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PublicouLorena de Oliveira Lancastre Alterado mais de 10 anos atrás
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Desenvolvimento motor Lateralidade Atividade grafomotora
TÓPICOS DA TERCEIRA AULA CONCEITOS RELATIVOS AO ESTUDO PSICOMOTRICIDADE Esquema corporal Imagem corporal Tonicidade Movimento Comunicação Desenvolvimento motor Lateralidade Atividade grafomotora
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PSICOMOTRICIDADE: CONCEITOS BÁSICOS NICOLA, M. – Psicomotricidade
PSICOMOTRICIDADE: CONCEITOS BÁSICOS NICOLA, M. – Psicomotricidade. Rio de Janeiro. Editora Revinter, ESQUEMA CORPORAL CONHECER SEU ESQUEMA CORPORAL É TER CONSCIÊNCIA DO PRÓPRIO CORPO, DAS PARTES QUE O COMPÕEM, DAS SUAS POSSIBILIDADES DE MOVIMENTOS, POSTURAS E ATITUDES. * O bebê não nasce completamente maduro, o que o coloca dependente das pessoas que o cercam: realiza seus primeiros movimentos através das mãos de outras pessoas. * Imitação neonatal-corporal: as primeiras noções corporais do bebê passam pelo processo de imitação, sendo que o recém-nascido imita tanto um modelo facial quanto um modelo manual.
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PSICOMOTRICIDADE: CONCEITOS BÁSICOS NICOLA, M. – Psicomotricidade
PSICOMOTRICIDADE: CONCEITOS BÁSICOS NICOLA, M. – Psicomotricidade. Rio de Janeiro. Editora Revinter, ESQUEMA CORPORAL * Os movimentos corporais se dão pela imitação ou pelo reflexo, mas não há noção corporal, não há dominância, nem consciência do esquema corporal. * A descoberta do esquema corporal é uma conquista gradativa da criança e sua utilização deste esquema vai lhe permitir ganhar certezas no seu próprio corpo. * Toda alteração no sistema motor está acompanhada de alterações do esquema corporal, sendo a soma de todos os eventos que ocorrem nas funções sensitivo-motoras, afetivas e intelectuais e que levam a consciência do próprio corpo.
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PSICOMOTRICIDADE: CONCEITOS BÁSICOS NICOLA, M. – Psicomotricidade
PSICOMOTRICIDADE: CONCEITOS BÁSICOS NICOLA, M. – Psicomotricidade. Rio de Janeiro. Editora Revinter, IMAGEM CORPORAL * Segundo Paul Schilder é a imagem do corpo humano, a figuração do nosso corpo formada em nossa mente, ou seja, pelo modo que o corpo se apresenta para nós. * Imagem corporal é a imagem tridimensional do nosso corpo, que está relacionada com a auto-estima, embora não seja possível imaginar o corpo livremente, pois isto o dissocia das nossas impressões sensoriais. * Por outro lado a imagem corporal primária pode persistir, mesmo tendo a real se modificado. Exemplo: amputações.
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*A função tônica aborda diversos aspectos:
PSICOMOTRICIDADE: CONCEITOS BÁSICOS NICOLA, M. – Psicomotricidade. Rio de Janeiro. Editora Revinter, TONICIDADE O TONO SE EXPRESSA PELA CONTRAÇÃO PERMANENTE DA MUSCULATURA, PERMITINDO ATIVIDADES POSTURAIS, SUSTENTAÇÃO DE MEMBROS, A ESTÁTICA E O EQUILÍBRIO DO CORPO *A função tônica aborda diversos aspectos: Tono é um fenômeno nervoso muito complexo, é a trama de todos os movimentos, sem desaparecer na inação. O tono investe-se em todos os níveis de personalidade psicomotora e participa das funções motrizes como equilíbrio e coordenação. 3) Tono atua diretamente na linguagem corporal.
