A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cap. 10 – Urbanização e redes urbanas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cap. 10 – Urbanização e redes urbanas"— Transcrição da apresentação:

1 Cap. 10 – Urbanização e redes urbanas
Ocorre a urbanização quando o crescimento da população urbana é maior que o crescimento da população rural, tivemos esse processo no Brasil ligado diretamente a industrialização do país, que gerou uma atração da população do meio rural para os centros urbanos.

2 O processo de urbanização no Brasil, se deu de forma extremamente acelerado, ou seja, ocorreu de tal forma que as cidades (centros urbanos) não tiveram tempo nem condições de desenvolver uma infra-estrutura que pudesse viabilizar uma melhoria nas condições de vida para a população instalada nesses centros.

3 A urbanização gerou o surgimento das grandes metrópoles no Brasil, essas metrópoles acumulam os principais serviços públicos do país, atraindo a população do meio rural, isso fez com que houvesse o fenômeno da metropolização, que foi o crescimento de centros com influência social, política e econômica em todo o país.

4 Nas últimas décadas temos um outro fenômeno acontecendo no Brasil, que é o crescimento das pequenas e médias cidades (desmetropolização), que é uma tendência nacional que ocorre também devido a chegada da infra-estrutura existente nos grandes centros nessas cidades de menor importância.

5 Essa urbanização está associada ao surgimento de vários tipos de cidades, que são:
Metrópoles: nacionais e regionais. Cidades globais Megacidades Megalópole: No Brasil temos uma em formação (São Paulo e Rio de Janeiro)


Carregar ppt "Cap. 10 – Urbanização e redes urbanas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google