A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ASFIXIOLOGIA FORENSE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ASFIXIOLOGIA FORENSE."— Transcrição da apresentação:

1 ASFIXIOLOGIA FORENSE

2 CONCEITO DE ASFIXIA: É o impedimento das trocas gasosas em nível da membrana alveolar devido à alterações: da mecânica respiratória ou do meio ambiente.

3 Asfixia- Importância Legal:
Art. 121 C.P. - Matar alguém: Pena - reclusão, de 6 (seis) a 20 (vinte) anos. Homicídio qualificado § 2º - Se o homicídio é cometido: III - com emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que possa resultar perigo comum.

4 Asfixia- Importância Legal:
A asfixia é considerada meio cruel, o processo asfíxico somente produz a morte com cerca de cinco minutos, sendo meio demorado de produzir a morte com sofrimento da vítima, o que mostra o inequívoco dolo de matar. A morte em legítima defesa através da asfixia, é muito difícil de ser aceita, uma vez que vindo a pessoa a desfalecer no primeiro minuto, tem o agressor mais quatro minutos para arrepender-se e sustar o processo asfíxico.

5 CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS ASFIXIAS:
EXTERNAS: cianose da pele e extremidades (cor arroxeada decorrente do acúmulo de gás carbônico no sangue); equimoses conjuntivais; cogumelo de escuma ou espuma na boca; Livores de hipóstase: mais nítidos e precoces. INTERNAS: equimoses pleurais (manchas de Paltauf no afogado) e manchas de Tardieu nas demais serosas viscerais; congestão visceral; fluidez sangüínea (afogados).

6 EQUIMOSE SUBPLEURAL MANCHA DE PALTAUF
COGUMELO DE ESPUMA FLUIDEZ SANGÜÍNEA

7 Manchas de Tardieu

8 Petéquias em pericárdio
Criança vítima de afogamento Petéquias na regiao inferior da gengiva

9 CLASSIFICAÇÃO DAS ASFIXIAS:
Asfixias por constricção do pescoço: Enforcamento; Estrangulamento; Esganadura. Asfixias por sufocação: Direta: Oclusão das vias aéreas; Soterramento; Confinamento. Indireta: Compressão do tórax. Asfixias por mudança do meio ambiente: Afogamento; Gases irrespiráveis.

10 ASFIXIAS POR CONSTRICÇÃO DO PESCOÇO:
Enforcamento: É a modalidade de asfixia mecânica determinada pela constricção do pescoço por um laço cuja extremidade se acha fixa a um ponto dado, agindo o próprio peso do indivíduo como força viva. Natureza jurídica: suicida, homicida, acidental ou execução judicial.

11

12 Enforcamento Sinais Externos:
1 - Sulco Cervical. Características do sulco: Oblíquo, de baixo para cima e de diante para trás (raramente transverso); Interrompido ao nível do nó; Bordos desiguais (superior saliente).

13 ENFORCAMENTOS:

14 Posições dos enforcados

15 Enforcamento Sinais Externos:
Face congestionada e cianótica ; Petéquias conjuntivais e às vezes na pele; Língua protusa; Livores cadavéricos nas extremidades (HIPÓSTASES).

16 Enforcamento Sinais Internos:
Equimoses do subcutâneo e musculatura cervical; Roturas musculares no pescoço; Rotura transversal da íntima da artéria carótida (Sinal de Amussat); Fraturas do osso hióide; Rotura da tireóide; Lesões vertebrais (raras); Linha argentina: linha brilhante no fundo do sulco, aderente aos planos subjacentes; Gerais de asfixia.

17 Sinal de Amusat

18 Linha argentina

19

20

21 Estrangulamento: É a asfixia mecânica por constrição do pescoço por laço tracionado por qualquer outra força que não seja o próprio peso da vítima. Natureza jurídica: homicídio, acidente, suicídio e execução judicial.

22 Estrangulamento - sinais externos:
Sulco cervical único ou múltiplo: Geralmente transverso e horizontal; Contínuo, faltando a interrupção ao nível do nó (que inexiste), que encosta no pescoço; Bordos iguais. Cianose da face; Lesões de ataque e defesa (eventualmente).

23 Estrangulamento - sinais internos:
Sinais gerais de asfixia; Congestão do cérebro e das meninges; Hemorragias dos músculos cervicais; Lesões de cartilagens: cervicais e do osso hióide.

24

25 Esganadura: É a figura contundente constritiva: É homicida. Podem ser:
efetivada pelas mãos do oponente; joelhos e os pés; “ gravatas” com os membros (superiores e inferiores). É homicida. Podem ser: Típicas - Uso das mãos; Atípicas - Uso de joelho, braço.

26 Esganadura – Sinais Externos:
Petéquias conjuntivais; Equimose no pescoço; Escoriações no pescoço (estigmas ungueais nas esganaduras típicas); Sinais de ataque e de defesa.

27 Esganadura – Sinais Internos:
Sinais gerais de asfixia; Infiltrações sangüíneas dos planos do pescoço; Fraturas das cartilagens da laringe; Fratura do hióide.

28

29 Sufocação: Sufocação é modalidade de asfixia mecânica produzida pelo impedimento da passagem do ar respirável por meio direto ou indireto de obstrução. Por meio direto: Oclusão: dos orifícios ou dos condutos respiratórios. Por meio indireto: compressão do tórax e sufocação posicional.

