A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (DAM) (80h)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (DAM) (80h)"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (DAM) (80h)
OBJETIVOS: Entender os fatores que influenciam o desenvolvimento. Compreender as diferenças entre os fatores intrínsecos e extrínsecos. Analisar a integração dos fatores na formação do comportamento motor. Valorizar a família como base de formação. Prof: Célio Souza

2 O que é desenvolvimento motor ?
É um processo continuo. Relacionado a idade, mas não depende dela. Influenciado pelo ambiente e pela biologia. Busca-se a proficiência motora (meta).

3 FATORES QUE AFETAM DESENVOLVIMENTO
Individual Hereditariedade, maturação, crescimento Fatores Intrínsecos Ambiente Experiência, Aprendizado, Encorajamento e Fatores Extrínsecos Características da tarefa Fatores Físicos e Mecânicos DESENVOLVIMENTO MOTOR

4 InfluÊncia biológicas: metamorfoses do corpo humano
Mudanças quantitativas – mensuráveis – (crescimento físico, peso, estatura, capacidades físicas). Mudanças qualitativas – processo maturacional – funções – (deslocar, falar, controlar o vontades fisiológicas). Maturação é o produto do crescimento e pouco influencia pelo ambiente. Porém sua velocidade e o nível de mudanças dependem da experiência (prática) proporcionada pelo ambiente.

5 DIREÇÃO DESENVOLVIMENTISTA
1 Céfálo-caudal: Progressão gradual do controle crescente da musculatura movendo-se da cabeça em direção aos pés. 2 Próximo distal: Refere-se especificamente a progressão da criança do centro para as extremidades.

6 ÍNDICE DE CRESCIMENTO O processo de crescimento auto-regulador compensará os desvios mínimos no padrão de crescimento, mas é freqüentemente incapaz de compensar os desvios maiores, especialmente no período neonatal e na infância.

7 “Flutuação auto-reguladora” - capacidade recuperação
Ex: bebês de baixo peso ao nascer / doenças graves Dependente da duração e severidade da privação e idade

8 INTEGRAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO
aumento da complexidade funcional dos mecanismos neurais de sistemas musculares Diferenciação: melhoria do controle com a utilização mais eficiente de grupos musculares na realização da tarefa (escrita cursiva) Integração: ação coordenada de grupos musculares opostos e sistemas sensoriais (recortar, agarrar) Reversíveis com a idade (níveis de atividade e atitude)

9 A integração refere-se a fazer com que vários grupos musculares opostos e sistemas sensoriais trabalhem em integração coordenada uns com os outros.

10 Períodos de aprendizados críticos e Suscetíveis
O conceito de períodos críticos e suscetíveis de aprendizado esta intimamente ligado a prontidão e gira em torno da observação que um individuo é mais suscetível a certos tipos de estímulos em certas épocas. X

11 Diferenças individuais
A tendência de exibir diferenças individuais é crucial. Cada pessoa é um individuo peculiar com sua própria escala de tempo para o desenvolvimento.

12 RESTRIÇÕES ESTRUTURAIS INDIVIDUAIS
Limitações do indivíduo relacionadas à estrutura corporal Altura, peso, massa muscular, tamanho dos membros, ...

13 Ambientes que afetam o Desenvolvimento Motor
AS INFLUÊNCIAS SOCIAIS E CULTURAIS: Marques e Catenassi (2005) faz parte de sistemas de cobranças na família, na escola, no grupo, de amigos e até pela mídia. Vinculo, afeto A PRIVAÇÃO E ESTIMULAÇÃO : NETO et al, (2004), mostra o que a maior parte das crianças que participaram brinca em casa, e que seus pais eram seus companheiros na maioria das vezes”. Isolamento Irmãos Tendência

14 Sexismo: “meninos pra cá e meninas pra lá”
Sexismo: “meninos pra cá e meninas pra lá”. Frase muitas vezes presentes no cotidiano da crianças. RAÇA, ETNIA E CULTURA : Segundo Martins e Szymanski (2004). Depende do Contextos que o indivíduo está inserido e onde se desenrolam os processos desenvolvimentistas.

15 Condições Econômicas: Saúde e falta de brinquedos
Condições Econômicas: Saúde e falta de brinquedos. Criança que brinca é saudável. Práticas de Criação Infantil: “...exploração do ambiente e a manipulação de objetos...” Experiências

16 Condição Econômica-financeira
Exemplo: os afro-americanos são mais incentivados a praticar esportes por suas famílias. O sucesso para eles é mais importante do que para os brancos, pois não existem muitos modelos (exemplos de sucesso) em evidência.

17 Opinião de quem conhecer!
“Antigamente a característica no Brasil era que se jogava futebol na rua, o que lamentavelmente tem diminuído ... Hoje o que se tem são as escolinhas, nas quais tudo ocorre de forma organizada. Se procura exercer influencia nas crianças de forma sistemática, e isto lamentavelmente, é um fator perturbador de seu desenvolvimento“ Tostão, ex-jogador da melhor seleção brasileira (1970)

18 Desenvolvimento é comportamental
Desenvolvimento é comportamental. O ser humano tem competência para se ajustar ao meio cultural afetando a direção do seu desenvolvimento.

19 O desenvolvimento é individual dentro do contexto cultural onde ocorre.
O ser humano esta num processo permanente de aprendizagem, pois o ambiente a sua volta esta em constates mudanças.

20 O ambiente familiar é o principal influenciador do desenvolvimento.
E dá direção os sonhos.

21 A FAMÍLIA É a BASE QUE DÁ CERTO !
A Dificuldade é a realidade. o sucesso é um sonho para poucos. Vídeo - ganso

22 Biológicos e ambientais.
Resumo da aula Biológicos e ambientais. Fatores intrínsecos e extrínsecos Todos tem múltiplas influencias. Integração dos fatores E a base de formação humana. A família

23 Se é certo que os pais transmitem aos filhos, de acordo com as leis genéticas, determinadas características e traços identificadores, não o é menos de que os valores, os princípios, as atitudes e os comportamentos não são transmissíveis de acordo com estas leis. O que implica a “obrigatoriedade” do seu ensino e fundamentalmente sua prática. (...) A educação (para os valores) é algo que se constrói! (Gonçalves, 2004) Referencias GALLAHUE, David L e OZMUN, Jonh C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor Bebes, Crianças, Adolescente e Adultos- Editora Phorte 3ª Edição.


Carregar ppt "Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (DAM) (80h)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google