A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Título do Trabalho: ANÁLISE DO PROCESSO DE MUDANÇA DO MODELO DE GESTÃO EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS A PARTIR DA REFORMA DO ESTADO DE 1995, Ciências Socialmente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Título do Trabalho: ANÁLISE DO PROCESSO DE MUDANÇA DO MODELO DE GESTÃO EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS A PARTIR DA REFORMA DO ESTADO DE 1995, Ciências Socialmente."— Transcrição da apresentação:

1 Título do Trabalho: ANÁLISE DO PROCESSO DE MUDANÇA DO MODELO DE GESTÃO EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS A PARTIR DA REFORMA DO ESTADO DE 1995, Ciências Socialmente Aplicáveis. Prof.ª Gabriela G. S. Fiates, Dr.ª; Lucas Rocha Juncklaus. PIBIC-CNPq – Campus Grande Florianópolis Introdução O presente trabalho visa analisar a transição do Modelo de Gestão Burocrático para o Modelo de Gestão Gerencial na Administração Pública. Objetivos A pesquisa visa analisar o processo de adaptação do TJSC a partir da percepção de seus gestores. Também visou mostrar em quais dimensões há evolução e outras que se mostram em maior lentidão Metodologia Analisar a Coleta de Dados dos Gestores e tabelá-los de acordo com as dimensões identificadas. Resultados Conclusões Conclue-se que em 15 anos de reforma os impactos não se tornaram estruturais, mas pontuais em algumas dimensões. Bibliografia BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 3. ed. Lisboa, Portugal: edições 70, 2004. PEREIRA, L.C.B. A reforma do Estado nos anos 90: lógica e mecanismos de controle. Brasília: Apoio Financeiro: Unisul DimensõesComponentesExemplos FREQUÊNCIA Nº Presentes % (total de frases) Estratégia: Modelo Patrimonialista - Top-Down - Definida pelo dirigente principal - Estática - Mudanças lentas e de pouco impacto “Vontade do chefe e com poucas mudanças” 86,25 Estratégia: Modelo Burocrática - Técnica - Decisões da autoridade legal - Estática - Mudanças lentas e de pouco impacto - Atendimento das regras e normas legais “Normas rígidas e leis que engessam a sua produtividade” 3728,91 Estratégia: Modelo Gerencial - Participativa - Incertezas - Focos de pressão - Flexibilidade - Ênfase nos resultados da organização “Gestão compartilhada e democrática” 6450 Estratégia: Modelo do Novo Serviço Público - Valores compartilhados (NSP - População) - Servir ao cidadão - Ligar órgãos públicos e privados - Accountability (Responsabilidade contábil, ecológica, ética e social) “Atender com eficácia e efetividade as necessidades daqueles que recorrem a ele” 1914,84 DimensõesComponentesExemplos FREQUÊNCIA Nº Presentes % (total de frases) Estrutura: Modelo Patrimonialista - Pré-Burocracia - Baixa especialização - Pouca complexidade - Poucos departamentos - Pouca formalização - Alto controle - Autoridade centrada em uma pessoa “Centralização do poder”95,33 Estrutura: Modelo Burocrático - Burocracia - Alta especialização - Alta complexidade - Muitos departamentos - Alta formalização - Alto controle - Autoridade centrada em níveis hierárquicos superiores -Padronização “Centralização do poder e hierarquia”13076,92 Estrutura: Modelo Gerencial - Pós-Burocracia - Foco é no resultado e não no processo - Formalização de metas - Formalização de processos gerais - Estrutura mais horizontalizada (menos níveis) - Empowerment – autocontrole - Autoridade centrada na hierarquia de competências “Estrutura organizacional está mais flexível e horizontalizada” 2011,83 Estrutura: Modelo do Novo Serviço Público - Democracia com foco no bem comum - Colaborativa - Conhecimento valorizado independentemente de onde (quem) estiver - Pensamento crítico - Diversos pontos de racionalidades - Presença de lideranças compartilhadas “Vem buscando formas de estimular o desenvolvimento profissional de cada um” 105,92 DimensõesComponentesExemplos FREQUÊNCIA Nº Presentes % (total de frases) Política: Modelo Patrimonialista - Vontade do chefe - Uso da organização em benefício pessoal - Habilidade política do chefe - Conhecimentos individuais do chefe “Vontade do chefe”21,65 Política: Modelo Burocrática - Uso de normas e regras em benefício próprio (grupos ou pessoas) - Aproximação a grupos com domínio da informação, regras e procedimentos. “Poder fazer aquilo que está previsto em lei” 108,26 Política: Modelo Gerencial - Planejamento - Orçamento - Relações informais “Através das reuniões regionais para a definição do plano plurianual” 10788,44 Política: Modelo do Novo Serviço Público - Base no respeito às leis por parte dos servidores - Importância dos valores da comunidade - Normas políticas - Interesse dos cidadãos “Seguimento dos princípios constitucionais das administração pública” 21,65 DimensõesComponentesExemplos FREQUÊNCIA Nº Presentes % (total de frases) Relação com o Ambiente: Modelo Patrimonialista - Percepção de poucos fatores ambientais - Relação estreita, porém mantendo independência - Pouca interdependência - Previsibilidade - Pouca ameaça externa “Há poucos fatores exteriores que afetam a organização” 23,57 Relação com o Ambiente: Modelo Burocrático - Muitos fatores ambientais, porém sem que estes afetem a organização; -Percepção de previsibilidade ambiental - Interdependência entre as partes - Estática - Mudança lenta - Há poucas ameaças ambientais percebidas “Uma lenta mudança”35,36 Relação com o Ambiente: Modelo Gerencial - Dinâmica - Complexa - Muitos fatores ambientais percebidos - Instabilidade - Foco no atendimento de demandas (identificação) - Fatores continuamente mutáveis “Preocupado em melhor atender ao público” 2544,64 Relação com o Ambiente: Modelo do Novo Serviço Público - Contribuir para sociedade - Dinâmica - Muito permeável - Atender às demandas dos cidadãos (Discussão, negociação, planejamento e controle) “O TJ busca atender ao cidadão da melhor maneira possível” 2646,43


Carregar ppt "Título do Trabalho: ANÁLISE DO PROCESSO DE MUDANÇA DO MODELO DE GESTÃO EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS A PARTIR DA REFORMA DO ESTADO DE 1995, Ciências Socialmente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google