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A aposentadoria voluntária do servidor público ao longo das reformas constitucionais.

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Apresentação em tema: "A aposentadoria voluntária do servidor público ao longo das reformas constitucionais."— Transcrição da apresentação:

1 A aposentadoria voluntária do servidor público ao longo das reformas constitucionais

2 Gravidade do problema jurídico Desde a promulgação da CF/88, o texto de seu art. 40, que trata da previdência social dos servidores públicos, sofreu 03 alterações (EC nº 20/98, EC nº 41/2003 e EC nº 47/2005). Diante desse fato, verifica-se um problema: Afinal de contas, qual regra aplicar aos servidores públicos em atividade à época de edição de cada uma dessas emendas constitucionais?

3 Podemos falar em direito adquirido ou alguma outra garantia em favor desses servidores?

4 “1. A aposentadoria é direito constitucional que se adquire e se introduz no patrimônio jurídico do interessado no momento de sua formalização pela entidade competente. 2. em questões previdenciárias, aplicam-se as normas vigentes ao tempo da reunião dos requisitos de passagem para a natividade ” (ADI nº 3.104) Nesse contexto, não preenchidos ainda todos os requisitos para o benefício, não se fala em direito adquirido, mas em mera expectativa de direito, a qual não é tutelada pelo ordenamento...  Na visão do STF...

5 A busca pela segurança jurídica das relações deve ser aplicada, ainda que não se fale em direito adquirido José Afonso da Silva: “ Nos termos da Constituição a segurança jurídica pode ser entendida num sentido amplo e num sentido estrito. No primeiro, ela assume o sentido geral de garantia, proteção, estabilidade de situação ou pessoa em vários campos, dependente do adjetivo que qualifica. Em sentido estrito, a segurança jurídica consiste na garantia de estabilidade e de certeza dos negócios jurídicos, de sorte que as pessoas saibam de antemão que, uma vez envolvidas em determinada relação jurídica, esta se mantém estável, mesmo se modificar a base legal sob a qual se estabeleceu ” Lásaro Cândido da Cunha “ Já é tempo de mudar de rumo. A previdência não pode continuar sujeita ás aventuras desarvoradas ou às especulações mistificadoras. Ela desempenha, no Estado moderno, uma função insuperável, e a essas responsabilidades só poderá corresponder se lhe for proporcionada, além dos meios técnicos e financeiros, a mais larga compreensão de sua função social e política.  Já para a doutrina...

6  Fixação de regras de transição nas Emendas Constitucionais - Art. 3º e 8º da EC nº 20/98 - Art. 2º, 3º e 6º da EC nº 41/03 - Art.3º da EC nº 47/05 Crítica doutrinária – embora tenham amenizado o impacto das reformas, as regras de transição não evitaram a ofensa à segurança jurídica da relação estabelecida entre o Estado e os servidores ativos à época de sua edição.  A medida correta passaria pela completa segregação das massas conforme a regra vigente à época de sua filiação ao regime. Tentativa de amenização do problema

7 Regras originais para a aposentadoria voluntária do servidor público no art. 40 da CF/88 Art. 40. O servidor será aposentado: (...) III - voluntariamente: a) aos trinta e cinco anos de serviço, se homem, e aos trinta, se mulher, com proventos integrais; b) aos trinta anos de efetivo exercício em funções de magistério, se professor, e vinte e cinco, se professora, com proventos integrais; c) aos trinta anos de serviço, se homem, e aos vinte e cinco, se mulher, com proventos proporcionais a esse tempo; d) aos sessenta e cinco anos de idade, se homem, e aos sessenta, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de serviço. (...) § 3º O tempo de serviço público federal, estadual ou municipal será computado integralmente para os efeitos de aposentadoria e de disponibilidade. § 4º Os proventos da aposentadoria serão revistos, na mesma proporção e na mesma data, sempre que se modificar a remuneração dos servidores em atividade, sendo também estendidos aos inativos quaisquer benefícios ou vantagens posteriormente concedidos aos servidores em atividade, inclusive quando decorrentes da transformação ou reclassificação do cargo ou função em que se deu a aposentadoria, na forma da lei.

