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PublicouGustavo Dias Soares Alterado mais de 8 anos atrás
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Tecnologias em Educação a Distância Visão Geral Modalidades Aplicações O Futuro
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Evolução Tecnológica do Ensino CozinhaX Sala de Aula Sala de Aula
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Tecnologia na Cozinha 1500 2000
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Tecnologia em Sala de Aulas 1210
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Tecnologia em Sala de Aulas 1910
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A Nova Sala de Aulas t Conectada t Interativa t Multimídia 2004
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Educação a Distância t Ocorre quando existe distância física entre alunos e professores t Independência da localização física e tempo t Variáveis graus de presencialidade
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Tipos de EAD t Sincrônica t Assincrônica t Centrada no professor t Centrada no aluno t Centrada no ensino t Centrada no aprendizado
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Os Elementos Básicos da Educação t Instrução Textos de leitura, aulas expositivas, slides e transparências, imagens, exercícios propostos, estudos de caso, sites recomendados, etc. t Interação Grupo de discussão, interação em classe virtual, etc. t Avaliação Exames e provas on-line, trabalhos de casa, etc. t Certificação t Gestão
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A Revolução Digital t As formas tradicionais de EAD (papel e correio, TV, rádio) estão sendo substituidas pelo acesso e interação por meios eletrônicos digitais (computadores, redes) t Livro -> substituição barata e em massa da instrução t Computador e rede -> substituição barata e em massa da interação
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Formas de Comunicação e Novas Tecnologias Formas de Comunicação e Novas Tecnologias Email Publ.Eletrônicas.ÁudioVídeo Informática Listas Chat Videoconferência Ruptura dos limites tradicionais da comunicação humana Tempo Distância Facilidade Velocidade ReuniãoConferênciaTradicionalCarta Revistas, livros RádioTV
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As Tendências da Educação “Haverá uma profunda mudança no papel do professor em relação ao aluno. O ensino será mais focalizado na construção do conhecimento pelo próprio aluno do que do ensino pelo professor”. Jacques Marcovitch Ex-Reitor da USP
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Formas de acesso ao conteúdo Estudo individual pela Web Computação móvel Ensino em classe Rede sem fio
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Biblioteca Digital Periódicos on-line CD DVD e-Books
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Suporte On-Line às Disciplinas Slides das aulas Plataforma de e-learning
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Tutorial Interativo Multimedia
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Avanços Tecnológicos Gravação em vídeo e áudio de todas as aulas Sistema de TV em circuito fechado em todas as classe Gravação em vídeo e áudio de todas as aulas Sistema de TV em circuito fechado em todas as classe Disponibilização de vídeos digitais pela rede para os alunos
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Discussão de casos clínicos via Web “Chatroom” em Java quadro texto imagens moderador participantes 1997
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Videoconferências
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Tipos de Apoio da Internet t Cursos Puramente Presenciais –Home-page do curso –Suporte on-line a material didático –Comunicação com alunos via email t Cursos Mistos ou Puramente Remotos –Mais: Comunicação síncrona (chat) –Gerenciamento acadêmico on-line –Avaliação on-line
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Bases Legais da EAD t Contemplada pela LDBE t Equiparação com presencial t Regulamentação e acreditação dos cursos t 20% da carga didática presencial pode ser dada a distância
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Benefícios da EAD t Independência geográfica t Independência temporal t Boa relação custo-benefício t Aprendiz dirige o seu aprendizado t Comunicação aumentada t Qualquer um pode se beneficiar t Material mais estimulante t Caminhos inovadores
