A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Digestório e Excretor

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Digestório e Excretor"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Digestório e Excretor

2 Sistema Digestório O sistema digestório compreende uma sequencia de tubos, com a finalidade de digerir e reduzir o que comemos em partículas suficientemente pequenas para serem absorvidas pelas células, proporcionando dessa forma a nutrição do organismo.

3 Sistema Digestório Os órgãos que compõe o tubo digestório são a boca, a faringe, o esôfago, o estômago, o intestino grosso e o intestino delgado. Há ainda as glândulas anexas, entre elas estão as glândulas salivares, o fígado, e o pâncreas, que produzem enzimas auxiliadoras no processo da digestão.

4 Sistema Digestório

5 Boca Estrutura inicial do tubo digestório, tem a função de comunicar o mundo exterior com o tubo digestório, iniciando o processo da digestão, seja de forma mecânica, triturando o alimento com os dentes, ou química, amolecendo a comida com a saliva (amilase salivar produzida pelas glândulas salivares).

6 Boca Outra estrutura fundamental presente na boca é a língua, que além de mover e engolir o alimento, nos permite sentir o gosto do que estamos comendo (paladar) e saber se a comida está ou não estragada.

7 Boca

8 Boca Após a mastigação e a salivação, o que era comida passa a ser conhecido como “bolo alimentar”, e após ser engolido é conduzido por todo o tubo digestório pelo movimento peristáltico.

9 Faringe Órgão que comunica boca e nariz com laringe e esôfago. Em outras palavras, é um órgão de passagem para dois sistemas (digestório e respiratório), por isso precisa contar com estruturas de defesa, as amídalas.

10 Faringe

11 Esôfago Órgão em forma de tubo, com a parede flexível, que conduz o bolo alimentar até o esôfago.

12 Esôfago

13 Estômago Órgão em forma de bolsa que realiza a digestão de duas formas, mecânica e química. A digestão mecânica se dá pela contração muscular das paredes do estômago. A digestão química ocorre pela ação do HCℓ (ácido clorídrico), que torna o pH do estômago bem baixo, e favorece a ação das enzimas do estômago (entre elas a pepsina, responsável por digerir proteína).

14 Estômago

15 Estômago Após essa etapa, o suco alimentar passa a ser chamado de Quimo.

16 Intestino Delgado Após deixar o estômago, o quimo é conduzido para o duodeno (região inicial do intestino) e é banhado por secreções como:

17 Intestino Delgado Bile: Secreção produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar, que tem a função de “quebrar” a gordura em partículas microscópicas. Suco Pancreático: Suco de várias enzimas que atuam na digestão de proteínas, lipídios e carboidratos. É produzido no pâncreas.

18 Intestino Delgado Após esse processo no duodeno (que mede aproximadamente 25 cm), o Quimo passa a ser chamado de Quilo, e é conduzido, pelos movimentos peristálticos, para as demais estruturas do Intestino Delgado, o Jejuno (2,5 m) e o Íleo (3,5 m), onde irá ocorrer a absorção de vitaminas e nutrientes. Essa função exige adaptação da mucosa intestinal, por isso esse tecido apresenta as microvilosidades em sua parede interna.

19 Intestino Delgado

20 Intestino Grosso Parte do sistema digestório especializada em absorver água. Também é função do intestino grosso armazenar sólidos que não conseguimos digerir (como a celulose), e restos de alimentos que não interessam ao organismo. Nesse órgão também ocorre a formação das fezes, que nada mais é do que um bolo de dejetos desidratado.

21 Intestino Grosso

22 Intestinos

23 Sistema Excretor As atividades metabólicas produzem resíduos que precisam ser “descartados” das células. A função do sistema excretor é justamente eliminar esses resíduos do corpo humano, na forma de excretas, como o suor, que é produzido pelas glândulas sudoríparas e formado basicamente por água, ureia, ácido úrico e cloreto de sódio. Podem ser excretadas também pelo ar expirado pelos nossos pulmões, que estão concentrados de gás carbônico.

24 Sistema Excretor Mas a principal forma de excreção é a urina, que é composta por cerca de 95% de água, mas também é composta por ureia, ácido úrico e cloreto de sódio. Produzida pelo Sistema Urinário, ela percorre os seguintes órgãos:

25 Sistema Excretor

26 Rins Glândulas em forma de feijão e que se encontram, em par, ao lado da coluna vertebral. Atuam como verdadeiros filtros, uma vez que são constituídos por milhões de néfrons, pequeninos tubos que retiram do sangue substâncias tóxicas, e as transforma em urina.

27 Rins

28 Ureter Tubo de músculo liso, que liga os rins à bexiga. Mede de 25 a 30 centímetros.

29 Bexiga Órgão oco e constituído por músculo liso, tem a forma de uma bolsa, e serve para armazenar a urina. Tem capacidade elástica, e nos adultos, pode comportar cerca de 700 ml. Quando o músculo está totalmente contraído, envia mensagens ao Sistema Nervoso Autônomo, e então sentimos vontade de urinar.

30 Bexiga

31 Uretra Canal composto por fibras de músculo liso, que conduz a urina da bexiga para fora do corpo. Nos homens percorre toda a região pélvica, passa pela próstata, e pelo corpo do pênis, e termina na glande, por ela passam a urina e o esperma. Nas mulheres, percorre apenas a região pélvica, e termina no períneo.

32 Uretra


Carregar ppt "Sistema Digestório e Excretor"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google