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DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

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Apresentação em tema: "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RIO GRANDE – FURG CURSO DE PSICOLOGIA PSICOLOGIA EDUCACIONAL DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM Gabriela D. Reichert Patrícia A. Goulart

2 O que são dificuldades para a aprendizagem?
Dificuldades para a aprendizagem são o resultado de alguma falha intrínseca (problema biológico) ou extrínseca (problemas socioeconômicos, pedagógicos) do processo de aprendizagem. Então, dificuldades para a aprendizagem é um termo que abrange um grupo de problemas capazes de alterar as possibilidades de a criança de aprender, independentemente de suas condições neurológicos para fazê-lo.

3 Os fatores envolvidos nas dificuldades para a aprendizagem podem ser divididos em: fatores relacionados com a família, com a escola e com a criança. Escola: precisa-se de condições físicas de sala de aula, condições pedagógicas e condições do corpo docente. Família: devem-se oferecer condições adequadas para que o processo de ensino-aprendizagem se realize com sucesso (escolaridade dos pais, condições socioeconômicas, história familiar de alcoolismo, etc.). Criança: podem ocorrer problemas físicos (dificuldades sensoriais, desnutrição), psicológicos (timidez, insegurança, ansiedade), psíquicos (fobias, depressão, transtornos de humor) e neurológicos (deficiência mental, paralisia cerebral, epilepsia).

4 O que são transtornos de aprendizagem?
Eles compreendem uma inabilidade específica, como de leitura, escrita ou matemática (LEA). Neles, os padrões normais de aquisição de habilidade estão perturbados desde os estágios iniciais do desenvolvimento, ou seja, não são adquiridos. Acredita-se que são decorrentes de fatores biológicos, que sejam capazes de alterar o desenvolvimento cerebral do feto. São total ou parcialmente irreversíveis. Então, a expressão transtornos de aprendizagem deve ser reservada para aquelas dificuldades que se devem a alterações do SNC.

5 Quais são os transtornos de aprendizagem?
Tanto o CID-10 como o DSM-IV apresentam basicamente três tipos de transtornos específicos: o transtorno da leitura, da expressão escrita, e da matemática (LEA).

6 Diferença entre DIFICULDADE e TRANSTORNO de aprendizagem:
Dificuldade: grupo de problemas capazes de alterar as possibilidades de a criança de aprender, independentemente de suas condições neurológicos para fazê-lo. Transtorno: decorrente de fatores biológicos, se deve a alterações do SNC.

7 Transtornos da Linguagem
O que é linguagem? É a capacidade que a espécie humana tem de se comunicar por meio de um código simbólico adquirido, que permite transmitir seus pensamentos, idéias, emoções, etc.

8 Distúrbios da fonação (disfonia):
Podem ser tanto orgânicas como funcionais. Lesão do Nervo Vago (X par craniano), responsável pela movimentação das cordas vocais, ou do Nervo Glossofaríngeo (IX par craniano), que compromete a movimentação da faringe e do véu palatino.

9 Distúrbios da articulação da palavra:
Das disartrias resulta uma fala explosiva, com interrupções bruscas e sem precisão nos movimentos articulatórios, que se costuma denominar de escandida.

10 Distúrbios do ritmo: A gagueira é o mais freqüente distúrbio do ritmo da fala, e trata-se de uma dificuldade na automatização da palavra, ou seja, um interrupção do ritmo normal da fala. Costuma ser acompanhada de irregularidade respiratória no momento da emissão da fala. Pode também apresentar alterações psíquicas devido à ansiedade que o quadro desencadeia.

11 Retardo no desenvolvimento da fala:
O atraso na aquisição da fala pode fazer parte de um atraso geral do desenvolvimento, ou pode constituir um atraso específico do desenvolvimento da fala. O retardo da fala se caracteriza por um vocabulário pobre, dificuldades na articulação da palavra, supressão, trocas e inversões de fonemas. 11

12 Afasias: A afasia é definida como transtornos da comunicação, adquiridos por lesão nas regiões cerebrais. Fazem parte desse processo funções como gnosias, praxias, memória e afeto. afasia de expressão afasia de percepção afasia transcortical afasia global

13 Disfasias: Pode ser definida como a inabilidade para adquirir a linguagem oral em uma criança com competência cognitiva adequada.