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Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem t Inscrição on-line do aluno, envio automático de senha t Controle acadêmico (presença, provas, participação, etc.) t E-learning: Disponibilização de aulas, apostilas, slides, recursos na Internet t Interatividade (batepapo, fórum, email) t Aprendizado independente e colaborativo
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Plataformas de EAD t Comerciais –Lotus Learning Space –Docent –WebCT –Blackboard –WebAula t Software livre –Moodle –Teleduc
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Atualização Científica www.edumed.org.br
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Classe Virtual Chat audio texto Video stream
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Controle Acadêmico
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Problemas da EAD via Web t Exigem muita disciplina por parte do aluno t Paradigma muito diferente do que está habituado t Altos índices de evasão t Não funciona para cursos longos t Alto custo de desenvolvimento
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Qual é a solução? t Ensino telepresencial (ou presencial conectado, ou presencial via rede) t Atividades sincrônicas (teleconferência de vídeo, satélite, video-streaming) aliadas a atividades assincrônicas (WWW, email) t Farto material de apoio, intensa interatividade
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Colaboração Visual a Distância t Videoconferência interativa simétrica (áudio e vídeo simultâneos em ambas pontas) t Teleconferência de vídeo/áudio: vídeo unidirecional em uma ponta e voz bidirecional em ambas t Teleconferência de vídeo/texto: vídeo unidirecional em uma ponta e texto bidirecional (fax, IRC ou email)
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Cursos por Teleconferência t Aulas expositivas por vídeo digital em tempo real podendo utilizar slides, retroprojetor, vídeos, lousa eletrônica t Alunos podem interagir em tempo real com o professor, através de áudio, vídeo e texto t Alunos recebem os materiais suplementares, apostilas, exercícios, trabalhos e provas em forma impressa ou eletrônica t Tutor local especialmente treinado trabalha diretamente com os alunos, auxiliando o professor
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Sinergia Teleconferência-Web t Cada curso ministrado por tele ou videoconferência tem um site correspondente na plataforma via Web t Através do site, o aluno tem acesso a slides, leituras, links, fórum de discussão e chat para trabalhos extra-classe.
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Componentes do Sistema CGC Centro Gerador de Conteúdo SAT Hub e Teleporto Sala Salas Remotas
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Solução de Educação Via Satélite t Solução de conectividade via satélite digital bidirecional t Conexão assimétrica em banda larga t TV digital MP4 em streaming de 400 a 750 Kbps t VoIP e videoconferência de até 256 Kbps t Acesso total à Internet (email, Web, FTP, etc.) t Diferenciação de preços por entidades receptora e geradora de conteúdo t Investimento inicial e operação de baixo custo t Disponibilidade imediata, instalação imediata
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IRD Satélite Bidirecional > Downlink: satélite > Uplink: satélite Geração de Conteúdo Salas de aula HUB TV VCR Internet IP IRD Modem 360E switch Streaming Vídeo MPEG-2 IRD TV VCR IP IRD Modem 360E switch Streaming Vídeo MPEG-2
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Área atingida pelo satélite
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Estúdio de geração de aulas por TV Câmara de documentos Computador para slides Computador Para perguntas Teleprompter TV
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Unidade Microlins Sat Internet TV
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Gravador VHS Computador Sistema de som Microfone Sala de Recepção de Aulas Impressora Modem satélite Antena parabólica Webcam
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Computador de videoconferência TV Webcam Monitor de vídeo Microfone PC Mouse
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O Educador t Ministra a aula, faz demonstrações, passa tarefas, interage com o tutor local e alunos, etc.
