A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: o que é e como se faz

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEQUÊNCIA DIDÁTICA: o que é e como se faz"— Transcrição da apresentação:

1 SEQUÊNCIA DIDÁTICA: o que é e como se faz
Secretaria de Educação Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação Gerência de Políticas Educacionais do Ensino Médio SEQUÊNCIA DIDÁTICA: o que é e como se faz

2 Parafraseando Dolz (2004): As Sequências Didáticas são instrumentos que podem guiar professores, propiciando intervenções sociais, ações recíprocas (docentes/discentes) e intervenções formalizadas nas instituições escolares. Necessárias para a organização da aprendizagem em geral e para o progresso de apropriação de gêneros textuais, através da leitura e da escrita, e dos conteúdos específicos dos diversos componentes curriculares.

3 A criação de uma Sequência de atividades deve permitir a transformação gradual das capacidades iniciais dos estudantes para que estes dominem um ou alguns conteúdos. Considerando-se as complexidades de tarefas, em função dos elementos que excedem as capacidades iniciais.

4 As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem dos estudantes, elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação.

5 Podem e devem ser usadas em qualquer disciplina ou conteúdo, pois auxiliam o professor a organizar o trabalho na sala de aula de forma gradual, partindo de níveis de conhecimento que os alunos já dominam para chegar aos níveis que eles precisam dominar.

6 Metodologia da Sequência Didática
A metodologia da Sequência Didática é uma forma pedagógica de potencializar os conteúdos, relacionando-os às Novas Tecnologias da Informação e Comunicação em sala de aula. Por meio de sequências, os discentes são orientados a cumprir determinadas etapas, até a conclusão da atividade. Para isto, é necessário destacar um determinar o nível/série, determinar um ou alguns temas de qualquer unidade, os objetivos, as etapas e a avaliação final.

7 O sucesso da sequência didática...
...está na estratégia adotada, ou seja, na forma de acessar o conteúdo, nas atividades propostas e nos recursos disponibilizados (imagem – vídeo – áudio - internet).

8 Papel da Sequência didática...
A atividade educativa, assim como outras mais complexas, impõe a necessidade de estabelecer planos mais formalizados e apoiados em registros escritos.

9 Segue os seguintes passos:
1º passo: conhecer os estudantes e os limites e possibilidades do contexto de atuação (a escola, sala de aula etc.); 2º passo: estabelecer e ordenar objetivos de sua ação na sala de aula, para o que o currículo (OCN/BCC/OTM) é indispensável: que aprendizagens espero que os estudantes realizem nesse momento? Como as diversas aprendizagens podem se articular em um todo coerente, convergindo para que os objetivos e metas do EM sejam alcançados? 3ºpasso: estabelecer etapas/unidades ou a progressão na qual os objetivos serão atingidos: o que vai desencadear essas aprendizagens (uma situação problema, uma problemática local, uma questão colocada por um texto, ideia etc.);

10 4º passo: estabelecer de que modo se pretende alcançar esses objetivos;
5º passo: desenhar cada uma das atividades (aulas ou tarefas) que vão convergir para verificar o processo e os resultados (se os estudantes estão aprendendo, o que deve ser ajustado ou modificado e o que conseguiram aprender); 6º passo: definir todos os recursos necessários e o tempo para desenvolver essas atividades; 7º passo: estabelecer os parâmetros de avaliação; 8º passo: indicar bibliografia especializada.

11 Questões nortedadoras
Quem são os alunos? Realizar atividades de diagnóstico para extrair informações que deverão ser utilizadas para trabalhar o tema. O que os alunos sabem sobre o tema ou objeto de trabalho? O educador deve levar em consideração o que os alunos sabem. E se ele não tiver estas informações? Isto indica que ele deverá planejar uma atividade inicial para obter tais informações. Esta é a primeira atividade a ser prevista em seu Plano didático.

12 Definição de objetivos
O que ele pretende alcançar com os alunos do ponto de vista geral e específico. Este aspecto deve lembrar ao educador que ele pode elaborar inúmeros objetivos e que estes devem ser considerados de maneira coerente em relação à seleção de conteúdos, atividades, metodologia, tempo de duração e à avaliação.

13 EXEMPLO Conteúdo: Gênero artículo de opinión Objetivos:
Reconhecer a importância da argumentação para as situações sócio-discursivas. Analisar e definir uma situação de argumentação. Elaborar argumentos. Identificar os elementos que caracterizam o gênero artículo de opinión. Estimular a análise crítica na leitura de artículos de opinión. Incentivar a produção escrita. Promover a capacidade de inferência. Suscitar estratégias metacognitivas que possibilitem compreender a organização e o funcionamento dos elementos gramaticais.

14 ESTRATÉGIAS para introduzir o tema – Este é um dos aspectos fundamentais para o sucesso da proposta, pois a introdução do que vai ser estudado deve indicar para o educador, o começo – meio – fim. Qual o seu ponto de partida, como deverá realizar o desenvolvimento da proposta e onde deverá chegar. As atividades elaboradas devem ser planejadas no sentido de atingir o objetivo. A metodologia a ser utilizada deve contemplar todas as possibilidades de trabalho, individual, em grupo, debates, exposição e etc. A avaliação também deve ser planejada considerando tudo o que foi produzido pelos alunos e educadores., mas para isto é necessário que este material esteja organizado para ser analisado durante o processo de aprendizagem e ao final dele

15 Sequências didáticas ou de atividades ou oficinas
Mapeia-se o que precisam saber e do objeto de estudo de complexidade a partir do grau aprendizagem Organiza-se a transformar as capacidades aprendizagens para Dos estudantes um percurso de Define-se Parte-se do que os estudantes sabem Atividades planejadas para serem desenvolvidas de maneira seqüenciada. Tratam de aspectos envolvidos na produção de textos de maneira a possibilitar aos estudantes seu domínio. Têm como objetivo a aprendizagem de características da estrutura comunicativa particular dos textos.

16 Sequência didática e o tema ou problemática
Além dos saberes do gênero/texto, é preciso: Saber sobre o tema/problemática Saber buscar/pesquisar em variadas fontes Saber organizar e apresentar a pesquisa Aprende-se como? Qual é o papel do professor? Prever, pesquisar, conhecer os saberes e conhecimentos necessários. Organizar e sequenciar as aprendizagens. Preparar um conjunto de fontes, de informações, organizadas.

17 Cada aula/unidade/oficina
Começo Problematização Mobilização de todos para o objeto de trabalho Desenvolvimento da aula Exposição de aspectos fundamentais que sozinhos os estudantes não conseguiriam apreender Tarefas para descobrir regularidades, apreender tópicos importantes, extrair novas informações etc. Sistematização de aspectos apreendidos

18 Base Curricular Comum para as redes Públicas de Ensino de Pernambuco – BCC/PE - 2008
Aplicação de conhecimentos Conjunto de tarefas nas quais eles vão aplicar os aspectos sistematizados e/ou vão realizar sozinhos o que foi feito com a ajuda do professor. Sistematização Roteiro de trabalho a ser seguido Sub-produto que permite acompanhar o que o grupo está aprendendo a cada aula


Carregar ppt "SEQUÊNCIA DIDÁTICA: o que é e como se faz"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google