A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Afecções da Pele na Criança e Adolescente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Afecções da Pele na Criança e Adolescente"— Transcrição da apresentação:

1 Afecções da Pele na Criança e Adolescente
A pele é o maior órgão do corpo humano. Explicando o fato de ter mais de 400 tipos de afecções conhecidas. A pele da criança é mais fina, possui menos pêlos, as glândulas sudoríparas funcionam menos e há uma menor atividade das células que dão cor à pele (melanócitos). A pele de um recém nascido tem metade da espessura da pele de um adulto, tem muito menos fibras elásticas e colágenas.

2 Afecções da Pele na Criança e Adolescente
O quadro das dermatites se caracterizam por disturbios da pele causados por agentes irritantes, estando ausentes quais quer agentes biológicos ou microbiológicos que expliquem sua causalidade. As dermatoses envolvem necessariamente um agente biológico ou microbiológico causal.

3 Afecções da Pele na Criança e Adolescente
Eczema de contato É uma reação inflamatória que ocorre devido ao contato da pele com um agente irritativo (eczema por irritante primário) ou que cause alergia (eczema alérgico). O eczema por irritante primário ocorre pela ação direta da substância sobre a pele, que a danifica e desencadeia a reação. Pode ser: Agudo: quando a substância causadora tem concentração alta e a resposta é imediata à exposição. É o caso do contato da pele com ácidos fortes. Crônico: quando a pele é exposta repetidamente a substâncias irritativas de baixa concentração, provocando um dano cumulativo. É o caso do eczema das mãos das pessoas que lidam diariamente com sabões e detergentes (donas de casa e profissionais de cozinha).

4 Afecções da Pele na Criança e Adolescente

5 Afecções da Pele na Criança e Adolescente
Disidrose Doença de causa desconhecida devida provavelmente à retenção de suor entre as células da epiderme (camada mais superficial da pele). Alterações climáticas e estresse emocional têm sido relatados como prováveis fenômenos desencadeantes.

6 Afecções da Pele na Criança e Adolescente
Manifestações clínicas A doença atinge as mãos e os pés, iniciando com coceira e formação de vesículas (pequenas bolhas) endurecidas semelhantes a grãos de sagu, atingindo principalmente a face lateral dos dedos, as palmas das mãos e as plantas dos pés. A coceira pode ser intensa e o ato de coçar rompe as bolhas que eliminam líquido transparente.

7 Afecções da Pele na Criança e Adolescente
Miliária ("Brotoeja") A miliária se apresenta como uma erupção cutânea relacionada com as glândulas sudoríparas (que produzem o suor). Afeta principalmente as crianças, mas também pode atingir os adultos. O quadro está relacionado com o aumento do calor e da produção do suor que, extravasando dentro da pele, antes de atingir a superfície, provoca um processo inflamatório.

8 Afecções da Pele na Criança e Adolescente
Manifestações clínicas As lesões geralmente são acompanhadas por coceira. Formam-se "bolinhas avermelhadas" ou vesículas (pequeninas bolhas) sobre pele avermelhada, podendo, em alguns casos, formar lesões mais exuberantes. Devido à coceira, a pele pode apresentar sinais de escoriação e pequeninas crostas sobre as lesões, devido à ruptura das bolhas pela coçadura. É comum a ocorrência de infecção secundária sobre as lesões, com o surgimento de pústulas (bolhas de pus) ou nódulos dolorosos.

9 Afecções da Pele na Criança e Adolescente

10 Afecções da Pele na Criança e Adolescente
Erisipela Infecção bacteriana da pele que atinge sua porção mais profunda (derme profunda e tecido gorduroso). É causada pela bactéria estreptococos. Manifestações clínicas Caracteriza-se por vemelhidão, dor e edema (inchaço) da região afetada. A progressão é rápida, podendo atingir áreas extensas em pouco tempo. A pele se apresenta lisa, avermelhada e quente e, em alguns casos, pode haver a formação de bolhas (erisipela bolhosa) ou feridas. Acompanha-se de febre e mal estar geral e habitualmente ocorre o aumento dos gânglios regionais ("ínguas").

