A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCENTES: GISELE REGIS EMANOELA FERREIRA KELLY ROCHA VIVIANE DA SILVA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCENTES: GISELE REGIS EMANOELA FERREIRA KELLY ROCHA VIVIANE DA SILVA"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO PESQUISA EM EDUCAÇÃO
DISCENTES: GISELE REGIS EMANOELA FERREIRA KELLY ROCHA VIVIANE DA SILVA DOCENTES: TERESINHA FRÓES EMANUEL MONTEIRO

2 Alfabetização Científica e Tecnológica no 3º ano do ensino Fundamental
Tema da pesquisa: Alfabetização Científica e Tecnológica no 3º ano do ensino Fundamental Título: Limites e Possibilidades: A alfabetização Científica e Tecnológica no terceiro ano do Ensino Fundamental.

3 PROBLEMÁTICA : Considerando as configurações da sociedade contemporânea, na qual há uma intensa produção e circulação do conhecimento cientifico e tecnológico, é notório o despreparo dos educandos e educadores para lidar com a imensidão de informações e conhecimentos que os cercam. Neste contexto buscamos através de uma analise dos PCN compreender nas orientações oferecidas para área de ciências e tecnologia possibilidades e limites para empreender a alfabetização cientifica e tecnológica no 3º ano do ensino fundamental. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Ciências no ensino fundamental deve-se: Mostrar a Ciência como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer o homem como parte do universo e como indivíduo (...).

4 PROBLEMA Até que ponto o processo de alfabetização cientifica no terceiro ano do ensino fundamental na escola municipal, ocorre segundo os critérios estabelecidos no PCN de ciências?

5 HIPÓTESES O ensino de Ciências Naturais no terceiro ano do ensino fundamental é desenvolvido de acordo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais; O ensino de ciências aliado a tecnologia pode ajudar o educando a resolver problemas do convívio social;

6 OBJETIVO GERAL Reconhecer de que forma o ensino da alfabetização científica e tecnológica segue orientada nos Parâmetros Curriculares Nacionais ocorre no 3º ano do ensino fundamental.

7 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Verificar como ocorrem as aulas de Ciências Naturais no 3° ano do ensino fundamental; Identificar como são planejadas as aulas de alfabetização científica e tecnológica no 3° ano; Avaliar se as aulas de alfabetização científica no 3° ano ocorrem de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais; Compreender as implicações ocasionadas pelo domínio do conhecimento tecno-cientifico para a formação do educando;

8 JUSTIFICATIVA O presente trabalho se faz relevante para a compreensão do processo de alfabetização cientifica e tecnológica nas práticas pedagógicas, sobretudo no ensino fundamental I e sua relação com a inserção do aluno neste mundo contemporâneo de informações que se multiplicam e se transformam aceleradamente. A proposta deste projeto é significativa para o processo de formação do aluno enquanto cidadão e destaca uma preocupação com o ensino de ciências e tecnologias no terceiro ano do ensino fundamental.

9 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Os anos que antecedem a Lei nº 5.692/71 o ensino de Ciências não era parte integrante das propostas curriculares de todas as séries de ensino. Em nossos dias, o Ensino de Ciências tornou-se parte integrante da estrutura curricular brasileira, sendo fundamental para a formação de um cidadão crítico e participativo na sociedade. Na sociedade contemporânea, estamos imerso em mundo letrado, no qual a alfabetização cientifica torna-se um fator preponderante para inserção social do sujeito e para sua formação cidadã.

10 Neste sentindo Sasseron (2008) destaca: A preocupação com a formação geral dos estudantes demanda estender estas fronteiras: não basta mais que os alunos saibam apenas certos conteúdos escolares; é preciso formar-lhes para que sejam capazes de conhecer estes conteúdos, reconhecê-los em seu cotidiano, construir novos conhecimentos a partir de sua vivência e utilizar os mesmos em situações com as quais possam se defrontar ao longo de sua vida. A educação escolar deixa de ter a obrigação de explorar apenas os assuntos de cada disciplina e precisa formar os alunos para viver em sociedade. Um papel bastante amplo se comparado com a educação que se previa antes da LDB.

11 O próprio parâmetro curricular do ensino fundamental revela que: Na sociedade na qual convivemos com a supervalorização do conhecimento científico e a intervenção da tecnologia, não é possível pensar na formação de um cidadão crítico à margem do saber científico. (BRASIL,1997 p. 21)

12 Neste sentido faz se necessário que o profissional da área de educação perceba que o processo de alfabetização cientifica e tecnológica envolve mais que o universo da simples leitura. Sendo a escola o espaço por excelência, responsável pela formação critica do sujeito, cabe a está promover o acesso ao conteúdo construído historicamente pelo homem, portanto torna-se fundamental o acesso ao conhecimento cientifico e tecnológico enquanto produção histórica da humanidade. Dessa forma, utilizar a ciência e a tecnologia em favor da educação faz parte de um avanço e que torna cada vez mais fácil e mais interessante para os educandos, interagirem com o conhecimento que circula em nossa sociedade.

13 A METODOLOGIA: A metodologia adotada para a elaboração deste trabalho envolve a pesquisa de campo do tipo qualitativa aliada a técnica de entrevista estruturada, apoiada na analise documental.

14 OS INSTRUMENTOS: Nessa pesquisa qualitativa optamos por utilizar os seguintes instrumentos de coleta de dados: a analise documental e a entrevista estruturada.

15 A ABRANGÊNCIA: Este projeto foi idealizado para ser realizado em uma escola municipal do ensino fundamental I. A pesquisa será realizada entre professores do 3º ano, coordenadores e equipe gestora.

16 CRONOGRAMA A tabela a seguir resume as atividades programadas para serem realizadas durante o programa de pesquisa apresentado.

17 DEZ/JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV X
Estruturação do Projeto de Pesquisa X Levantamento bibliográfico Revisão da literatura Elaboração da Metodologia de Pesquisa Pesquisa de campo: coleta de dados / Organização e análise dos dados Redação final do artigo para o concurso interno / Apresentação da pesquisa LEGENDA Organização do Projeto Redação do artigo parcial Apresentação da pesquisa

18 REFERENCIAS: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : ciências naturais /Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1997. GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de pesquisa social. - 6ª Ed. – 4ª reimpressão – São Paulo: Atlas, 2011. LUDKE, Menga & ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. S. Paulo, Editora Pedagógica e Universitária, 1986. MARCONI, Marina de Andrade e LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. – 7ª Ed. – 4ª reimpressão – São Paulo: Atlas, 2011. SASSERON, L.H. e CARVALHO, A.M.P., “Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo”, Investigações em Ensino de Ciências, v.13 n.3 pp , 2008.


Carregar ppt "DISCENTES: GISELE REGIS EMANOELA FERREIRA KELLY ROCHA VIVIANE DA SILVA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google