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O PAPEL DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

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Apresentação em tema: "O PAPEL DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES"— Transcrição da apresentação:

1 O PAPEL DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Universidade de Pernambuco – UPE Curso de Licenciatura em Matemática Andriele Elayne Emyle Jarcielle Larisse Madelon Marcel O PAPEL DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

2 O PAPEL DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

3 O que é didática? “A didática é muito mais que a simples técnica de ensinar, é também a técnica de aprender a ensinar o que, historicamente, foi produzido ao longo do processo civilizatório engendrado pelos humanos”. Baseado nos pensamentos apresentados por Cipriano Luckesi.

4 O que é ser professor? “Sou um ser que tenho nas mãos o poder de mudar uma sociedade. Sou um formador de opinião e, juntamente com meus alunos, iremos deixar nossa marca neste mundo. Iremos fazer a diferença, somos seres únicos”. Professor Ricardo Nóbrega Lopes

5 O papel da didática na formação do professor
Ajudar a organizar o pensamento do educador Achar o melhor caminho para mostrar o conteúdo Ajuda a escolher o melhor método de ensino

6 A transposição didática e a transformação dos saberes
O texto a seguir foi retirado da BCC-PE (Base Curricular Comum) A ideia de Transposição Didática frequentemente é dividida em dois grandes momentos, a transposição didática externa e a transposição didática interna. A primeira toma como referência as transformações, inclusões e exclusões sofridas pelos objetos de conhecimento desde o momento de sua produção, até o momento em que eles chegam à porta das escolas. O produto dessa transposição didática externa se materializa, em sua maior parte, pelos livros didáticos e pelas orientações curriculares, como o presente documento. Por outro lado, a transposição didática interna se apresenta, por sua própria natureza, no interior da escola, e, mais particularmente, em cada uma de nossas salas de aula. É o momento em que cada professor vai transformar os conhecimentos que lhes foram designados para serem ensinados em objetos de conhecimento efetivamente ensinados. As escolhas efetuadas pelo professor é que determinam, de certa maneira, a qualidade das aprendizagens realizadas pelos alunos.

7 Nesse processo de transposição, a temporalidade, associada à aparição
dos objetos de conhecimento no cenário didático, também surge como elemento importante nas aprendizagens realizadas pelos alunos. A transposição didática deve entrar em ação diretamente articulado com o tempo de ensino, o tempo de aprendizagem. Atualmente, diversos estudos têm mostrado que esse tempo de aprendizagem é próprio de cada aluno, se caracterizando essencialmente pela não-linearidade.

8 CONCLUINDO... “A ação do educador não pode ser vista como deste modo, e sim de forma ideologicamente definida. A prática educacional é burocrática, e sim comprometida e fortemente ideológica, onde a mesma não pode ser exercida sem paixão, ou seja, não havendo identificação e vontade naquilo que faz...

9 Ambos os lados (educador e aluno) devem atuar juntos, não existindo assim superioridade, ou qualquer tipo de intimidação. O papel do educador nada mais é que auxiliar o aluno em um posicionamento crítico ao mundo e àqueles que lhe cercam”. Disponível em: da-didatica-na-formacao-do.html


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