11 Afecções da Pele na Criança e Adolescente

12 Afecções da Pele na Criança e Adolescente
Furúnculo Infecção bacteriana da pele que causa a necrose (destruição) do folículo pilosebáceo. É causada pela bactéria estafilococos. Manifestações clínicas A lesão inicia-se por um nódulo muito doloroso, vermelho, inflamatório, endurecido e quente e centrado por um pêlo, onde pode aparecer pequeno ponto de pus. Com a evolução do quadro ocorre o rompimento do nódulo e a eliminação do "carnegão", deixando área ulcerada que vai cicatrizar geralmente deixando marca escura no local. As lesões são mais frequentes em áreas de dobras da pele, sendo muito comuns nas nádegas e virilhas.

13 Afecções da Pele na Criança e Adolescente
Impetigo Infecção bacteriana da pele, comum em crianças, causada pelos germes estafilococos e estreptococos. Manifestações clínicas A doença caracteriza-se pelo surgimento de vesículas e bolhas com pus que rapidamente se rompem (muitas vezes as bolhas nem são vistas) deixando áreas erosadas recobertas por crostas espessas de aspecto semelhante ao mel ressecado. Podem ser várias pequenas lesões disseminadas ou poucas que vão aumentando progressivamente de tamanho.

14 Afecções da Pele na Criança e Adolescente
As lesões podem involuir espontaneamente mas muitas vezes propagam-se às regiões próximas formando novas lesões. Mais frequente nas épocas quentes do ano, a doença atinge principalmente as áreas de dobra da pele. No caso do impetigo estreptocócico, há o risco de ocorrência de glomerulonefrite, doença grave que compromete os rins, devido a um fenômeno alérgico.

15 Afecções da Pele na Criança e Adolescente
Dermatite Seborréica Trata-se inflamação crônica da pele que surge em indivíduos geneticamente predispostos, tratando-se portanto de manifestação constitucional. As erupções cutâneas características da doença ocorrem predominantemente nas áreas de maior produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas. 

16 Afecções da Pele na Criança e Adolescente
A causa da dermatite seborréica é desconhecida mas a oleosidade excessiva e um fungo (Pityrosporum ovale) presente na pele afetada estão envolvidos no processo. A maior atividade das glândulas sebáceas ocorre sob a ação dos hormônios androgênicos, por isso, o início dos sintomas ocorre geralmente após a puberdade. Nos recém nascidos também podem ocorrer manifestações da doença, devido ao androgênio materno ainda presente.

17 Afecções da Pele na Criança e Adolescente

18 Afecções da Pele na Criança e Adolescente
Intertrigo ("Frieira") O intertrigo é uma alteração da pele que ocorre em áreas de dobras cutâneas, como axilas, virilhas e espaços entre os dedos, principalmente dos pés. A pele elimina água constantemente, de forma imperceptível, que evapora imediatamente, fenômeno conhecido como perspiração. Nestas regiões, o vapor d'água fica retido, umedecendo e amolecendo a pele. A doença está relacionada com este fato. Além disso, as áreas de dobras, por estarem quase sempre cobertas por roupas, são mais úmidas, escuras e quentes, facilitando o desenvolvimento de fungos e bactérias nestes locais.

19 Afecções da Pele na Criança e Adolescente

20 Afecções da Pele na Criança e Adolescente
Larva migrans ("Bicho Geográfico") A larva migrans, conhecida vulgarmente como bicho geográfico, é uma doença causada por parasitas intestinais do cão e do gato. Ao defecar na terra ou areia, os ovos eliminados nas fezes transformam-se em larvas. Estas, penetram na pele do homem causando a doença.

21 Afecções da Pele na Criança e Adolescente
Manifestações clínicas Por estar em pele humana, a larva não consegue se aprofundar para atingir o intestino (o que ocorreria no cão e no gato), e caminha sob a pele formando um túnel tortuoso e avermelhado.  Mais comum em crianças, as lesões são geralmente acompanhadas de muita coceira. Os locais mais comumente atingidos são os pés e as nádegas. Pode ocorrer como lesão única ou múltiplas lesões. Devido ao ato de coçar é frequente a infecção secundária das lesões.