8  Requisitos originalmente previstos Para a aposentadoria por TEMPO DE SERVIÇO: a) Com proventos integrais - homem: 35 anos de serviço ou 30 anos, se professor; - mulher: 30 anos de serviço ou 25, se professora b) Com proventos proporcionais - homem: 30 anos de serviço - mulher: 25 anos de serviço

9  Para a aposentadoria por IDADE voluntária: a) - homem: 65 anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de serviço b) mulher: 60 anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de serviço

10  Observações importantes: §§ 3º e 4º Cômputo integral do tempo de serviço nos regimes federal estadual e municipal para os efeitos de aposentadoria; Revisão do valor do benefício: mesma proporção e na mesma data, sempre que se modificar a remuneração dos servidores em atividade; Vantagens concedidas posteriormente aos ativos: estendidas aos inativos, inclusive quando decorrentes da transformação ou reclassificação do cargo ou função em que se deu a aposentadoria, na forma da lei.

11 Alterações na aposentadoria voluntária do servidor público no art. 40 da CF/88 após a EC nº 20/98 Principais alterações Transformação da aposentadoria por tempo de serviço em aposentadoria por tempo de contribuição; Incremento dos requisitos para aposentadoria por tempo de contribuição – além do tempo, passou-se a exigir também idade mínima e tempo de serviço (§1º, III do art. 40); Extinção da aposentadoria por tempo de serviço com proventos proporcionais.

12 Regra de transição (art. 3º da EC nº 20/98) Art. 3º. É assegurada a concessão de aposentadoria e pensão, a qualquer tempo, aos servidores públicos e aos segurados do regime geral de previdência social, bem como aos seus dependentes, que, até a data da publicação desta Emenda, tenham cumprido os requisitos para a obtenção destes benefícios, com base nos critérios da legislação então vigente. § 1º O servidor de que trata este artigo, que tenha completado as exigências para aposentadoria integral e que opte por permanecer em atividade fará jus à isenção da contribuição previdenciária até completar as exigências para aposentadoria contidas no art. 40, § 1°, III, a, da Constituição Federal. Constituição Federal § 2º Os proventos da aposentadoria a ser concedida aos servidores públicos referidos no caput, em termos integrais ou proporcionais ao tempo de serviço já exercido até a data de publicação desta Emenda, bem como as pensões de seus dependentes, serão calculados de acordo com a legislação em vigor à época em que foram atendidas as prescrições nela estabelecidas para a concessão destes benefícios ou nas condições da legislação vigente. § 3º São mantidos todos os direitos e garantias assegurados nas disposições constitucionais vigentes à data de publicação desta Emenda aos servidores e militares, inativos e pensionistas, aos anistiados e aos ex-combatentes, assim como àqueles que já cumpriram, até aquela data, os requisitos para usufruírem tais direitos, observado o disposto no art. 37, XI, da Constituição Federal.Constituição Federal

13 O que foi assegurado?  Aos servidores que, ingressantes no serviço público antes da EC nº 20/98, reuniam os requisitos para se aposentar antes da publicação da emenda, optar entre: Perceber seu benefício nos termos da redação original do art. 40; Perceber benefício nos termos do art. 40 alterado pela EC nº 20/98

