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O SENSO CRÍTICO E O MÉTODO

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Apresentação em tema: "O SENSO CRÍTICO E O MÉTODO"— Transcrição da apresentação:

1 O SENSO CRÍTICO E O MÉTODO
VER JULGAR AGIR O SENSO CRÍTICO E O MÉTODO

2 A inspiração para este método surgiu de duas formas:
1) Um grupo de casais de mais de 8 anos de existência queria passar de uma problemática conjugal e um engajamento paroquial para um engajamento social; 2) A Pastoral da Juventude viu que o uso do método era seu principal meio de formação da maturidade Cristã. A reunião dos bispos da América Latina em Puebla veio confirmar o método.

3 O método VER-JULGAR-AGIR é simplesmente uma explicitação de um processo de decisão da mente humana. Não é nada novo. Como qualquer outro método, não funciona como passe de mágica. Depende da maturidade do grupo. Ele desperta o senso crítico para que o cristão desenvolva a sua capacidade de perceber a realidade como ela é.

4 FINALIDADES: Desenvolver uma pedagogia de formação na ação;
Formar o senso crítico; Formar líderes cristãos que se engajem na transformação dos seus meios específicos; Educar para a liberdade; Ligar a religião com a vida; Chegar a decisões certas na vida diária;

5 FINALIDADES: Montar encontros de conscientização; Elaborar documentos;
Avaliar o engajamento e caminhada de um grupo; Resolver o problema de reuniões sem rumo; Método para chegar a decisões certas na vida das pessoas.

6 VER (ANALISAR, PERCEBER, LEVANTAMENTO DA REALIDADE)
Nesta primeira fase aprendemos a suspender nosso julgamento para verificar qual é a realidade mesma. Descobrimos até que ponto nosso próprio mundo de pensamentos e sentimentos corresponde à realidade das coisas.

7 ESTRUTURA DO VER Coloca-se o fato ou o tema:
a) se partir de um tema, cada um deve colocar fatos da sua experiência relacionados com o tema; b) se partir de um fato, cada um coloca um fato recente da sua vida. O grupo escolhe o fato mais significativo para ser aprofundado.

8 ESTRUTURA DO VER Fatos sobre o Tema ou Fato mais significativo:
a) será que é um fato isolado ou é comum? Alguém tem estatísticas? b) quais as afirmações são fatos e quais são boatos, opiniões? (atitude de desconfiança) c) precisa haver o desbloqueio para poder ouvir. O julgamento precipitado leva a erros. d) ver semelhanças, diferenças e contradições entre os fatos.

9 ESTRUTURA DO VER As Causas – se não aceitarmos as causas o remédio que aplicarmos depois não terá efeito. É importante distinguir: a) causas aparentes b) causas imediatas c) causas secundárias d) causa principal

10 ESTRUTURA DO VER As Conseqüências:
a) conscientização sobre a amplitude e gravidade do problema em discussão; b) ser capaz de ver causas e conseqüências é o primeiro passo para despertar o senso crítico;

11 ESTRUTURA DO VER FATOS – são como que os sintomas de uma doença;
CAUSA – é a própria doença; CONSEQÜÊNCIAS – é a morte, o enfraquecimento ou a cura.

12 JULGAR Julgar no sentido de analisar para discernir o que está certo e o que está errado e depois partir para uma ação transformadora. Julgar é perceber o que está ajudando ou impedindo os homens de se libertarem e se tornarem irmãos.

13 JULGAR Temos um elemento a mais para chegar à verdade: a Revelação de Deus através da Bíblia ou da Igreja. A Revelação vem dar o sentido profundo e último ao problema que é levantado e aprofundado no VER.

14 JULGAR O julgamento exige:
a) um conhecimento cada vez mais profundo da mensagem cristã, através de estudos, cursos, etc.; b) um clima de oração; c) um diálogo profundo com Cristo; d) uma purificação cada vez maior do nosso egoísmo pessoal.

15 AGIR A discussão deve concluir com pistas para a ação.
A ação em prol do outro faz parte integrante da vida do cristão. A ação do grupo tem que ser uma ação transformadora em cima das causas levantadas no VER.

16 AGIR A ação é diferente da atividade na medida em que é profunda, duradoura, refletida e transformadora. O grande inimigo da ação transformadora é o imediatismo – querer resolver o problema com resultados imediatos.

17 AGIR Para que o grupo faça uma ação concreta é preciso mostrar um projeto com todos os seus detalhes. A comunicação e a organização são elementos importantes. É importante começar com objetivos razoáveis. As pessoas aprendem através do processo, tornam-se mais capacitadas.

18 REVER (COBRAR E AVALIAR)
Sem avaliação a ação deixa de ser transformadora. Sem avaliação a ação não estimula novas ações. Sem avaliação a ação morre e o grupo para. Sem avaliação não se valorizam os sucessos e não se tiram lições dos fracassos.

19 VER-JULGAR-AGIR VER – descobrir a realidade;
JULGAR – formar a consciência crítica à luz libertadora do Evangelho; AGIR – transformar a realidade; REVER – as ações realizadas, para garantir a continuidade do processo e chegar a uma ação mais profunda.


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