A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologias em Educação a Distância Visão Geral Modalidades Aplicações O Futuro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologias em Educação a Distância Visão Geral Modalidades Aplicações O Futuro."— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologias em Educação a Distância Visão Geral Modalidades Aplicações O Futuro

2 Evolução Tecnológica do Ensino CozinhaX Sala de Aula Sala de Aula

3 Tecnologia na Cozinha 1500 2000

4 Tecnologia em Sala de Aulas 1210

5 Tecnologia em Sala de Aulas 1910

6 A Nova Sala de Aulas t Conectada t Interativa t Multimídia 2004

7 Educação a Distância t Ocorre quando existe distância física entre alunos e professores t Independência da localização física e tempo t Variáveis graus de presencialidade

8 Tipos de EAD t Sincrônica t Assincrônica t Centrada no professor t Centrada no aluno t Centrada no ensino t Centrada no aprendizado

9 Os Elementos Básicos da Educação t Instrução Textos de leitura, aulas expositivas, slides e transparências, imagens, exercícios propostos, estudos de caso, sites recomendados, etc. t Interação Grupo de discussão, interação em classe virtual, etc. t Avaliação Exames e provas on-line, trabalhos de casa, etc. t Certificação t Gestão

10 A Revolução Digital t As formas tradicionais de EAD (papel e correio, TV, rádio) estão sendo substituidas pelo acesso e interação por meios eletrônicos digitais (computadores, redes) t Livro -> substituição barata e em massa da instrução t Computador e rede -> substituição barata e em massa da interação

11 Formas de Comunicação e Novas Tecnologias Formas de Comunicação e Novas Tecnologias Email Publ.Eletrônicas.ÁudioVídeo Informática Listas Chat Videoconferência Ruptura dos limites tradicionais da comunicação humana Tempo Distância Facilidade Velocidade ReuniãoConferênciaTradicionalCarta Revistas, livros RádioTV

12 As Tendências da Educação “Haverá uma profunda mudança no papel do professor em relação ao aluno. O ensino será mais focalizado na construção do conhecimento pelo próprio aluno do que do ensino pelo professor”. Jacques Marcovitch Ex-Reitor da USP

13 Formas de acesso ao conteúdo Estudo individual pela Web Computação móvel Ensino em classe Rede sem fio

14 Biblioteca Digital Periódicos on-line CD DVD e-Books

15 Suporte On-Line às Disciplinas Slides das aulas Plataforma de e-learning

16 Tutorial Interativo Multimedia

17 Avanços Tecnológicos Gravação em vídeo e áudio de todas as aulas Sistema de TV em circuito fechado em todas as classe Gravação em vídeo e áudio de todas as aulas Sistema de TV em circuito fechado em todas as classe Disponibilização de vídeos digitais pela rede para os alunos

18 Discussão de casos clínicos via Web “Chatroom” em Java quadro texto imagens moderador participantes 1997

19 Videoconferências

20 Tipos de Apoio da Internet t Cursos Puramente Presenciais –Home-page do curso –Suporte on-line a material didático –Comunicação com alunos via email t Cursos Mistos ou Puramente Remotos –Mais: Comunicação síncrona (chat) –Gerenciamento acadêmico on-line –Avaliação on-line

21 Bases Legais da EAD t Contemplada pela LDBE t Equiparação com presencial t Regulamentação e acreditação dos cursos t 20% da carga didática presencial pode ser dada a distância

22 Benefícios da EAD t Independência geográfica t Independência temporal t Boa relação custo-benefício t Aprendiz dirige o seu aprendizado t Comunicação aumentada t Qualquer um pode se beneficiar t Material mais estimulante t Caminhos inovadores

23 Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem t Inscrição on-line do aluno, envio automático de senha t Controle acadêmico (presença, provas, participação, etc.) t E-learning: Disponibilização de aulas, apostilas, slides, recursos na Internet t Interatividade (batepapo, fórum, email) t Aprendizado independente e colaborativo

