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3.1 © 2007 by Prentice Hall Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação.

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1 3.1 © 2007 by Prentice Hall Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação

2 3.2 © 2007 by Prentice Hall OBJETIVOS DE ESTUDO Demonstrar como o modelo das cinco forças competitivas de Porter ajuda as empresas a desenvolver estratégias competitivas usando sistemas de informação Demonstrar como a cadeia de valor e os modelos de rede de valor ajudam as empresas a identificar oportunidades para aplicações estratégicas de sistemas de informação

3 3.3 © 2007 by Prentice Hall Avaliar como os sistemas de informação ajudam as empresas a usar sinergias, competências essenciais e estratégias baseadas em rede para conquistar vantagem competitiva Saber como competir em escala global e promover a qualidade superior como vantagem competitiva Avaliar o papel da reengenharia de processos de negócios (BPR) no aumento da competitividade OBJETIVOS DE ESTUDO (continuação)

4 3.4 © 2007 by Prentice Hall Como Usar os Sistemas de Informação para Conquistar Vantagem Competitiva Barreiras de entrada que restringem a ofertaBarreiras de entrada que restringem a oferta Controle da demandaControle da demanda Economias de escalaEconomias de escala Eficiência de processosEficiência de processos Tipos de Vantagem Competitiva

5 3.5 © 2007 by Prentice Hall Concorrentes tradicionaisConcorrentes tradicionais Novos entrantes no mercadoNovos entrantes no mercado Produtos e serviços substituídosProdutos e serviços substituídos ClientesClientes FornecedoresFornecedores Modelo das Cinco Forças Competitivas de Porter Como Usar os Sistemas de Informação para Conquistar Vantagem Competitiva

6 3.6 © 2007 by Prentice Hall Figura 3.1 No modelo das cinco forças competitivas de Porter, a posição estratégica da empresa e suas estratégias são determinadas não apenas pela competição com os concorrentes diretos tradicionais, mas também por quatro forças do ambiente setorial: novos entrantes no mercado, produtos substitutos, clientes e fornecedores. Como Usar os Sistemas de Informação para Conquistar Vantagem Competitiva Modelo das Cinco Forças Competitivas de Porter

7 3.7 © 2007 by Prentice Hall Estratégias de Sistemas de Informação para Lidar com as Forças Competitivas Liderança em custos Diferenciação de produto Foco em nichos de mercado Intimidade com o cliente ou fornecedor Como Usar os Sistemas de Informação para Conquistar Vantagem Competitiva

8 3.8 © 2007 by Prentice Hall Possibilita novos produtos e serviços Transforma setores Aumenta o poder de barganha de consumidores e fornecedores Intensifica a rivalidade competitiva Cria novas oportunidades para construção de marcas e grandes bases de clientes O Impacto da Internet na Vantagem Competitiva Como Usar os Sistemas de Informação para Conquistar Vantagem Competitiva

9 3.9 © 2007 by Prentice Hall Destaca atividades específicas em uma empresa nas quais estratégias competitivas podem ser mais bem aplicadas e os sistemas de informação têm impacto estratégico mais provável Atividades primárias Atividades de suporte Benchmarking Melhores práticas Modelo de Cadeia de Valor Empresarial Como Usar os Sistemas de Informação para Conquistar Vantagem Competitiva

10 3.10 © 2007 by Prentice Hall Figura 3.2 Modelo de Cadeia de Valor Como Usar os Sistemas de Informação para Conquistar Vantagem Competitiva Aqui são apresentados vários exemplos de sistemas de informação para as atividades primárias e de suporte de uma empresa e de seus parceiros de valor que poderiam agregar margem de valor aos produtos e serviços da empresa.

11 3.11 © 2007 by Prentice Hall A cadeia de valor de uma empresa é ligada às cadeias de valor de seus fornecedores, distribuidores e consumidores Uma rede de valor é um conjunto de empresas independentes que utilizam a tecnologia de informação para coordenar suas cadeias de valor e fabricar um produto ou prestar um serviço coletivamente para um mercado adaptáveis às mudanças no fornecimento e na demandaAs redes de valor são flexíveis e adaptáveis às mudanças no fornecimento e na demanda Ampliando a Cadeia de Valor: a Rede de Valor Como Usar os Sistemas de Informação para Conquistar Vantagem Competitiva

12 3.12 © 2007 by Prentice Hall Figura 3.3 A rede de valor é um sistema de empresas em rede que pode sincronizar as cadeias de valor de empresas parceiras dentro de um setor para responder rapidamente às alterações no fornecimento e na demanda. Rede de Valor Como Usar os Sistemas de Informação para Conquistar Vantagem Competitiva

13 3.13 © 2007 by Prentice Hall Sinergias Os sistemas de informação interligam operações de unidades de negócios díspares de modo que elas possam agir como um todo Realçando as competências essenciais Estratégias baseadas em rede Economias de rede Empresa virtual Sinergias, Competências Essenciais e Estratégias Baseadas em Rede Como Usar os Sistemas de Informação para Conquistar Vantagem Competitiva

14 3.14 © 2007 by Prentice Hall As empresas que vendem produtos em uma escala global atingem um mercado muito maior As empresas que produzem em escala global atingem economias extraordinárias nos custos da mão-de-obra A Internet e a globalização Oportunidades da Globalização Concorrência em Escala Global

15 3.15 © 2007 by Prentice Hall Estratégias de Sistemas e Negócios Globais Concorrência em Escala Global Economias de escala e redução no custo dos recursos Taxas de utilização mais elevadas, custos de capital fixos e custos mais baixos por unidade de produção Redução do tempo para levar o produto ao mercado Organizações transnacionais

16 3.16 © 2007 by Prentice Hall O Que É Qualidade? Competindo em Qualidade e Design Para o produtor: conformidade a especificações e ausência de variação em relação a essas especificações Para o consumidor: qualidade física, qualidade do serviço, qualidade psicológica Gestão da qualidade total (TQM) Seis sigma

17 3.17 © 2007 by Prentice Hall Simplificação do produto e do processo de produção Benchmarking Utilização de solicitações de clientes como diretriz para melhorar produtos e serviços Redução do tempo de ciclo Melhoria da qualidade e da precisão do projeto Aumento da precisão da produção e estreitamento das tolerâncias de produção Como Sistemas de Informação Melhoram a Qualidade Competindo em Qualidade e Design

18 3.18 © 2007 by Prentice Hall As tarefas são combinadas e simplificadas a fim de eliminar o trabalho redundante ou repetitivo Bancos envolvidos no processamento de hipotecas foram grandes beneficiários do BPR, obtendo ganhos de eficiência extraordinários O gerenciamento do fluxo de trabalho (workflow) simplifica os procedimentos empresariais Reengenharia dos Processos de Negócios Concorrência em Processos de Negócio

19 3.19 © 2007 by Prentice Hall Identificar quais processos empresariais precisam ser melhorados Determinar como as melhorias ajudaram a empresa a executar sua estratégia Entender e mensurar o desempenho dos processos existentes Gerenciar a mudança Etapas da Reengenharia Efetiva Concorrência em Processos de Negócio


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