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Design de Interação Prof. Josué Froner

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Apresentação em tema: "Design de Interação Prof. Josué Froner"— Transcrição da apresentação:

1 Design de Interação Prof. Josué Froner
IHC Design de Interação Prof. Josué Froner

2 Introdução Redirecionar a confecção de interfaces para a usabilidade dentro do desenvolvimento do design de interfaces; Objetivo: desenvolver produtos interativos que sejam utilizáveis, o que genericamente significa produtos fáceis de aprender, eficazes no uso, que proporcionem ao usuário uma experiência agradável.

3 Comparando bons e maus exemplos
Identificação de pontos fortes e fracos específicos de sistemas interativos diferentes; Observar onde é utilizado e por quem O que será projetato? Que tipo de atividades está sendo realizada pelas pessoas durante a interação? expressão escrita e falada, Ex.:Comunicação a distância  requer liberdade de destinatário (edição, consulta...) Tarefa: pense no que você pode fazer atualmente utilizando sistemas baseados em computador? Pense no número de interfaces e dispositivos interativos que estão disponíveis? Pense maneiras de usuário interagir com o sistema?

4 Quais saberes são importantes?
Considerar no que as pessoas são boas ou não Considerar o que pode auxiliar as pessoas na sua atual maneira de fazer as coisas; Pensar no que pode proporcionar experiências de qualidade ao usuário Ouvir o que as pessoas querem e envolvê-las no design; Utilizar técnicas baseadas no usuário durante o processo de design.

5 Vamos verificar nossa percepção
Pense e escreva: Qual é a diferença entre realizar uma chamada telefônica de um telefone público e de um celular? Observe : Quais os tipos de usuários para esses dispositivos a relação em cada caso: usuário – máquina Como é a interface de cada um – generalização Qual o contexto de uso

6 Design de Interação Design de produtos interativos que fornecem suporte às atividades cotidianas das pessoas, seja no lar ou no trabalho; Conhecimento de como as pessoas trabalham, se comunicam e interagem; Winograd (1997) o projeto de espaços para comunicação e interação humana

7 Design de Interação Disciplinas acadêmicas Práticas em desing
Ergonomia Psicologia cognitiva Informática Engenharia Engenharia de Soft Ciências sociais Fatores humanos IHC Práticas em desing Design gráfico Design de produtos Design artístico Industria de filmes Design de Interação Sistemas de informação Trabalho cooperativo suportado por computador Ergonomia cognitiva Eng. cognitiva Campos interdisciplinares

8 O que é IHC Início: Segunda Guerra, reafirma-se dec 60;
Hardware (usuários desempenho); Sinônimos: fatores humanos (UK), ergonomia (US), Interação Homem – Máquina; Conceitos únicos; O desempenho do usuário no contexto de qualquer sistema: computacional, mecânico, ou manual. Semântica; Homem + Computador + Interação ;

9 IHC herda um modelo cognitivista, que enxerga a mente como um software que processa as informações e o comportamento como output deste processo, numa analogia fraca à teoria da informação e à informática.

10 Objetivo Explicações e previsões para fenômenos de interação ;
Resultados práticos para o projeto da interface de usuário ; Prever se o sistema satisfaz as necessidades de usabilidade, aplicabilidade e comunicabilidade dos usuários.

11 Enfoques Design e desenvolvimento de hardware e software;
Estudo da capacidade e limitação física e cognitiva dos usuários: ergonomia, psicologia cognitiva; Instrumentação teórica e prática para o design de sistemas interativos (fenômenos, metodologias, técnicas, linguagens, e ferramentas); Modelos de interfaces e processos de interação

12 Motivação de estudo em IHC
Algumas justificativas: A interface é um elemento imprescindível para a aceitação de um sistema por parte do usuário; A eficiência do usuário é influenciada pela Interface; Existem sistemas onde os riscos fatais estão associados a sua interface; A ISO (9126) identifica seis características básicas para medir a qualidade do software, uma delas é a USABILIDADE.

13 Usuário frente a um sistema interativo
Final feliz : Satisfação e Conforto Saúde e bem-estar Produtividade Interface de qualidade: Utilidade Usabilidade Eficiência de uso Final nem tão feliz: aborrecimentos, frustrações stress, psicopatologias desperdícios e abandono do sistema Deficiências de interface: desconhecimento da atividade desconhecimento do usuário e das características (físicas, cognitivas, sociais) humanas desinteresse pela lógica de utilização

14 Interação Processo que engloba: Ações do usuário sobre a INTERFACE; e
E suas interpretações sobre as respostas reveladas pela INTERFACE.

15 O que e interface Alan Key: “For users, user interface is the program”
Moran “a parte de um sistema computacional com a qual uma pessoa entra em contato física, perceptiva, e conceitualmente” Meio através do qual o usuário interage com o computador, ou seja, um sistema de comunicação

16 DEFINIÇÃO IHC Por Hewett, Baecker, Card, Carey, Gasen, Mantei, Perlman, Strong e Verplank: Human-computer interaction is a discipline concerned with the design, evaluation and implementation of interactive computing systems for human use and with the study of major phenomena surrounding them. Interação Homem-Computador é a disciplina relacionada com o design-concepção, avaliação e implementação de sistemas de computação interativos para uso humano e com o estudo dos maiores fenômenos relacionados com os mesmos.


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