14 Dispraxias Praxia é a capacidade que o indivíduo tem de realizar um ato motor mais ou menos complexo, anteriormente aprendido, de forma voluntaria, ou seja, sob ordem. Esses movimentos depois de aprendidos podem, posteriormente, se tornar automáticos.

15 Apraxia: É a incapacidade para os membros de executar um movimento adequado até o fim, mesmo que a motricidade está conservada.

16 Dispraxias: Nas dispraxias ocorre alteração no desenvolvimento do gesto, que é realizado em relação ao próprio corpo ou ao mundo dos objetos, relacionados a uma intenção. A criança dispráxica sabe bem o que tem que fazer e não tem dificuldades motoras para realizá-lo, mas impossibilidade de fazê-lo.

17 Disgnosias As gnosias são as funções corticais ligadas ao conhecimento. É responsável pela conceitualização e, portanto, pelo verdadeiro conhecimento e reconhecimento. Denominam-se disgnosias as alterações das gnosias na criança, evitando o uso do termo agnosia, que se refere à perda da função. A disgnosia decorre do atraso ou da alteração na integração das percepções – é importante ressaltar que não existe perda das funções sensoriais, cognitivas e/ou motoras.

18 Disgnosia tátil-cinestésica ou somestésica: dificuldade de reconhecer objetos pelo tato.
Disgnosia auditiva: ocorre devido a uma dificuldade ou a um atraso na aquisição da percepção auditiva. A disgnosia auditiva pode se relacionar com dificuldade na linguagem e na aprendizagem. As alterações na discriminação dos sons origina dislalias. Disgnosia visual: a criança tem dificuldade em reconhecer objetos que vê, na ausência de lesão via visual.

19 Dissomatognosia: na criança, ocorre retardo ou dificuldade na integração do esquema corporal.
Disgnosia espacial: é o atraso na aquisição da noção de espaço. A noção de espaço se refere à orientação do corpo no espaço e em relação às coisas e pessoas que o rodeiam.

20 Transtorno da Memória Memória é um evento que consta de, pelo menos, três fases: aquisição, consolidação e evocação. Por isso, pode-se também admitir três tipos de transtorno da memória: transtornos da aquisição, da consolidação e da evocação das memórias.

21 Transtornos da aquisição da memória: A aquisição das memórias inicia-se pela ativação da memória de trabalho ou de curta duração. Como é ela que gerencia as demais memórias, toda a consolidação posterior das memórias pode ficar prejudicada, se houver problemas no primeiro dos eventos mnemônicos. Os transtornos da aquisição da memória podem decorrer de várias causas. Eles podem ser divididos em dois grandes grupos: os transtornos da aquisição das memórias declarativas, que têm forte influência dos eventos sensitivos; e os da aquisição das memórias de procedimento, com um maior contingente de eventos motores.

22 Enquanto na leitura estão mais envolvidas as memórias declarativas, na escrita estão tanto as declarativas quanto as procedurais. Para escrever, são recrutadas informações do cerebelo, do córtex e dos núcleos da base do encéfalo. A inteligência e os cinco sentidos podem estar bem preservados e mesmo assim haver transtornos da aquisição das memórias. É o que pode ocorrer, por exemplo, no caso das epilepsias, em especial nas crises do tipo “ausência”. Nesse caso, a criança tem uma perturbação transitória da aquisição das informações, fica com olhar fixo e inexpressivo e pode perder partes do discurso da professora durante uma aula. No caso de paralisia cerebral, ficarão mais evidenciadas as dificuldades da aquisição da memória de procedimentos, com incoordenação motora moderada a grave.

23 Transtornos da consolidação da memória: a consolidação das memórias declarativas se dá nos lobos temporais, em uma área denominada hipocampo, e lesões ou disfunções nessas regiões podem prejudicar os eventos que têm a ver com a consolidação, causando problemas na fixação de diferentes memórias.

24 Transtornos de evocação de memória: tendo havido a aquisição e a fixação das memórias, é importante a possibilidade de resgatá-las quando necessário. Essa possibilidade é muito importante em se tratando do processo de aprendizagem na escola. Uma das formas de aquilatar o desempenho escolar pode ser pelo quão eficaz for a evocação daquelas memórias que a criança conseguiu consolidar.

25 Referências Rotta, N. T. (2006). Transtornos de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed.

26 Obrigada!


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