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Séries Estatísticas FAPAN - Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte Disciplina: Estatística Aplicada.

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1 Séries Estatísticas FAPAN - Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte Disciplina: Estatística Aplicada

2 Tabelas É um quadro que resume um conjunto de observações
Compõe-se de: Corpo Cabeçalho Coluna Indicatória Linhas Casa ou célula Título Ainda há os elementos complementares da tabela (colocadas no rodapé): Fontes Notas Chamadas

3 Tabela

4 Tabela

5 Séries Estatísticas Séries históricas, cronológicas, temporais ou marchas.

6 Séries Estatísticas Séries históricas, cronológicas, temporais ou marchas.

7 Séries Estatísticas Séries históricas, cronológicas, temporais ou marchas.

8 Séries Estatísticas Séries geográfica, espaciais, territoriais ou de localização

9 Séries Estatísticas Séries geográfica, espaciais, territoriais ou de localização

10 Séries Estatísticas Séries geográfica, espaciais, territoriais ou de localização

11 Séries Estatísticas Séries específicas ou categóricas

12 Séries Estatísticas Séries específicas ou categóricas

13 Séries Estatísticas Séries específicas ou categóricas

14 Séries Estatísticas Séries conjugadas ou de dupla entrada

15 Séries Estatísticas Séries conjugadas ou de dupla entrada

16 Distribuição de Frequência
Dados Absolutos: são dados estatísticos resultantes da coleta direta da fonte, sem outra manipulação, senão contagem ou medida. Dados Relativos: são os resultados de comparações por quociente (razões) que se estabelecem entre os dados absolutos e tem por finalidade realçar ou facilitar as comparações entre quantidade.

17 Distribuição de Frequência
Tabela primitiva

18 Distribuição de Frequência
Rol

19 Distribuição de Frequência

20 Distribuição de Frequência
Distribuição de Frequência com intervalos de classe

21 Distribuição de Frequência
Distribuição de Frequência com intervalos de classe

22 Distribuição de Frequência
Classe de Frequência (i): são intervalos de variação da variável (k = nº total de classes): 154 |― 158  i = 2 Limites de Classe: são os extremos de cada classe: ℓ2 = 154 e L2 = 158 Amplitude de um Intervalo de Classes (h): é a medida do intervalo que define a classe: hi = Li – ℓi h2 = L2 – ℓ2  158 – 154 = 4  h2 = 4 cm

23 Distribuição de Frequência
Amplitude total da distribuição (AT): é a diferença entre o limite superior da última classe e o limite inferior da primeira classe: AT = limite superior máximo – limite inferior máximo AT = 174 – 150 = 24  AT = 24 cm Amplitude amostral (AA): é a diferença entre o valor máximo e o valor mínimo da amostra: AA = x(máximo) – x(mínimo) AA = 173 – 150 = 23  AA = 23 cm

24 Distribuição de Frequência
Ponto médio de uma classe (xi): é o ponto que divide o intervalo de classe em duas partes iguais:

25 Tipos de Frequência Frequência simples ou absoluta (fi): é o nº de observações correspondentes a essa classe: f1= 4, f2= 9, f3= 11, f4= 8, f5= 5 e f6= 3 A soma de todas as frequências é dado por: É evidente que: temos: ou:

26 Tipos de Frequência

27 Tipos de Frequência Frequência relativas (fri): são os valores das razões entre as frequências simples e a frequência total: Logo, a frequência relativa da terceira classe é:

28 Tipos de Frequência Frequência acumulada (Fi): é o total das frequências de todos os valores inferiores ao limite superior do intervalo de uma dada classe: (i = 1, 2, ..., k) Logo, a frequência acumulada até a terceira classe é:

29 Tipos de Frequência Frequência acumulada relativa (Fri): é a frequência acumulada da classe, dividida pela frequência total da distribuição: Logo, a frequência acumulada até a terceira classe é:

30 Tipos de Frequência

31 Distribuição de frequência sem intervalos de classe
Isso acontece quando se trata de uma variável discreta de variação relativamente pequena.

32 Distribuição de frequência sem intervalos de classe
Seja x a variável “nº de cômodos das casas ocupadas por 20 famílias entrevistadas”

33 Distribuição de frequência sem intervalos de classe
Completada com vários tipos de frequência:

34 Número de classes – Intervalos de classe
Para a determinação do nº de classes podemos usar a regra de Sturges:

35 Número de classes – Intervalos de classe
Para a determinação do nº da amplitude do intervalo de classe: Logo, para o exemplo anterior:


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