A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Poluição Ambiental.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Poluição Ambiental."— Transcrição da apresentação:

1 Poluição Ambiental

2 Poluição É a presença concentrada de certas substâncias ou agentes físicos no ambiente, gerados por atividades humanas.

3 Poluição atmosférica Em decorrência de diversas atividades antrópicas, são liberadas anualmente na atmosfera milhões de toneladas de gases tóxicos, como: Monóxido de Carbono(CO) – sua principal fonte de emissão são os automóveis Dióxido de Enxofre(SO2)- queima industrial de combustíveis como carvão mineral e óleo diesel Dióxido de nitrogênio(NO2)- também liberado pela atividade industrial.

4 1.Chuvas ácidas Ao reagir com o vapor d’água, os dióxidos de enxofre e dióxido de nitrogênio formam ácidos sulfúrico(H2SO4) e ácido nítrico(HNO3), que se dissolvem na água das nuvens e precipitam na forma de chuvas ácidas.

5 - Altera a composição da água e do solo, prejudicando plantações, florestas e a vida aquática, alem de corroer prédios e monumentos.

6 2. Inversão térmica É um fenômeno climático que dificulta a dispersão dos poluentes atmosféricos e ocorre principalmente em grandes centros urbanos, onde o nível de poluição e alto. Em condições normais o ar próximo ao solo é aquecido pelo reflexo dos raios solares no solo. Como o ar quente é menos denso sua tendência é subir, carregando consigo os poluentes em suspensão. O ar quente que sobe é substituído pelo ar frio que desce, o qual ao se aquecer, volta a subir. Esse movimento é denominado corrente de convecção. Essa corrente de convecção é responsável pela dispersão dos poluentes atmosféricos produzidos nas cidades

7 Nos meses de inverno, com o resfriamento do solo, a camada inferior da atmosfera fica mais fria que a camada imediatamente acima dela, com isso os movimentos de convecção são interrompidos e os poluentes deixam de se dispersar para as camadas mais altas. Temos, então, a inversão térmica.

8 Nessas ocasiões, aumentam muito os casos de irritação das mucosas e problemas respiratórios nos habitantes dos grandes centros urbanos.

9 3. Aumento do Efeito Estufa

10 Efeito estufa, o que é? É um fenômeno natural, em que o gás carbônico, o vapor de água, o gás metano, entre outros gases presentes na atmosfera, formam uma barreira que deixa passar a luz do Sol e retém o calor irradiado pela superfície terrestre. O efeito estufa mantém a superfície terrestre aquecida.

11 Aumento do Efeito Estufa Aquecimento Global

12

13 .O que causa o aumento dos gases de estufa na atmosfera, ou seja, o aquecimento global ? -queima de combustíveis fósseis (carvão mineral e petróleo): em motores, nas indústrias; -queimada de florestas Estima-se que a concentração do gás metano também aumentou: -decomposição da matéria orgânica, através da maior produção de lixo e esgoto -aumento dos rebanhos de gado bovino e caprino

14

15 .Consequências do aquecimento global: -Aumento da temperatura; -Gelo das regiões polares derretendo; -Cidades costeiras inundadas; -Alterações climáticas; -Expansão de desertos.

16

17 4. Destruição da Camada de Ozônio
-A camada de ozônio (O3) absorve parte dos raios ultravioletas do sol (UV); -Os CFC’s (Clorofluorcabonetos), usados em sprays, aparelhos de ar condicionado, geladeiras, fabricação de espumas, plástico e isopor, são os RESPONSÁVEIS por esta destruição!!

18

19 .Como ocorre essa destruição:
U.V. CFC Cl + O3 O2 Sob a ação dos raios UV, o CFC libera átomos de cloro que transformam o O3 em O2. Destruindo a Camada de Ozônio. Os “buracos” na Camada de Ozônio são na verdade regiões onde o ozônio fica “escasso”, deixando os raios UV passarem com facilidade.

20 .Consequências do aumento da passagem de radiação ultravioleta: -reduz a fotossíntese -compromete colheitas -destrói o fitoplâncton -desequilíbrio nos ambientes aquáticos -câncer de pele -desequilíbrios ambientais iguais ao aquecimento global.

21 Poluição das águas Lançamento de substâncias não biodegradáveis, como metais pesados (chumbo, mercúrio etc); Poluentes persistentes, que se degradam muito lentamente (como plásticos e agrotóxicos; Por mercúrio nas regiões de garimpo; Petróleo (causando danos tb ao ecossistema aquático); Esgoto doméstico.

22 Eutrofização: Quando são lançados esgotos domésticos na água ou adubos, fertilizantes etc, o excesso de minerais causa a proliferação excessiva de algas. Essas algas morrem e há um acúmulo de substâncias orgânicas na água, o que favorece a muitiplicação de bactérias decompositoras, aumentando o consumo de oxigênio para a decomposição. Falta, então, oxigênio para os peixes e demais organismos. Com a falta de oxigênio, a decomposição, antes aeróbica, passa a ser anaeróbica, levando a produção de gases tóxicos como o gás sulfídrico. Isso é a EUTROFIZAÇÃO! Pode ser pela ação humana ou ser natural, que ocorre lentamente (Maré vermelha)(a coloração vai depender do tipo de alga)

23 Soluções Obviamente, não poluir! (o processo de limpeza de rios e mares é lento e caro); Construção de mais biodigestores(aparelho que decompõe a matéria orgânica dos esgotos); Multar empresas poluidoras; Controle da poluição de garimpos; Fiscalização às Petroleiras; Melhoria do saneamento básico.

24 Destruição dos solos A EROSÃO é um fenômeno natural de desgaste do solo e das rochas, porém a destruição progressiva da vegetação diminui a proteção natural contra a erosão, o que acelera o esgotamento do solo.

25 Como o ser humano interfere?
Desmatamento; Queimada de florestas; Substituição da mata original para agricultura (nas plantações que deixam o solo exposto por muito tempo e a reciclagem de nutrientes fica prejudicada); Obtenção de minérios

26 Como a cobertura vegetal original protege o solo:
1-Folhas e copas de árvores impedem que a chuva caia fortemente e retire a camada superficial do solo e tb protegendo contra o vento; 2-As raízes ajudam a reter as partículas do solo e evitam que ocorra a lixiviação, onde os sais minerais são arrastados para camadas mais profundas, onde as raízes não os alcançam.

27 Consequências da erosão:
Assoreamento dos rios devido a retirada das matas ciliares (o que facilita o seu transbordamento e inundações); Solos pouco férteis; Desmoronamento de encostas; Desertificação

28

29


Carregar ppt "Poluição Ambiental."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google