30 Sufocações Podem ser : Diretas - é a obstrução devida ao impedimento de entrada de ar pela boca e/ou narinas e/ou vias aéreas superiores. Indiretas - consiste no bloqueio à expansão torácica extrinsecamente (movimentos respiratórios). Observa-se nestes casos a denominada Máscara Equimótica de Morestin. O mecanismo de morte por crucificação é por asfixia indireta.

31 Sufocação Direta por feijão

32 Aspiração de conteúdo gástrico. Resíduo de casca de feijão em destaque.

33 Sufocação indireta

34 Asfixias Oxiprivas: CONFINAMENTO; SOTERRAMENTO; AFOGAMENTO.

35 Confinamento: É a asfixia do indivíduo enclausurado em:
espaço restrito ou fechado; sem renovação de ar atmosférico; por esgotamento de oxigênio e, aumento gradativo de gás carbônico.

36 Soterramento: Ocorre quando o meio gasoso (ar) foi substituído por meio sólido (terra, areia, farinha ou outros). A natureza jurídica desta asfixia é , na maioria dos casos, acidental, podendo, no entanto, ser criminosa.

37 Soterramento: sinais externos: sinais internos:
Lesões contusas pelo impacto do material da soterração Resíduos do meio: (terra, areia, farinha etc.) sinais internos: Sinais gerais de asfixia; Presença de sólidos nas vias aéreas.

38 Afogamento: É a modalidade de asfixia, na qual ocorre a troca do meio gasoso por meio líquido, impedindo a troca gasosa necessária à respiração. Afogado azul ou verdadeiro: sinais de que realmente a morte se deu por afogamento. O indivíduo apresenta uma coloração cianótica, morte por aspiração de um meio líquido. Afogado branco de Parrot ou falso: por inibição (reflexo vagal) ou morreu fora da água. o indivíduo apresenta uma coloração branco. Não ocorre a aspiração de líquido.

39 AFOGAMENTO: DIAGNÓSTICO E PROBLEMÁTICA MÉDICO-LEGAL: Só podemos firmar o diagnóstico de morte por afogamento, quando associarmos os dados históricos com o exame do local e os achados da necrópsia. Se a morte ocorreu pela ação da água, encontraremos água, algas, areia e outros corpos estranhos abaixo da glote significando que o indivíduo as deglutiu. Já se a morte ocorreu previamente, a glote já se terá fechado e estes elementos podem ser encontrados até a este nível, não abaixo.

40 Asfixiologia Forense Afogamento
DIAGNÓSTICO E PROBLEMÁTICA MÉDICO-LEGAL: Só podemos firmar o diagnóstico de morte por afogamento, quando associarmos os dados históricos com o exame do local e os achados da necrópsia. A morte pode ocorrer pela água ou na água o que se constituem em diferentes hipóteses. Se a morte ocorreu pela ação da água, encontraremos água, algas, areia e outros corpos estranhos abaixo da glote significando que o indivíduo as deglutiu. Já se a morte ocorreu previamente, a glote já se terá fechado e estes elementos podem ser encontrados até a este nível, não abaixo.

41 Cogumelo de espuma em afogado: Na maioria dos casos, o afogamento é acidental. Raramente é decorrente de suicídio. Como algumas vezes a vítima de um homicídio é lançada na água, é importante fazer a distinção entre o afogamento e a imersão post-mortem do corpo. A presença de espuma nas vias aéreas indica que a vítima estava viva ao tempo da submersão. Freqüentemente a espuma é sanguinolenta, não como resultado de lesão, mas devido ao rompimento do tecido pulmonar pelo aumento da pressão dentro dos pulmões, como parte do processo de afogamento.

42 FASES DO AFOGAMENTO: FASE DE LUTA: é a fase em que o indivíduo percebe que está em perigo iminente de afogar-se: ingere muita água, muito líquido será encontrado no estômago e intestinos, afundando e vindo a tona inúmeras vezes.

43 FASES DO AFOGAMENTO: FASE DE APNÉIA VOLUNTÁRIA: O indivíduo afunda e prende a respiração, ocorrendo acumulo de gás carbônico. Diminui o estado de consciência, e o estímulo inspiratório se torna irresistível fazendo com que o indivíduo aspire o líquido.

44 FASES DO AFOGAMENTO: FASE DE ASPIRAÇÃO: o indivíduo aspira o líquido, alterando a equilibrio sanguíneo, sobrecarregando o volume sanguíneo, isto em água doce. Na água salgada o movimento é inverso causando uma hemoconcentração. Isto permite diferenciar os dois meios no qual ocorre a maioria dos afogamentos.

45 Afogamento – Sinais externos:
Pele anserina (arrepiada); Cogumelo de espuma (boca, narinas); Erosão nos dedos; Resíduos minerais e/ou vegetais na pele e roupa; Corpos estranhos sob as unhas; Maceração epidérmica (palma das mãos e planta dos pés rugosos); Lesões de pele por “ arrastamento” no fundo; Lesões pós-mortais produzidas por peixes e crustáceos: lábios, nariz e orelhas;

46

47 Afogamento – Sinais externos:
Cabeça de negro, devido ao fato da parte superior do corpo do afogado ser mais pesada, a mancha verde se inicia pela face e pescoço, com o escurecimento, a cabeça fica totalmente negra.

48

49 Afogamento – Sinais internos:
Presença de líquido nas vias respiratórias; Presença de corpos estranhos no líquido das vias respiratórias; Manchas de Paltauf nos pulmões; Diluição do sangue; Presença de líquidos no sistema digestivo.


Carregar ppt "ASFIXIOLOGIA FORENSE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google