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regulados. Edifica os esquemas sensório-motores para as
TONICIDADE Um tono harmonioso permite gestos com qualidade e bem regulados. Edifica os esquemas sensório-motores para as representações mentais do gestual e postural. - HIPERTONIA: aumento do tono que pode ocorrer em determinado ou em vários grupos musculares. - HIPOTONIA: diminuição do tono que pode ocorrer em determinado ou em vários grupos musculares. - RIGIDEZ: acontece em vários grupos musculares. - ESPASTICIDADE: aumento do tono muscular em determinado grupo muscular. - ESPASMO: modificação rápida do tono. - DISTONIA: tono flutuante. - CONTRAÇÃO TÔNICA: resistência do músculo diante de uma mobilização passiva. - REFLEXO MIOTÁTICO: quanto maior o alongamento muscular maior a tensão. - LAÇO GAMA: este mecanismo explica o processo de contração muscular independente da influência do sistema nervoso central, ou seja, é uma estrutura sensorial complexa que proporciona regulação autônoma ao músculo.
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ATIVIDADE TÔNICA E TÔNICO POSTURAL
*Considerada suporte de comunicação pré-verbais. * São atividades tônicas de mímicas, gestos faciais e sociais adquiridos, ou seja, a criança descobre que através de determinada postura ela obtém um significado direto. * A primeira pessoa a perceber isto é a mãe, que processa então as respostas satisfatórias ou não e que começam a aumentar a cadeia de significantes. * Chama-se diálogo tônico esta relação que se dá entre a criança e a mãe.
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* MOVIMENTO é o deslocamento do corpo no espaço.
* TIPOS DE MOVIMENTOS: - Reflexos: sustos - Adquiridos: andar - Reações condicionadas: queimadura - Gestos conscientes: redundância. - Atos falhos: sincinesias * MOVIMENTOS CORPORAIS, como por exemplo o gesto, é o movimento determinado por uma intenção. O gesto tem finalidades conscientes ou inconscientes, chegando às vezes a ser uma redundância da comunicação.
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COMUNICAÇÃO E PSICOMOTRICIDADE:
LINGUAGEM CORPORAL: ATO DE EXPRESSAR UM PENSAMENTO, SENTIMENTO, EMOÇÃO, ATRAVÉS DE UMA LINGUAGEM VERBAL OU NÃO VERBAL. COMUNICAÇÃO E PSICOMOTRICIDADE: * O corpo, a gestualidade e o verbo são essenciais em sua abordagem quer na educação, reeducação ou terapêutica. * Linguagem corporal é o conjunto de atitudes e comportamentos que têm significados para outra pessoa. Nossos gestos, atitudes e comportamentos podem ser interpretados a despeito da nossa intenção.
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COMPORTAMENTOS COMUNICATIVOS
1) INATOS: reações primitivas às estimulações externas como o bocejo, riso, espreguiçar, espirrar, salivar. São comum à espécie humana, independem da cultura, mas podem ser reprimidos pela educação ou podem ser patológicos como no caso dos tiques. 2) ADQUIRIDOS: aprendidos no decurso da aprendizagem social como a higiene, marcha, alimentação. Marcam o comportamento básico humano. 3) SÓCIO-CULTURAIS: estão mais próximos da psicomotricidade. Representam o refinamento cultural, educacional, emocional dos aspectos adquiridos. É como o indivíduo interioriza e reproduz os aspectos adquiridos.
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1 COORDENAÇÃO GLOBAL, FINA E ÓCULO-MANUAL
Resumo do capítulos 2 Desenvolvimento da Psicomotricidade Parte 1 Referência Bibliográfica: OLIVEIRA, C.O. – Psicomotricidade: Educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. Petropólis, Editora Vozes, 2001. 1 COORDENAÇÃO GLOBAL, FINA E ÓCULO-MANUAL Esses movimentos, desde o mais simples ao mais complexo são determinados pelas contrações musculares e controlados pelo sistema nervoso e por isto dependem de sua maturação. 1.1. COORDENAÇÃO GLOBAL Atividade dos grande músculos. Depende da capacidade postural do indivíduo. Este equilíbrio está subordinado às sensações proprioceptivas cinestésicas e labirínticas. Proprioceptivas: Sensibilidade que nos informa sobre a atividade própria do corpo. Cinestésicas: Sentido que permite ao ser a percepção dos movimentos musculares, peso, posição dos membros, etc. Labirínticas: Sentido de equilíbrio.
