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PublicouNicolas Brás Canela Alterado mais de 8 anos atrás
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Prof. Dr. Osni Hoss hoss@utfpr.edu.br
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Mensuração Para mensurar ativos intangíveis é necessário identificar a agregação de valor e possíveis vantagens competitivas. Uma forma de evidenciar essa agregação de valor é fazer a distinção de ativos intangíveis com valor agregado e sem valor agregado.
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Tipo de valor
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Opções de mensuração Financeira, o qual sustenta que o valor da empresa é determinado pelo fluxo de caixa; Avaliação por múltiplos, que analisa a empresa a partir de indicadores de avaliação, comparando os dados com os de outras companhias similares, atuantes no mesmo mercado, comparação também feita com os da média do mercado de empresas similares; Avaliação mediante opções, que consiste em estabelecer o valor econômico de uma empresa, adotando-se técnicas similares às utilizadas para avaliar o preço de opções financeiras.
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Valoração Valorar os Ativos intangíveis é uma tarefa complexa e que exige uma pesquisa que busque identificar variáveis agregadoras de valor para a organização. É importante salientar que se deve olhar para as séries temporais passado, presente e futuro.
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Perspectivas
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Valoração tradicional I = VM VC Autores como Sveiby (1998) e Stewart (1998), defendem que os ativos intangíveis podem ser determinados pela diferença entre o Valor de Mercado e o Valor Contábil: Onde: I = Valor do Intangível VM = Valor de mercado VC = Valor Contábil
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Jóia (2001) Valor de Mercado Capital Intelectual HumanoEstrutural Inovação Processos Relações Valor Contábil FísicoMonetário
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Realizar atividade de fixação
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