A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Semiologia da pele e anexos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Semiologia da pele e anexos"— Transcrição da apresentação:

1 Semiologia da pele e anexos
Dr.Vinicius Vasconcelos Teodoro

2 Anatomia Glândulas sudoríparas:
Merócrinas:abrem-se diretamente na superfície corporal e difusas pelo corpo. Apócrinas:são estruturas mais especializadas, encontradas unicamente nas axilas, mamilos, áreas ano-genital e ouvido externo. Glândulas sebáceas: produzem e excretam substancias ricas em lipídios.

3 Paracocidioimicose, Lesões da pele :
• São sinais objetivos de doenças dermatológicas. • Características e manifestações objetivas. • Considere a cor, o relevo, textura, tamanho, conteúdo, distribuição. • Identificar os componentes anatômicos Paracocidioimicose,

4 Exame da pele : Iluminação natural. Desnudamento das partes a serem examinadas. Conhecimento dos procedimentos semiotécnicos.

5 Técnica da lanterna : Aplicar foco de luz na lateral da lesão se produzir sombra :PAPULA Lesões liquidas são translúcidas.

6 Coloração Continuidade Umidade Textura Temperatura Elasticidade Mobilidade Turgor Sensibilidade Lesões elementares bolha

7 Exame fisico Tamanho: mm- cm. Forma: arredondada, oval, poligonal
Cor: eritematosas, violáceas,acrómicas,pigmentadas. Superficie: rugosa, lisa, Brilhante Bordas: bem delimitada, endurecidas. Consistencia: mole ,dura, lenhosa Número: únicas, escassas, múltiplas Fundo da lesão: limpo, sujo.

8 Medir o eritema

9 Bordas: delimitação

10 Classificação quanto a forma da lesaõ:
• Configuração : Isoladas/Agrupadas Linear . confluentes • Arqueado, policíclicos • Iris • Cluster • herpetiforme • zosteriformes Em placa

11 Lesões elementares Primarias
São modificações do tegumento cutâneo, determinadas por processos inflamatórios, degenerativos, circulatórios, neoplásicos, por distúrbio do metabolismo ou por defeito de formação . Primarias Não são precedidas de outra alteração. Secundarias :evolução da lesão primitiva: Ulcera,atrofia,esclerose. Crosta (ressecamento do exsudato sobre a lesão primária). Escoriação: (áreas lineares de esfoladura ou abrasão, acnes), Liquenificação: (linhas cutâneas espessadas e acentuadas oriundas de escarificaçoes repetidas) .

12 Lesões elementares 1. Máculas - manchas 2. Lesões sólidas
3. Lesões de conteudo líquido 4. Solução de continuidade 5. Lesões residuais- sequelares

13 Pigmentarias: pigmento melánico, outros pigmentos
Macula: área de pigmentação plana, bem demarcada, medindo cerca de 1 cm de diâmetro . Mancha :são planas, irregulares e medem> 1 cm (+/- 2 cm) Pigmentares:acrômicas,hipocrômic as ou hipercrômicas Vasculares :eritema: dilatação local de capilares. Púrpuras/Hemorragicas Petéquias:lesões <1 cm Equimoses :lesões >1cm. Vasculares: por modificação circulatoria, extravasamento, neoformação,aplasia. Pigmentarias: pigmento melánico, outros pigmentos Definição: Modificação da cor.

14 Púrpura: pápulas de coloração eritêmato-violáceas que não desaparecem à vitropressão
Púrpuras

15 DERMATITE ATOPICA: O principal sintoma é a coceira, que pode começar antes mesmo das lesões cutâneas se manifestarem. Na infância as lesões são avermelhadas e descamativas. Podem atingir a face, tronco e membros. Com o ato de coçar, tornam-se escoriadas e podem sofrer infecção secundária. Nos adolescentes e adultos, as lesões localizam- se preferencialmente nas áreas de dobras da pele, como a região posterior dos joelhos, pescoço e dobras dos braços. A pele destes locais torna-se mais grossa, áspera e escurecida. Usualmente localizada nestas áreas, a dermatite atópica pode se generalizar, atingindo grandes áreas corporais Dermatite/Eczema atopicaA atopia é uma doença adquirida por herança genética que, na pele, causa lesões inflamatórias: a dermatite atópica ou eczema atópico. A pessoa que sofre de atopia, além da dermatite atópica pode apresentar asma ou rinite alérgica. É frequente encontrar histórico de uma destas doenças nos familiares.