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Quanto maior o equilíbrio, mais econômica será a atividade do sujeito e mais coordenadas serão as suas ações. A coordenação global e a experimentação levam a criança a adquirir a dissociação de movimentos. Dissociação de movimentos: Condições de realizar múltiplos movimentos ao mesmo tempo, cada membro realizando uma atividade diferente, havendo uma conservação de unidade do gesto. Ex: Tocar piano. Diversas atividade levam à conscientização global do corpo: - Andar: ato neuromuscular que requer equilíbrio e coordenação. - Correr: além dos anteriores, requer resistência e força muscular. - Saltar, rolar, pular, arrastar-se, nadar, lançar-pegar, sentar. Observar se a relação entre postura e controle do corpo, e se a criança apresenta cansaço ou uma realização deficiente do movimento . (Nota: lembrem-se que o ego (instância psíquica, mediadora entre o id, superego e meio externo e também responsável pela auto-preservação, manifesta-se no mundo através do corpo / relação sistêmica).
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Coordenação fina e óculo manual
1.2. Considerações gerais: A coordenação fina diz respeito à habilidade e destreza manual e constitui um aspecto particular da coordenação global. Uma coordenação elaborada dos dedos da mão facilita a aquisição de novos conhecimentos. A mão é considerada como um dos instrumentos mais úteis para a descoberta do mundo, afirmando que ela é um instrumento de ação a serviço da inteligência. Também é necessário que haja um controle ocular (visão acompanhado os gestos da mão) = visão óculo manual, essencial para a escrita. AJURIAGUERRA: O desenvolvimento da escrita depende de diversos fatores: maturação geral do sistema nervoso, desenvolvimento psicomotor geral em relação a tonicidade e coordenação dos movimentos e desenvolvimento da motricidade fina dos dedos da mão.
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Sistema Nervoso Função: O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do próprio corpo e elaborar respostas que adaptem a essas condições. A unidade básica do sistema nervoso é a célula nervosa, denominada neurônio, que é uma célula extremamente estimulável; é capaz de perceber as mínimas variações que ocorrem em torno de si, reagindo com uma alteração elétrica que percorre sua membrana. Essa alteração elétrica é o impulso nervoso. As células nervosas estabelecem conexões entre si de tal maneira que um neurônio pode transmitir a outros os estímulos recebidos do ambiente, gerando uma reação em cadeia Divisão: Sistema nervoso central (SNC) Sistema nervoso periférico (SNP) Partes: Encéfalo / Medula espinal Nervos e Gânglios Funções gerais: Processamento Condução de informações entre e integração de informações órgãos receptores de estímulos, o SNC e órgãos efetuadores (músculos, glândulas)
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Habilidades para aquisição da escrita
Independência do braço em relação ao ombro e a independência da mão e dos dedos, fatores decisivos de precisão da coordenação visomotora. Controle da pressão sobre os dedos (tônus muscular). Experiências dinâmicas de lançar-pegar, o que a facilita a fixação da atividade entre o campo visual e a motricidade fina da mão e dos dedos. Coordenação global do ato de sentar=postura correta para realizar os movimentos gráficos no sentido de torná-la mais cômoda. Controle da pressão gráfica (lápis sobre o papel)= velocidade no movimento. Desenvolvimento do freio dos movimentos (inibição voluntária=função cinestésica), para responder às exigências de precisão na forma das letras e à rapidez de execução. Manter ou retomar a direção depende mais da visão. Desenho e grafismo: habilidade preparatória muito importante para a escrita e leitura CONCLUSÃO: A escrita implica, pois, em uma aquisição de destreza manual organizada a partir de certos movimentos, afim de reproduzir um modelo.
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Desenvolvimento da Preensão
3o. mês: Início da atividade pelo estímulo do tato. 4o. ou 5o. mês: Preensão cúbito palmar (entre o mínimo ou os dois últimos dedos e a palma da mão). 5o. ou 6o. mês: Posição de pinça dígito palmar. Flexão dos quatro últimos dedos contra a palma da mão. 8o. ou 10o. mês: Ação voluntária. Escolhe o padrão de preensão que deseja. 12o. mês: Preensão se adapta à forma e ao uso dos objetos, aquisição esta desenvolvida ou por imitação, ou por acaso, ou por experimentação ativa.
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