24 Plataformas de EAD t Comerciais –Lotus Learning Space –Docent –WebCT –Blackboard –WebAula t Software livre –Moodle –Teleduc

25

26 Atualização Científica www.edumed.org.br

27

28 Classe Virtual Chat audio texto Video stream

29 Controle Acadêmico

30 Problemas da EAD via Web t Exigem muita disciplina por parte do aluno t Paradigma muito diferente do que está habituado t Altos índices de evasão t Não funciona para cursos longos t Alto custo de desenvolvimento

31 Qual é a solução? t Ensino telepresencial (ou presencial conectado, ou presencial via rede) t Atividades sincrônicas (teleconferência de vídeo, satélite, video-streaming) aliadas a atividades assincrônicas (WWW, email) t Farto material de apoio, intensa interatividade

32 Colaboração Visual a Distância t Videoconferência interativa simétrica (áudio e vídeo simultâneos em ambas pontas) t Teleconferência de vídeo/áudio: vídeo unidirecional em uma ponta e voz bidirecional em ambas t Teleconferência de vídeo/texto: vídeo unidirecional em uma ponta e texto bidirecional (fax, IRC ou email)

33 Cursos por Teleconferência t Aulas expositivas por vídeo digital em tempo real podendo utilizar slides, retroprojetor, vídeos, lousa eletrônica t Alunos podem interagir em tempo real com o professor, através de áudio, vídeo e texto t Alunos recebem os materiais suplementares, apostilas, exercícios, trabalhos e provas em forma impressa ou eletrônica t Tutor local especialmente treinado trabalha diretamente com os alunos, auxiliando o professor

34 Sinergia Teleconferência-Web t Cada curso ministrado por tele ou videoconferência tem um site correspondente na plataforma via Web t Através do site, o aluno tem acesso a slides, leituras, links, fórum de discussão e chat para trabalhos extra-classe.

35 Componentes do Sistema CGC Centro Gerador de Conteúdo SAT Hub e Teleporto Sala Salas Remotas

36 Solução de Educação Via Satélite t Solução de conectividade via satélite digital bidirecional t Conexão assimétrica em banda larga t TV digital MP4 em streaming de 400 a 750 Kbps t VoIP e videoconferência de até 256 Kbps t Acesso total à Internet (email, Web, FTP, etc.) t Diferenciação de preços por entidades receptora e geradora de conteúdo t Investimento inicial e operação de baixo custo t Disponibilidade imediata, instalação imediata

37 IRD Satélite Bidirecional > Downlink: satélite > Uplink: satélite Geração de Conteúdo Salas de aula HUB TV VCR Internet IP IRD Modem 360E switch Streaming Vídeo MPEG-2 IRD TV VCR IP IRD Modem 360E switch Streaming Vídeo MPEG-2

38 Área atingida pelo satélite

39 Estúdio de geração de aulas por TV Câmara de documentos Computador para slides Computador Para perguntas Teleprompter TV

40 Unidade Microlins Sat Internet TV

41 Gravador VHS Computador Sistema de som Microfone Sala de Recepção de Aulas Impressora Modem satélite Antena parabólica Webcam

42 Computador de videoconferência TV Webcam Monitor de vídeo Microfone PC Mouse

43 O Educador t Ministra a aula, faz demonstrações, passa tarefas, interage com o tutor local e alunos, etc.

44 O Assistente do Educador t Auxilia o professor no intercâmbio com os tutores e alunos, recebe e filtra perguntas, ajuda no comando dos equipamentos da sala

45 Tutor Local t Contratado pelo franquiado t Auxilia o professor nas tarefas de classe, manutenção da ordem, envio de perguntas, etc t Opera o equipamento

46 O Tutor On-Line t Treina e orienta os tutores locais e os assistentes t Responde a perguntas dos alunos pelo email e webfórum