16 eritema

17 Digito-pressão. Edema

18 As características típicas do eczema de contato na fase aguda são a vermelhidão, inchaço, formação de vesículas (pequenas bolhas), bolhas e secreção. Mais tarde ocorre a formação de crostas e descamação (fase sub-aguda). Em uma fase mais tardia, quando se torna crônico, aparece a liquenificação (espessamento da pele). O prurido (coceira) está presente em todas as fases, e pode ser discreto ou muito intenso.

19 Manchas vasculares Mancha Eritematosa Neoformação

20 Manchas vasculares angioma rubi: pequenas "bolinhas" vermelhas semelhantes a pedras de rubi que surgem principalmente no tronco de indivíduos de ascendência ibérica ao longo da idade adulta. Costumam aumentar em número e tamanho ao longo dos anos.

21 Manchas Pigmentadas a) Pigmento Melánico: Ausencia: acromía
Aumento: hipercromía b) Outros pigmentos: bilirrubinas, caroteno. Podem ser: primitivas, secundarias

22

23 Placa eritemato-escamosa psoriase.

24 LESÕES SOLIDAS Papula:lesão inflamatória firme e elevada.Mede até 0,5 cm. Nódulo :lesão firme e elevada que atinge camadas mais profundas que a papula e estende mais pela derme.Mede entre 0,5 e 2,0 cm. Tumor:lesão solida e elevada com mais de 2 cm e estende-se as camadas subcutâneas . Cisto:massa semi-solida ou cheia de liquido ,encapsulada Pápulas: epidérmicas, dérmicas,mistas b) Tubérculos c) Nódulos, nudosidades, gomas e) Vegetações f) Liquenificações g) Infiltrado, edema, esclerose

25 Papula

26 Nódulo mais eritema

27 Acne polimorfa

28 Cisto Milium

29 Lesões de conteudo liquido
a) Vesículas b) Flictema c) Pústulas d) abscessos Vesícula: lesão demarcada com conteúdo seroso,bolhas medindo até 0,5 cm. Herpes simples. Flictema: lesão com conteúdo de exsudato seroso, medindo> 2,0 cm.Queimaduras de 2 grau. Pústula: lesão elevada e bem demarcada com conteúdo de exsudato inflamatório geralmente <2,0 cm.

30 Herpes zoster Vesículas, agrupadas

31 Pústulas

32 As lesões do molusco contagioso são pequenas, elevadas, hemisféricas, da cor da pele, com aspecto translúcido e apresentando umbilicação central. Podem estar isoladas (mais comum) ou se agrupar. O tamanho das lesões pode variar de puntiformes a cerca de 5 milímetros de diâmetro. As lesões são autoinoculáveis e podem se espalhar. Em algumas crianças o molusco contagioso se dissemina rapidamente chegando a centenas de lesões. Atingem principalmente o tronco e a raiz dos membros. As lesões são geralmente assintomáticas, mas pode haver prurido (coceira) discreto. A doença pode apresentar involução espontânea, o que pode levar de alguns meses a anos, desde que o organismo possa desenvolver defesas contra o vírus.

33 Pustulas foliculite Estrias: rompimento das fibras elásticas que sustentam a pele.

34 Solução de continuidade
a) Erosões,exulcerações b) Ulceras, ulceração c) Gangrena: umida por infecção, seca por falta de irrigação d) Fissuras, rásgade

35

36 Lesões /Sequelas Costra Escara Atrofias Escama Cicatriz
Crosta (ressecamento do exsudato sobre a lesão primária). Escoriação: (áreas lineares de esfoladura ou abrasão, acnes), Liquenificação: (linhas cutâneas espessadas e acentuadas oriundas de escarificaçoes repetidas) .

37 Atrofia:Liquen plano

38 Avaliação dos Fâneros Faneros: Prolongamentos visiveis da pele:
Cabelo,pelos e unhas Avaliar padrão de implantação dos pelos : homem X mulher. Avaliação dos cabelos

39 Cicatriz e alopecia

40 Unhas Linhas de Beau: são depressões transversais que estendem até o leito ungueal.(desnutrição, trauma) Coiloníquias: unhas finas e com bordas laterais elevadas (anemia, desnutrição) Onicolise:afrouxamento da lamina ungueal.(psoríase,fungos) Paroníquia: inflamação dolorosa, edemaciada e eritematosa do leito ungueal(inf. Bacteriama) Unhas de Terry :faixas transversais brancas que cobrem as unhas (hipoalbunemia)

41 A hiperidrose é a produção excessiva de suor pelas glândulas sudoríparas. Entre suas causas estão os estímulos emocionais (hiperidrose emocional) ou uma maior sensibilidade dos centros reguladores de temperatura, pois a sudorese está diretamente ligada ao controle da temperatura corporal. Além disso, algumas doenças metabólicas ou lesões neurológicas também podem dar origem ao quadro.