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O Assistente do Educador t Auxilia o professor no intercâmbio com os tutores e alunos, recebe e filtra perguntas, ajuda no comando dos equipamentos da sala
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Tutor Local t Contratado pelo franquiado t Auxilia o professor nas tarefas de classe, manutenção da ordem, envio de perguntas, etc t Opera o equipamento
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O Tutor On-Line t Treina e orienta os tutores locais e os assistentes t Responde a perguntas dos alunos pelo email e webfórum
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Tipos de interação t Por texto t Por voz t Por imagem e voz t Pelo webfórum
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Transmissão da aula EstúdioSalas remotas
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Solicitação de interação EstúdioSalas remotas
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Cessão da interação EstúdioSalas remotas
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Retomada da aula EstúdioSalas remotas
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Universidade Corporativa t Estrutura que engloba e unifica as atividades internas e externas de educação, treinamento e aperfeiçoamento dos funcionários e executivos da empresa; t Pode ser inteiramente terceirizada (docentes, cursos, site na Web, etc.), sem necessidade de investimento em infraestrutura física e humana própria
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Outras aplicações t Reuniões administrativas e de planejamento t Videoconferência s entre matriz e filiais t Entrevistas a distância para recrutamento e promoção
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Outras aplicações t Seminários de desenvolvimento gerencial e de vendas t Transmissão de congressos, convenções virtuais t Lançamento de novos produtos e serviços t Grupos de foco
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Outras aplicações t Colaboração a distância na elaboração de planos de engenharia e manufatura t Treinamento de uso de software gerencial
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Desafios e Reflexões t Como modificar o paradigma e a cultura nas escolas? t Quando, quem e como treinar o corpo docente e discente nas novas tecnologias educacionais? t Onde achar os recursos financeiros? t Como evitar a desumanização do ensino? t Como continuar evoluindo? t Como gerar um modelo auto-sustentável?
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“O impacto da revolução das tecnologias de informação na história está criando uma nova civilização”. Alvin Toffler
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Quais são as Soluções? t Realizar uma mudança cultural profunda –Formação ao invés de informação –Quebra do paradigma baseado no professor –Promoção da cultura da informática –Democratização do acesso à informação –Difusão da qualidade de ensino t Aumento dramático do uso de tecnologias modernas de informação: –Videoconferência –Internet/WWW –Publicações eletrônicas –Educação a distância
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TI e Sociedade t 90% dos municípios brasileiros têm menos de 50.000 habitantes, 65% menos de 30 mil habitantes t 80% dos brasileiros não usam computadores, 86% não usam Internet t 60% dos professores não usam computadores ou Internet
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O que é t Associação de pesquisa, desenvolvimento e ensino, fundada em 2000, em Campinas t Formada por professores e pesquisadores da UNICAMP da área de informática médica e educacional t Coordena consórcio de 25 universidades e associações científicas para desenvolver uma rede de educação a distância t 10 anos de experiência em educação a distância e publicações eletrônicas
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Parcerias e Apoios B&CTec
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Realizações t Rede Edumed t Biblioteca Digital Multimídia (MINC) t Desenvolvimento, padronização e implementação das tecnologias-chave t Desenvolvimento de cursos on-line (mais de 4.000 alunos em 2002) t Consultoria de EaD para entidades educacionais e empresas t Centro corporativo em Campinas
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Consórcio EduVirt t Universidade Federal do Amazonas t Universidade Federal do Ceará t Universidade Federal de Pernambuco t Universidade Federal de Goiás t Pontifícia Universidade Católica do Paraná t Universidade de São Paulo t Universidade Estadual de Campinas t Universidade Federal de Santa Catarina t...
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Internet Faculdade Hospital Rede Nacional de Educação a Distância em Medicina Satélite digital Internet Videoconferência Hospital Meta: 90 faculdades e 500 hospitais Centros produtores Centros consumidores
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Serviços t Prospecção e consultoria tecnológica e pedagógica, e estruturação operacional de redes próprias de EaD t Treinamento e capacitação de recursos humanos t Desenvolvimento/adaptação, oferta e certificação de cursos t Terceirização de operações de EaD e telemedicina t Locação da infraestrutura logística, estúdios, etc.
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Curso de Capacitação de Instrutores em EAD t Curso intensivo prático de 50 horas t Treinamento no uso da Web, plataformas de gerenciamento de ensino/aprendizagem e televideoconferência t Capacitação em planejamento e gestão de e-learning.
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Contatos Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed http://www.edumed.netsabbatini@edumed.net Tel. (019) 3295-8191 Fax (081) 9601-7854
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