22 Afecções da Pele na Criança e Adolescente

23 Afecções da Pele na Criança e Adolescente
Micoses superficiais da pele As micoses superficiais da pele, também chamadas de "tineas" são infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos.  Os fungos estão em toda parte podendo ser encontrados no solo e em animais.  Até mesmo na nossa pele existem fungos convivendo "pacificamente" conosco, sem causar doença.  A queratina, substância encontrada na superfície cutânea, unhas e cabelos, é o seu alimento. Quando encontram condições favoráveis ao seu crescimento, como: calor, umidade, baixa de imunidade ou uso de antibióticos sistêmicos por longo prazo (alteram o equilíbrio da pele), estes fungos se reproduzem e passam então a causar a doença. 

24 Afecções da Pele na Criança e Adolescente
Miíase furunculóide (berne) Doença parasitária provocada pela larva da mosca Dermatobia hominis. A larva da mosca penetra na pele do hospedeiro, que pode ser o homem ou outros animais, onde vai se desenvolver. Manifestações clínicas Após a penetração, começa a formar-se uma lesão nodular, avermelhada, com um orifício central, por onde é eliminada secreção aquosa (exsudato), levemente amarelada ou sanguinolenta. Podem ser uma ou mais lesões e atingir qualquer área da pele, inclusive o couro cabeludo. A doença provoca dor em fisgada e, em alguns casos, coceira.

25 Afecções da Pele na Criança e Adolescente
Uma característica clínica que define o diagnóstico pode ser notada observando-se atentamente o orifício central da lesão. De tempos em tempos a larva sobe ao orifício para respirar e esta movimentação pode ser percebida claramente. Com a evolução, que pode durar entre 30 a 70 dias, a larva tende a deixar o orifício.

26 Afecções da Pele na Criança e Adolescente

27 Afecções da Pele na Criança e Adolescente
Molusco Contagioso O molusco contagioso é uma doença viral causada pelo maior vírus causador de infecção humana. A transmissão da doença se dá pelo contato direto com pessoas contaminadas. Atinge preferencialmente as crianças, faixa etária na qual é muito frequente, mas também pode atingir adultos principalmente em áreas de pele mais fina.

28 Afecções da Pele na Criança e Adolescente
Manifestações clínicas As lesões do molusco contagioso são pequenas, elevadas, hemisféricas, da cor da pele, com aspecto translúcido e apresentando umbilicação central. Podem estar isoladas (mais comum) ou se agrupar. O tamanho das lesões pode variar de puntiformes a cerca de 5 mm de diâmetro. Em algumas crianças o molusco contagioso se dissemina rapidamente chegando a centenas de lesões. Atingem principalmente o tronco e a raiz dos membros. As lesões são geralmente assintomáticas, mas pode haver prurido (coceira) discreto.

29 Afecções da Pele na Criança e Adolescente

30 Afecções da Pele na Criança e Adolescente
ECTOPARASITOSES

31 Afecções da Pele na Criança e Adolescente
Escabiose (Sarna) A escabiose ou sarna é uma doença parasitária, causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei (foto). É uma doença contagiosa transmitida pelo contato direto interpessoal ou através do uso de roupas contaminadas. O parasita escava túneis sob a pele onde a fêmea deposita seus ovos que eclodirão em cerca de 7 a 10 dias dando origem a novos parasitas.

32 Afecções da Pele na Criança e Adolescente

33 Afecções da Pele na Criança e Adolescente

34 Afecções da Pele na Criança e Adolescente
Pediculose da cabeça (Piolhos) A pediculose da cabeça é uma doença parasitária, causada pelo Pediculus humanus var. capitis, vulgarmente chamado de piolho. Atinge principalmente crianças em idade escolar e mulheres e é transmitida pelo contato direto interpessoal ou pelo uso de utensílios como bonés, escovas ou pentes de pessoas contaminadas.

35 Afecções da Pele na Criança e Adolescente

36 Afecções da Pele na Criança e Adolescente
Tungíase ("bicho de pé") Doença causada pela Tunga penetrans, um tipo de pulga encontrada no solo, principalmente em pastos. A pulga fêmea penetra a pele, onde suga o sangue do hospedeiro e começa a produzir ovos que se desenvolvem e serão posteriormente eliminados no solo. Manifestações clínicas A lesão tem formato circular, é elevada e de cor amarelada, com ponto preto central. As áreas mais afetadas são os pés e é comum haver coceira. Pode ocorrer infecção secundária, com dor local e secreção purulenta.

37 Afecções da Pele na Criança e Adolescente


Carregar ppt "Afecções da Pele na Criança e Adolescente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google