42 Neoplasia Carcinoma espinocelular (espinocelular) é um tumor maligno da pele, representando cerca de 20 a 25% dos cânceres da pele. Pode surgir em áreas de pele sadia ou previamente comprometidas por algum outro processo como cicatrizes de queimaduras antigas, feridas crônicas ou lesões decorrentes do efeito acumulativo da radiação solar sobre a pele, como as ceratoses solares. crescimento mais rápido que o carcinoma basocelular, atinge a pele e as mucosas (lábios, mucosa bucal e genital) e pode enviar metástases para outros órgãos se não for tratado precocemente. A proteção solar é a melhor forma de prevenir o seu surgimento pois sua localização mais frequente são as áreas de pele expostas continuamente ao sol.

43 Neoplasia Assimetria: formato irregular
melanoma inicia-se como uma lesão escura que aumenta de tamanho em extensão e/ou profundidade, com alteração de suas cores originais, surgimento de pontos pigmentados ao redor da lesão inicial, ulceração (formação de ferida), sangramento ou sintomas como coceira, dor ou inflamação. Na fase inicial, o melanoma está restrito à camada mais superficial da pele, época ideal para realização do diagnóstico e tratamento pois, nesta localização, ainda não ocorre a disseminação de células tumorais à distância e a retirada completa do tumor tem altos índices de cura. É o melanoma "in situ". Quando o melanoma deixa de ser plano, formando lesão elevada na pele, é sinal de que também está progredindo em profundidade. A profundidade atingida e a espessura da lesão são os parâmetros que definem a gravidade da lesão. Quanto mais profunda e espessa, mais grave, pois aumentam os riscos de metástases para outros órgãos. Assimetria: formato irregular Bordas irregulares: limites externos irregulares Coloração variada (diferentes tonalidades de cor) Diâmetro: maior que 6 milímetros

44 Neoplasias Nevo Mancha pequena causada por melanócitos (células pigmentares que dão cor à pele) localizados na porção intermediária da pele. A localização normal destas células é na epiderme. Caracteriza-se por mancha arredondada, de coloração cinza escuro ou azulada, de poucos milímetros de tamanho. Em alguns casos pode se tornar um pouco elevada.

45 Lesões comuns Tinea do corpo forma lesões arredondadas, que coçam e se iniciam por ponto avermelhado que se abre em anel de bordas avermelhadas e descamativas com o centro da lesão tendendo à cura. Tinea da cabeça: mais frequente em crianças, forma áreas arredondadas com falhas nos cabelos, que se apresentam cortados rente ao couro cabeludo nestes locais (tonsurados).  É muito contagiosa. Tinea dos pés: causa descamação e coceira na planta dos pés que sobe pelas laterais para a pele mais fina. Tinea interdigital ("frieira"): causa descamação, maceração (pele esbranquiçada e mole), fissuras e coceira entre os dedos dos pés.  Bastante frequente nos pés, devido ao uso constante de calçados fechados que retém a umidade, também pode ocorrer nas mãos, principalmente naquelas pessoas que trabalham muito com água e sabão. Tinea inguinal ("micose da virilha, jererê"): forma áreas avermelhadas e descamativas com bordas bem limitadas, que se expandem para as coxas e nádegas, acompanhadas de muita coceira.  Micoses

46 Micose das unhas (onicomicose): apresenta-se de várias formas: descolamento da borda livre da unha, espessamento, manchas brancas na superfície ou deformação da unha.  Quando a micose atinge a pele ao redor da unha, causa a paroníquia ("unheiro").  O contorno ungueal fica inflamado, dolorido, inchado e avermelhado e, por consequência, altera a formação da unha, que cresce ondulada. Intertrigo candidiásico: provocado pela levedura Candida albicans, forma área avermelhada, úmida que se expande por pontos satélites ao redor da região mais afetada e, geralmente, provoca muita coceira. Pitiríase versicolor ("micose de praia, pano branco"): forma manchas claras recobertas por fina descamação, facilmente demonstrável pelo esticamento da pele.  Atinge principalmente áreas de maior produção de oleosidade como o tronco, a face, pescoço e couro cabeludo. Tinea negra: manifesta-se pela formação de manchas escuras na palma das mãos ou plantas dos pés. É assintomática. Piedra preta: esta micose forma nódulos ou placas de cor escura grudados aos cabelos. É assintomática. Piedra branca: manifesta-se por concreções de cor branca ou clara aderidas aos pêlos. Atinge principalmente os pêlos pubianos, genitais e axilares e as lesões podem ser removidas com facilidade puxando-as em direção à ponta dos fios.


Carregar ppt "Semiologia da pele e anexos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google