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Documento produzido pela equipe de Comunicação Digital G&A 1.

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1 Documento produzido pela equipe de Comunicação Digital G&A 1

2 Análise dezembro| 2014 No mês de dezembro, as redes sociais da BIC apresentaram crescimento menor de fãs em comparação com os meses anteriores. Mantivemos praticamente no período a base de fãs. Devemos isso ao fim da promoção BIC-se e à diminuição consequente dos investimentos em anúncios realizados na página. As férias de fim de ano contribuíram também para a diminuição de acessos. Percebemos, no entanto, que o público permanece interessado pelo conteúdo divulgado. Destacamos no último mês os posts institucionais com linguagem adaptada para o público jovem e com foco em assuntos quentes, como férias, Natal e resoluções pra o novo ano. Conforme alinhado com a BIC, permanecemos apostando no conceito de brand lover para conquistar o público jovem. Chamamos a atenção para o conteúdo a seguir: posts de oportunidade em referência ao Natal, série de posts da Agenda Positiva e vídeos do programa Traquitana, além de dicas de viagens por meio da hashtag #BICdeférias e dicas de presentes de Natal. Nas comunicações realizadas, destaque para os produtos de Colorir, para BIC Cristal, bem como Pimaco, acendedores, barbeadores e marking, todos eles inseridos em contextos divertidos e informativos. A campanha #fazerobemébom e a série sobre os vestibulares, por meio da hashtag #amigogentefina, continuam ativas. Dicas de português e culturais também estão sempre nos canais digitais.

3 Principais assuntos: Séries “Agenda Positiva” e Traquitana Vestibular Datas Comemorativas Posts de oportunidade Institucional Natal e férias 34 fãs 52 3.672,53 35 113 4.280 Análise dezembro| 2014

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5 O post elaborado pela G&A com o melhor desempenho recebeu investimento de R$ 400,00 e foi visualizado por quase 60 mil pessoas únicas. O conteúdo foi curtido 820 vezes. O post pago sobre um dos episódios da série Traquitana apresentou o maior alcance do mês de dezembro. Análise dezembro| 2014

6 O post acima de oportunidade sobre o Natal, que não recebeu investimento, merece destaque. O conteúdo obteve 60 curtidas ao todo, 8 compartilhamentos e foi visualizado por 1.144 pessoas. Desempenho, portanto, ótimo para um post não pago. Análise dezembro| 2014

7 O post do dia 12 de dezembro apresentou o menor desempenho do período. O conteúdo foi visualizado por apenas 403 pessoas únicas, tendo sido curtido 22 vezes. Como explicação para o resultado aquém das expectativas, destacamos a diminuição do alcance dos posts praticada pelo Facebook. Análise dezembro| 2014

8 O gráfico abaixo analisa a evolução da fan page BIC Brasil e das páginas dos principais concorrentes. A BIC se mantém na quinta posição. Análise dezembro| 2014

9 Principais assuntos: Vestibular Posts quentes Institucional Datas Comemorativas Natal e Férias Séries “Agenda Positiva” e Traquitana Análise dezembro| 2014 18 novos seguidores

10 O perfil da BIC Brasil no Twitter ocupa a sétima posição quando comparado aos perfis dos principais concorrentes, conforme o gráfico abaixo demonstra. Análise dezembro| 2014

11 Listamos abaixo as datas comemorativas referentes aos meses de janeiro e fevereiro. Sugerimos trabalhá-las nas redes sociais. Janeiro 08/01 – Dia Nacional da Fotografia 18/01 – Dia Internacional do Riso 25/01 – Aniversário da cidade de São Paulo Fevereiro 15/02 – Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil 17/02 – Carnaval 19/02 – Dia do Esporte

12 Produzir conteúdo quente é preocupação constante da G&A. O objetivo é aproveitar as últimas oportunidades de viralização oferecidas pela internet. Para obter mídia espontânea, precisamos inserir a marca nessas situações. Insistimos da importância de investir na promoção de posts estratégicos para a marca. No mês de dezembro, obtivemos somente a aprovação de investimento nos posts da série Traquitana. Aconselhamos outros investimentos no próximo período com o objetivo de aumentar o número de fãs e a taxa de engajamento. No ano passado, encaminhamos plano de investimento em ads. Continuar trabalhando com conteúdo educativo, como dicas culturais, de português, de vestibulares e de preservação do meio ambiente, para que a BIC mantenha imagem de marca responsável preocupada com o mundo ao seu redor – conceito de sustentabilidade. Permanecer monitorando as mensagens recebidas em nossos canais digitais a fim de criar relacionamento com blogueiros e demais influenciadores de opinião. O envio dos kits de Volta às Aulas tem como objetivo estreitar ainda mais o relacionamento. Análise dezembro| 2014

13 Bruno Toranzo Coordenador de Comunicação Digital brunotoranzo@gaspar.com.br Beatriz Bianco Analista de Comunicação Digital beatrizbianco@gaspar.com.br Análise dezembro| 2014 Equipe de Comunicação Digital G&A


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