14 Regra de transição II (art. 8º da EC nº 20/98) Art. 8º Observado o disposto no art. 4° desta Emenda e ressalvado o direito de opção a aposentadoria pelas normas por ela estabelecidas, é assegurado o direito à aposentadoria voluntária com proventos calculados de acordo com o art. 40, § 3°, da Constituição Federal, àquele que tenha ingressado regularmente em cargo efetivo na Administração Pública, direta, autárquica e fundacional, até a data de publicação desta Emenda, quando o servidor, cumulativamente: I - tiver cinqüenta e três anos de idade, se homem, e quarenta e oito anos de idade, se mulher; II - tiver cinco anos de efetivo exercício no cargo em que se dará a aposentadoria; III - contar tempo de contribuição igual, no mínimo, à soma de: a) trinta e cinco anos, se homem, e trinta anos, se mulher; e b) um período adicional de contribuição equivalente a vinte por cento do tempo que, na data da publicação desta Emenda, faltaria para atingir o limite de tempo constante da alínea anterior. § 1º O servidor de que trata este artigo, desde que atendido o disposto em seus incisos I e II, e observado o disposto no art. 4° desta Emenda, pode aposentar-se com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, quando atendidas as seguintes condições: I - contar tempo de contribuição igual, no mínimo, à soma de: a) trinta anos, se homem, e vinte e cinco anos, se mulher; e b) um período adicional de contribuição equivalente a quarenta por cento do tempo que, na data da publicação desta Emenda, faltaria para atingir o limite de tempo constante da alínea anterior; II - os proventos da aposentadoria proporcional serão equivalentes a setenta por cento do valor máximo que o servidor poderia obter de acordo com o caput, acrescido de cinco por cento por ano de contribuição que supere a soma a que se refere o inciso anterior, até o limite de cem por cento.

15 Continuação do artigo § 2º Aplica-se ao magistrado e ao membro do Ministério Público e de Tribunal de Contas o disposto neste artigo. § 3º Na aplicação do disposto no parágrafo anterior, o magistrado ou o membro do Ministério Público ou de Tribunal de Contas, se homem, terá o tempo de serviço exercido até a publicação desta Emenda contado com o acréscimo de dezessete por cento. § 4º O professor, servidor da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, que, até a data da publicação desta Emenda, tenha ingressado, regularmente, em cargo efetivo de magistério e que opte por aposentar-se na forma do disposto no caput, terá o tempo de serviço exercido até a publicação desta Emenda contado com o acréscimo de dezessete por cento, se homem, e de vinte por cento, se mulher, desde que se aposente, exclusivamente, com tempo de efetivo exercício das funções de magistério. § 5º O servidor de que trata este artigo, que, após completar as exigências para aposentadoria estabelecidas no caput, permanecer em atividade, fará jus à isenção da contribuição previdenciária até completar as exigências para aposentadoria contidas no art. 40, § 1°, III, a, da Constituição Federal. Constituição Federal

16 Regra de transição I (art. 3º da EC nº 41/2003) Art. 3º É assegurada a concessão, a qualquer tempo, de aposentadoria aos servidores públicos, bem como pensão aos seus dependentes, que, até a data de publicação desta Emenda, tenham cumprido todos os requisitos para obtenção desses benefícios, com base nos critérios da legislação então vigente. § 1º O servidor de que trata este artigo que opte por permanecer em atividade tendo completado as exigências para aposentadoria voluntária e que conte com, no mínimo, vinte e cinco anos de contribuição, se mulher, ou trinta anos de contribuição, se homem, fará jus a um abono de permanência equivalente ao valor da sua contribuição previdenciária até completar as exigências para aposentadoria compulsória contidas no art. 40, § 1º, II, da Constituição Federal.art. 40, § 1º, II, da Constituição Federal. § 2º Os proventos da aposentadoria a ser concedida aos servidores públicos referidos no caput, em termos integrais ou proporcionais ao tempo de contribuição já exercido até a data de publicação desta Emenda, bem como as pensões de seus dependentes, serão calculados de acordo com a legislação em vigor à época em que foram atendidos os requisitos nela estabelecidos para a concessão desses benefícios ou nas condições da legislação vigente.

