A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GOVERNANÇA CORPORATIVA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GOVERNANÇA CORPORATIVA"— Transcrição da apresentação:

1 GOVERNANÇA CORPORATIVA
DEFINIÇÃO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO PRINCÍPIOS BÁSICOS PRINCÍPIOS, PILARES E PRÁTICAS TEORIA DE AGÊNCIA

2 Governança Corporativa: definição
São as práticas e os relacionamentos entre os Acionistas/Cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal, com a finalidade de otimizar o desempenho da empresa e facilitar o acesso ao capital. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de preservar e aumentar o valor das organizações, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para sua longevidade.

3 Conselho de Administração
- Conselho de Administração - representando a propriedade -Independentemente de sua forma societária e de ser aberta ou fechada, a empresa deve ter conselho de administração.

4 Conselho de Administração
Missão do Conselho de Administração A missão do Conselho de Administração é proteger o patrimônio e maximizar o retorno do investimento dos proprietários, agregando valor ao empreendimento. O Conselho de Administração deve zelar pela manutenção dos valores da empresa, crenças e propósitos dos proprietários, discutidos, aprovados e revistos em reunião do Conselho de Administração.

5 Princípios básicos Transparência
Mais que a obrigação de informar, a administração deve cultivar o desejo de disponibilizar informações relevantes e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos.

6 Princípios básicos Eqüidade
-Caracteriza-se pelo tratamento justo de todos os sócios e demais "partes interessadas" . Atitudes ou políticas discriminatórias, sob qualquer pretexto, são totalmente inaceitáveis. -Partes interessadas (stakeholders) - acionistas, credores, clientes, fornecedores, funcionários etc.

7 Princípios básicos Prestação de Contas
- Os agentes da Governança (ai incluídos os Conselhos Fiscal e de Administração) devem dar conhecimento e assumir integralmente as conseqüências dos atos e omissões praticados no exercício dos mandatos.

8 Responsabilidade Corporativa
Princípios básicos Responsabilidade Corporativa - Conselheiros e executivos devem zelar pela longevidade das organizações, incorporando considerações de ordem social e ambiental de longo prazo na definição dos negócios e operações (sustentabilidade).

9 GOVERNÂNCIA CORPORATIVA
Boas práticas de Governança Corporativa visam: Minimizar o conflito de agência Alinhar interesses Aperfeiçoar “como decidir” (eficiência e eficácia)

10 GOVERNANÇA CORPORATIVA X ÉTICA
Ética e Governança Corporativa andam sempre juntos. Adoção de boas práticas de GC significa também adoção de princípios éticos.

11 Princípios, pilares e práticas
6 Sócios Conselho de Administração Gestão Auditoria Conselho Fiscal Pilares da Governança Corporativa 1 2 3 4 5 Transparência - Eqüidade - Prestação de Contas - Responsabilidade Corporativa Princípios Básicos

12 Teoria de Agência Geralmente o conflito de interesses envolve:
Acionistas (principal): desejam, na maioria das vezes, retorno sobre o capital investido, de preferência em curto prazo. Diretores (agentes): podem desejar, por exemplo, reinvestir o lucro, visando ao crescimento da empresa no longo prazo.

13 Teoria de Agência Consiste na divergência de interesses entre o principal (estrutura de propriedade) o agente (estrutura de direção). A questão consiste no oportunismo de decisões dos diretores executivos que não visem à maximização do valor das ações. Ou seja, os diretores (agentes) tomam decisões para atender aos seus interesses, e não do principal, a quem ele representa.

14 Custo de Agência Nessa perspectiva, os conselhos de administração têm a função de monitorar os diretores, de forma a reduzir os custos de agência e alinhar os seus interesses com os dos acionistas. O conflito de interesses entre os diretores e os acionistas: acionistas quer maximizar os lucros e o dos diretores é maximizar o tamanho e o crescimento da organização. Essa possibilidade existe porque os diretores podem ter preferência por poder, prestígio e status, levando a escolhas estratégicas que considerem essas variáveis.

15 EXERCÍCIO PARA NOTA RESPONDA EM GRUPO AS QUESTÕES DAS PÁGINAS 298 e 299. FORMA DE TEXTO. ENTREGAR DIGITADO NA PRÓXIMA AULA.


Carregar ppt "GOVERNANÇA CORPORATIVA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google