A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Natureza, objetivos e funções da Ciência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Natureza, objetivos e funções da Ciência."— Transcrição da apresentação:

1 Natureza, objetivos e funções da Ciência.
A palavra ciência e de origem latina “Scientia” que provém de “Scie” que significa “aprender” ou “conhecer”. O conhecimento científico resulta da investigação reflexiva, metódica e sistemática da realidade. Pauta-se em quatro aspectos: Social Político Cultura Histórico O conhecimento científico é: falível e provisório. A ciência se ocupa somente em: Busca da verdade material, não se atêm só as realidades fatuais, transcende a ela.

2 Qual o objetivo da Ciência?
Compreender e controlar a natureza das coisas e do universo. Quem determina a compreensão e controle da natureza? Compreendendo-as naquilo que elas encerram de certo, evidente e verdadeiro.

3 Quais as funções da Ciência?
Descrever; Explicar; e Prever Os dados que cerceiam e/ou integram a realidade em estudo, tornando o mundo inteligível mediante interpretações ordenadas do mesmo, por meio da subordinação mútua entre enunciados em que se assenta o conhecimento científico.

4 Características da Ciência
Racional; Coerente; Representação real; Questionamento sistemático e Comunicável Analítico; Exige investigação e a utilização de métodos; Agrupa objetos da mesma espécie para o estudo;

5 Papel da ciência A ciência na visão contemporânea tem o papel de proporcionar: a) Aumento e melhoria de conhecimento; b) Descoberta de novos fatos e fenômenos; c) Aproveitamento espiritual; d) Aproveitamento material do conhecimento; e e) O estabelecimento de certo tipo de controle sobre a natureza. (Ferrari, 1982:3) apud Barros e Lehfeld, 2007, 47).

6 Tipos de ciências Toda Ciência tem: Objeto e Método de estudo
Como se faz ciência? Problema - Pergunta Naturais e Exatas Biológicas Humanas e Sociais

7 Paradigmas – referencial teórico metodológico
Nas Ciências Naturais – há um único paradigma teórico metodológico – positivismo. Nas Ciências Humanas – positivismo originário - paradigmas epistemológicos alternativos – atualmente no pluralismo paradigmático. Nas Ciências Humanas – homem/ especificidade - pesquisadores/as várias possibilidades – relação sujeito-objeto – compreensão explicação do modo – ser homem

8 Paradigmas – referencial teórico metodológico
Ciências Naturais Paradigma: Positivismo/Comte Lei dos três Estados: Espírito humano teria passado historicamente. Estágios: Teológico, metafísico e positivismo. Teológico: infância da humanidade – guiado pela superstição. Metafísico: adolescência – guiado pela imaginação. Positivista: guiado pelo espírito da observação dos fatos

9 Avanço da Ciência Novos Paradigmas
C. Naturais – Positivismo (COMTE e DURKHEIM). Ciências Humanas: rompe com a visão de paradigma único – homem – estudo mostram as peculiaridades do modo de ser humano – complexidade do homem e a insuficiência da metodologia positivista para apreensão e explicação. Positivismo não é abandonado pelas C Humanas - enriquecido e aprimorado.

10 Outras paradigmas nas C Humanas
Avanço da Ciência Outras paradigmas nas C Humanas Funcionalismo: (SPENCER e DURKHEIM) a sociedade humana e a cultura são como um organismo – partes funcionam para atender às necessidades do conjunto. O papel das C Humanas é o de identificar objetivamente essas relações funcionais, descrevendo seus processos e explicitando suas articulações no interior da sociedade. Mas, para isso é necessário ser estabelecidas a partir de uma abordagem empírica , com métodos apropriados

11 Avanço da Ciência Estruturalismo
Corrente epistemológica – tradição positivista - fundada na obra de Claude Lévis-Strauss. Origem na lingüística Ferdinand Saussure – língua é um sistema de signos que funcionam independente das intervenções dos sujeitos. Grande pressuposto do Estruturalismo é que todo sistema constitui um jogo de oposições, de presença e ausências, formando uma estrutura – gera interdependência entre as partes.

12 Dialética (Karl Marx ) – luta de classes
Avanço da Ciência De tal forma que quando ocorre alteração num elemento acarreta alteração em cada um dos outros elementos do sistema, atingindo todo o conjunto. Dialética (Karl Marx ) – luta de classes Corrente de pensamento em que consiste na identificação das contradições derivadas dos sistemas econômicos de cada sociedade, em coerência com os princípios básicos da perspectiva marxista. Estrutura: TESE+ANTITESE=SÍNTESE Exemplo: Tese – afirmativa Antitese – negação da afirmativa Síntese: nova tese (nova afirmação)


Carregar ppt "Natureza, objetivos e funções da Ciência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google