 LÓGICA Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) filósofo grego, discípulo de Platão (428/427 – 348/347 a.C. ) e professor de Alexandre o Grande. Foi o principal responsável pela estruturação formal do estudo da lógica clássica. Segundo ele, há dois tipos de lógica: a Formal, ou Simbólica e a Material. Sistema lógico: formado por um conjunto de axiomas e regras de inferências capazes de fundamentar o raciocínio.

12 LÓGICA Axioma: premissa admitida como verdadeira.
Premissa: fato ou ideia preliminar que serve de fundamentação para a conclusão. Pedro prometera ao filho uma bicicleta, caso ele fosse aprovado. No final do ano o filho de Pedro foi contemplado com uma bicicleta. A Lógica Formal preocupa-se com a estrutura do raciocínio; lida com conceitos restritos à lógica e os meios de compor provas; Contrapondo-se a esta lógica, existe a Lógica Material, que depende das consequências da realidade observada.

13 LÓGICA A Lógica Material busca estabelecer a correspondência verdadeira entre o nosso pensamento e o fato real. A verdade lógica surge quando existe a correspondência entre o nosso pensamento e a realidade. Levando-se em conta a forma, o raciocínio pode ser correto, ou incorreto. Do ponto de vista da logica material, a conclusão pode ser verdadeira, ou falsa. Seja examinar o seguinte exemplo:

14 LÓGICA p1: Todo atleta é homem.
p2: Fabiana Murer ganhou uma medalha olimpica, de ouro. p3: Fabiana Murer é homem. Raciocínio: formalmente correto, pois, a conclusão foi processada logicamente. Do ponto de vista da realidade (material) a conclusão é falsa, uma vez que Fabiana é uma mulher. Este fato leva, ainda, a se concluir que a proposição p1 é falsa.

15 LÓGICA Muitos filósofos, foram antes de tudo pensadores.
Réné Descartes 31/03/1596 a 11/02/1650 foi um deles, além de físico e matemático francês, com muitas frases célebres: “Se penso logo existo”. “Nunca devemos nos deixar persuadir senão por evidência da razão”.

16 A LÓGICA MATEMÁTICA Lógica Matemática – Disciplina relacionada com a Lógica e com a Matemática. Consiste no estudo matemático da lógica para aplicação em outras áreas da matemática. Inclui a lógica clássica Aristotélica, com notação mais moderna advinda da álgebra. Há quem mencione que praticamente nada foi adicionado aos conceitos da Lógica Aristotélica (Immanuel Kant 1724 – 1804, filósofo alemão).

17 A LÓGICA ARISTOTÉLICA No século XX imputaram à Lógica Aristotélica a condição de limitada - Gottlob Frege ( ) e Bertrand Russel ( ). Recentes publicações voltam a restituir a sua importância. O entendimento de uma Proposição ser verdadeira ou falsa, forma a base da teoria. Existem, ainda, outros elementos como: Termo – parte da proposição que não pode ser verdadeiro, ou falso;

18 A LÓGICA ARISTOTÉLICA Silogismo (conexão de ideias, raciocínio): dedução formal, tal que a partir de, pelo menos duas proposições, (premissas de um silogismo), delas, por inferência, pode-se deduzir uma outra, denominada de conclusão. Há sentenças que não podem ser verdadeiras ou falsas: Desejo-lhe boa sorte. (Trata-se apenas de um desejo pessoal.). A expressão: Todo homem é mortal. Sim. Já vimos que afirmações semelhantes a esta última são chamadas de proposição.

19 A LÓGICA ARISTOTÉLICA No silogismo são utilizados: o termo maior (predicado da conclusão) e o menor (objeto da conclusão), ambos sendo premissas. Ex.: Todo brasileiro (sujeito) é humano. Todo humano é mortal (predicado). Logo (compondo-se o silogismo): Todo brasileiro é mortal (objeto da conclusão). A lei zero da Termodinâmica usa tal raciocínio. Se dois corpos estão em equilíbrio térmico com um terceiro, todos estão em equilíbrio térmico entre si.

20 A LÓGICA ARISTOTÉLICA A Lei Zero da Termodinâmica permite definir uma escala de temperatura como a Celsius, ou Fahrenheit. 7o Dia: 28/06/2013


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