17 O que foi assegurado?  Aos servidores que, ingressantes no serviço público antes da EC nº 41/03,reuniam requisitos para se aposentar antes da publicação da emenda, ma continuaram a trabalhar optar entre: Perceber benefício nos termos do art. 40 alterado pela EC nº 20/98, independente da data do pedido do benfício; Perceber seu benefíco nos termos do art. 41

18 Regra de transição II (art. 2º da EC nº 41/2003) Art. 2º Observado o disposto no art. 4º da Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro de 1998, é assegurado o direito de opção pela aposentadoria voluntária com proventos calculados de acordo com o art. 40, §§ 3º e 17, da Constituição Federal, àquele que tenha ingressado regularmente em cargo efetivo na Administração Pública direta, autárquica e fundacional, até a data de publicação daquela Emenda, quando o servidor, cumulativamente:art. 4º da Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro de 1998art. 40, §§ 3º17, da Constituição Federal I - tiver cinqüenta e três anos de idade, se homem, e quarenta e oito anos de idade, se mulher;I II - tiver cinco anos de efetivo exercício no cargo em que se der a aposentadoria; III - contar tempo de contribuição igual, no mínimo, à soma de: a) trinta e cinco anos, se homem, e trinta anos, se mulher; e b) um período adicional de contribuição equivalente a vinte por cento do tempo que, na data de publicação daquela Emenda, faltaria para atingir o limite de tempo constante da alínea a deste inciso.

19 § 1 º O servidor de que trata este artigo que cumprir as exigências para aposentadoria na forma do caput terá os seus proventos de inatividade reduzidos para cada ano antecipado em relação aos limites de idade estabelecidos pelo art. 40, § 1º, III, a, e § 5º da Constituição Federal, na seguinte proporção:art. 40, § 1º, III, a§ 5º da Constituição Federal I - três inteiros e cinco décimos por cento, para aquele que completar as exigências para aposentadoria na forma do caput até 31 de dezembro de 2005; II - cinco por cento, para aquele que completar as exigências para aposentadoria na forma do caput a partir de 1º de janeiro de 2006. (...) § 5º O servidor de que trata este artigo, que tenha completado as exigências para aposentadoria voluntária estabelecidas no caput, e que opte por permanecer em atividade, fará jus a um abono de permanência equivalente ao valor da sua contribuição previdenciária até completar as exigências para aposentadoria compulsória contidas no art. 40, § 1º, II, da Constituição Federal.art. 40, § 1º, II, da Constituição Federal. § 6º Às aposentadorias concedidas de acordo com este artigo aplica- se o disposto no art. 40, § 8º, da Constituição Federal.art. 40, § 8º, da Constituição Federal.

20 O que foi assegurado?  Aos servidores que, ingressantes no serviço público antes da EC nº 41/03, foi alterada a regra da aposentadoria proporcional, sem, contudo, direito à paridade ou à integralidade. Requisitos:  Ter o servidor ingressado no serviço público antes da EC nº 20/98;  Completar os requisitos na vigência do art. 2º da EC nº 41/03

21 Alterações na aposentadoria voluntária do servidor público no art. 40 da CF/88 após a EC nº 47/08 Art. 3º Ressalvado o direito de opção à aposentadoria pelas normas estabelecidas pelo art. 40 da Constituição Federal ou pelas regras estabelecidas pelos arts. 2º e 6º da Emenda Constitucional nº 41, de 2003, o servidor da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, que tenha ingressado no serviço público até 16 de dezembro de 1998 poderá aposentar-se com proventos integrais, desde que preencha, cumulativamente, as seguintes condições:art. 40 da Constituição Federalarts. 2º 6º da Emenda Constitucional nº 41, de 2003 I trinta e cinco anos de contribuição, se homem, e trinta anos de contribuição, se mulher; II vinte e cinco anos de efetivo exercício no serviço público, quinze anos de carreira e cinco anos no cargo em que se der a aposentadoria; III idade mínima resultante da redução, relativamente aos limites do art. 40, § 1º, inciso III, alínea "a", da Constituição Federal, de um ano de idade para cada ano de contribuição que exceder a condição prevista no inciso I do caput deste artigo.art. 40, § 1º, inciso III, alínea "a", da Constituição Federal Parágrafo único. Aplica-se ao valor dos proventos de aposentadorias concedidas com base neste artigo o disposto no art. 7º da Emenda Constitucional nº 41, de 2003, observando-se igual critério de revisão às pensões derivadas dos proventos de servidores falecidos que tenham se aposentado em conformidade com este artigo.art. 7º da Emenda Constitucional nº 41, de 2003


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