A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Actividade da Construção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Actividade da Construção"— Transcrição da apresentação:

0 Introdução ao conceito BIM
A. Zita Sampaio Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georecursos IST/ICIST, Lisboa, Portugal

1 Actividade da Construção
A actividade da Construção envolve um vasto leque de profissionais: Requerendo um elevado grau de colaboração, partilha e transformação de informação e, naturalmente, de coordenação; O projecto tradicionalmente é baseado na documentação criada nas distintas etapas, cultura tecnológica de acção individual, ferramentas com lacunas na transferência de dados; Consequência: afecta objectivos funcionais e técnicos.

2 Actividade da Construção
O sector de caracter multi‑participativo reconhece que necessita de: Elaborar projectos baseados num maior grau de integração, cooperação e coordenação.

3 Modelação BIM Modelo vs. modelação (BIM):
“BIM is changing the way buildings are built”. Modelo BIM

4 Modelação BIM O BIM não é um simples modelador 3D CAD ou um gerador de quantidades de elementos ou com capacidade de obter imagens muito realistas. Modelo BIM, dependendo da informação, pode ser considerado modelo 3D (geometria de arquitectura, estruturas, serviços), modelo 4D (etapas de construção, 3D+tempo), modelo 5D (associação de custos) e modelo 6D (gestão pós-ocupação); O BIM apoia-se numa modelação paramétrica e na capacidade de interoperabilidade entre aplicações.

5 Interoperabilidade A interoperabilidade é a capacidade das aplicações interpretarem dados. É necessário haver um formato de dados comuns entre aplicações, para que o modelo BIM seja gerado (arquitectura), acrescentado (estruturas) e complementado (construção, serviços, …) em diversos passos do projecto; O formato de dados que permite transferir informação é o IFC (Industry Foundation Classes).

6 IFC (Industry Foundation Classes)
Um padrão IFC permite a interoperabilidade entre aplicações associadas ao BIM.

7 Modelação paramétrica
O BIM assenta na definição de modelos constituídos por objectos paramétricos ricos em informação. Objectos com informação geométrica por tipo (paredes ou lajes, vigas ou pilares com diferentes dimensões e materiais), características acústicas ou de isolamento, aspectos de manutenção e outros.

8 Modelação paramétrica
O processo de modelação estabelece relações: de interligação entre elementos; impõem restrições (colisão ou sobreposição).

9 Modelação paramétrica
Permite a automatização de mapa de quantidades e a rectificação após alteração do modelo BIM e acompanhar o planeamento em obra (modelo 4D).

10 Modelação paramétrica

11 Modelação paramétrica
Os modelos são 3D, compostos por elementos, com informação individual e restrições: Sobre o modelo são obtidos, com bastante rigor, os desenhos técnicos da documentação gráfica do projecto.

12 Casos BIM Projecto de construção em BIM (1998), Torre Eureka, em Melbourne.

13 Casos BIM Terminal 5 (Heathrow). Colaboração de equipa sobre um mesmo modelo (redução de 10% no custo).

14 Casos BIM Noruega. Aplicações em Open BIM (integração ao nível do fluxo de trabalho - compatibilidade).

15 Casos BIM Reabilitação. Modelo BIM a partir de 3D scâner.

16 Benefícios BIM fornece fontes seguras e robustas de informação e acesso a bases de dados de fases: equipas de projecto - concepção do modelo inicial, análise energética, estimativa de custos, apoia a tomada de resoluções e a optimização do projecto; Os empreiteiros - vantagens em termos de coordenação e, portanto, benefícios económicos; O cliente - melhor projecto, faseamento ao longo da obra, previsão de custos de gestão e de manutenção; gestão de serviços – informação ao longo do ciclo de vida do projecto.

17 Internacional BIM reflecte-se na regulação e entidades governamentais (Reino Unido e Norte da Europa). Finlândia: organização finlandesa Tekes desenvolve um programa de 160 projectos de base BIM; Suécia: levantamento (TI-barómetro) indica maior adesão BIM pelos arquitectos e não empreiteiros. Austrália: governo identifica duas recomendações chave: incentivar a indústria na utilização ampla do BIM e apoio a projectos-pilotos; considerar o BIM como uma parte fundamental nos projectos governamentais.

18 Reino Unido Government Construction Strategy (Maio 2011):
Indica a tecnologia BIM como o meio de tornar a indústria de construção mais eficiente, capaz de atingir o objectivo de reduzir custos na construção pública de 15-20%; Grupo de trabalho (BIM Task Group), constituído por especialistas da indústria, governo, sector público e ensino.

19 Reino Unido - COBie Objectivo:
Definir um plano de implementação BIM, de forma a atingir em 2016, a plena colaboração apoiada em modelo 3D BIM (com toda a informação e documentos do projecto em base electrónica) requerida no sector público; Um nível mínimo de colaboração Level 2 BIM é actualmente já requerido e tem por base a plataforma Construction Operations Building information exchange (COBie).

20 Nacional Trabalho desenvolvido pela Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção (PTPC): Grupo de Trabalho “Building Information Building” (GTBIM) com o objectivo de “facilitar e acelerar a adopção do BIM na indústria da Construção” e definir uma regulamentação (NormaBIM). A 1ª Conferência Internacional em BIM, Porto, Jun ª Conferência Internacional em BIM, Lisboa, Outubro 2014.


Carregar ppt "Actividade da Construção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google