47 Tipos de interação t Por texto t Por voz t Por imagem e voz t Pelo webfórum

48 Transmissão da aula EstúdioSalas remotas

49 Solicitação de interação EstúdioSalas remotas

50 Cessão da interação EstúdioSalas remotas

51 Retomada da aula EstúdioSalas remotas

52 Universidade Corporativa t Estrutura que engloba e unifica as atividades internas e externas de educação, treinamento e aperfeiçoamento dos funcionários e executivos da empresa; t Pode ser inteiramente terceirizada (docentes, cursos, site na Web, etc.), sem necessidade de investimento em infraestrutura física e humana própria

53 Outras aplicações t Reuniões administrativas e de planejamento t Videoconferência s entre matriz e filiais t Entrevistas a distância para recrutamento e promoção

54 Outras aplicações t Seminários de desenvolvimento gerencial e de vendas t Transmissão de congressos, convenções virtuais t Lançamento de novos produtos e serviços t Grupos de foco

55 Outras aplicações t Colaboração a distância na elaboração de planos de engenharia e manufatura t Treinamento de uso de software gerencial

56 Desafios e Reflexões t Como modificar o paradigma e a cultura nas escolas? t Quando, quem e como treinar o corpo docente e discente nas novas tecnologias educacionais? t Onde achar os recursos financeiros? t Como evitar a desumanização do ensino? t Como continuar evoluindo? t Como gerar um modelo auto-sustentável?

57 “O impacto da revolução das tecnologias de informação na história está criando uma nova civilização”. Alvin Toffler

58 Quais são as Soluções? t Realizar uma mudança cultural profunda –Formação ao invés de informação –Quebra do paradigma baseado no professor –Promoção da cultura da informática –Democratização do acesso à informação –Difusão da qualidade de ensino t Aumento dramático do uso de tecnologias modernas de informação: –Videoconferência –Internet/WWW –Publicações eletrônicas –Educação a distância

59 TI e Sociedade t 90% dos municípios brasileiros têm menos de 50.000 habitantes, 65% menos de 30 mil habitantes t 80% dos brasileiros não usam computadores, 86% não usam Internet t 60% dos professores não usam computadores ou Internet

60 O que é t Associação de pesquisa, desenvolvimento e ensino, fundada em 2000, em Campinas t Formada por professores e pesquisadores da UNICAMP da área de informática médica e educacional t Coordena consórcio de 25 universidades e associações científicas para desenvolver uma rede de educação a distância t 10 anos de experiência em educação a distância e publicações eletrônicas

61 Parcerias e Apoios B&CTec

62 Realizações t Rede Edumed t Biblioteca Digital Multimídia (MINC) t Desenvolvimento, padronização e implementação das tecnologias-chave t Desenvolvimento de cursos on-line (mais de 4.000 alunos em 2002) t Consultoria de EaD para entidades educacionais e empresas t Centro corporativo em Campinas

63 Consórcio EduVirt t Universidade Federal do Amazonas t Universidade Federal do Ceará t Universidade Federal de Pernambuco t Universidade Federal de Goiás t Pontifícia Universidade Católica do Paraná t Universidade de São Paulo t Universidade Estadual de Campinas t Universidade Federal de Santa Catarina t...

64 Internet Faculdade Hospital Rede Nacional de Educação a Distância em Medicina Satélite digital Internet Videoconferência Hospital Meta: 90 faculdades e 500 hospitais Centros produtores Centros consumidores

65 Serviços t Prospecção e consultoria tecnológica e pedagógica, e estruturação operacional de redes próprias de EaD t Treinamento e capacitação de recursos humanos t Desenvolvimento/adaptação, oferta e certificação de cursos t Terceirização de operações de EaD e telemedicina t Locação da infraestrutura logística, estúdios, etc.

66 Curso de Capacitação de Instrutores em EAD t Curso intensivo prático de 50 horas t Treinamento no uso da Web, plataformas de gerenciamento de ensino/aprendizagem e televideoconferência t Capacitação em planejamento e gestão de e-learning.

67 Contatos Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed http://www.edumed.netsabbatini@edumed.net Tel. (019) 3295-8191 Fax (081) 9601-7854


Carregar ppt "Tecnologias em Educação a Distância Visão Geral Modalidades Aplicações O Futuro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google