A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA EDUCAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA EDUCAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDAD TECNOLOGICA INTERCONTINENTAL Creada por Ley N° 822 del La Universidad sin fronteras   DISCIPLINA: FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA EDUCAÇÃO     Professor: Dr. Wilson Honorato Aragão

2 Auguste Comte Filósofo francês, fundador da Sociologia e do Positivismo. O espírito positivo, segundo Comte, tem a ciência como investigação do real. O espírito positivo passaria o poder espiritual (metafísico) para o controle dos "filósofos positivos“ (racionalistas), cujo poder é, nos termos comtianos, exclusivamente baseado nas opiniões e no aconselhamento, constituindo a sociedade civil e afastando-se a ação política prática desse poder espiritual – sua tese é a da neutralidade científica; O positivismo, em termos gerais, caracteriza-se pela observação.

3 KARL MARX ( ) UM DIVISOR DE ÁGUAS NOS ESTUDOS SOBRE POLÍTICAS, SOCIOLOGIA, ECONOMIA, FILOSOFIA, HISTÓRIA Aliás, a teoria somente tem validade na medida em que nos ajuda a compreender a realidade prática. “ A história da sociedade se confunde até hoje com A história da luta de classes”

4 Para Marx e Engels, O Estado é uma construção social que atende aos interesses da classe dominante
Classes antagônicas, com interesses econômicos contrários: não se destroem e não devoram a sociedade numa luta estéril, sentem a necessidade de uma força que se coloca aparentemente acima da sociedade, com o fim de atenuar o conflito nos limites da ‘ordem”. Essa força, que sai da sociedade, ficando, porém, por cima dela e dela se afastando cada vez mais, é o Estado

5 ESTRUTURA E SUPER ESTRUTURA
Relações de produção que correspondem a um determinado grau de desenvolvimento das forças produtivas materiais. O conjunto destas relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, a base concreta sobre a qual se eleva uma super-estrutura jurídica e política e a qual correspondem determinadas formas de consciência social. O modo de produção material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral: “Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que determina a sua consciência”

6 MAX WEBER Weber argumentou que a religião era uma das razões não-exclusivas do porque as culturas do Ocidente e do Oriente se desenvolveram de formas diversas, e salientou a importância de algumas características específicas do protestantismo ascético, que levou ao nascimento do capitalismo, a burocracia e do estado racional e legal nos países ocidentais.

7 ÉMILE DURKHEIM Durkheim foi o fundador da escola francesa de sociologia posterior a Marx, e combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica

8 Técnicas Correntes Filosóficas Método Metodologia
As correntes filosóficas são teorias das ciências naturais e/ou sociais que exprimem premissas básicas sobre origem, visão, funcionamento e estruturação de mundo. Tem por objetivo a menção, explicação, compreensão ou mesmo transformação dos fatos naturais e/ou sociais. (Problematizam e teorizam os caminhos a serem seguidos na pesquisa) Método São parâmetros de concepção articulada da abordagem teórica e da realidade empírica, que será pesquisada. São paradigmas (referenciais) na produção do conhecimento. (Define o caminho da pesquisa a partir de uma corrente filosófica que seja mais adequada) Técnicas Conjunto de regras e instrumentos de operacionalização para a coleta de dados na pesquisa. São exemplos: questionário, entrevistas, diário de campo etc. (Permitem organizar a caminhada da pesquisa e obter informações sobre o assunto investigado) Metodologia A metodologia inclui simultaneamente a teoria da abordagem (o método) e os instrumentos de operacionalização (as técnicas) e a criatividade do pesquisador. (Traça o caminho da pesquisa: a partir do melhor percurso e planejamento do roteiro de saída e chegada pretendida, com a investigação).


Carregar ppt "FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA EDUCAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google