Carregar apresentação
PublicouMarco Azeredo da Costa Alterado mais de 8 anos atrás
1
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
Didática, educação e ensino na atualidade; Tendências pedagógicas (abordagens de ensino); O ciclo docente planejamento, execução e avaliação; gestão das práticas pedagógicas; a relação professor/aluno; o espaço e a dinâmica da sala de aula; processo ensino-aprendizagem. Os saberes docentes. Competências e Habilidades docentes. As tendências de formação de professores.
2
Objetivos : Refletir sobre o papel do professor e a arte de ensinar bem; Construir um saber teórico-prático através da reflexão e experiências sobre o trabalho docente, comprometido com a busca da educação transformadora; Elaborar planos de ensino que garantam a educação de qualidade; Reconhecer as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos.
3
Metodologia: As aulas serão desenvolvidas através de dinâmicas participativas, tarefas individuais e em grupos, estudos de caso, reflexões enfatizando o debate; Aulas expositivas com participação dos alunos. Discussões a partir de textos de leitura prévia, interagindo com as experiências dos alunos. Projeção e debate a respeito de filmes sobre questões educacionais como: Vida Maria; Ensaio; Agora não Bernardo; Bem vindos à Holanda?
4
Conteúdo: Escola, Ensino e Didática: Relação escola sociedade
Didática: Um Campo em definição Competências e Habilidades Construção da identidade e trabalho do Professor: Formação e Profissão Construindo a identidade docente Saber docente, saber plural. O cotidiano da sala de aula: desafios e possibilidades A Ação docente frente às diferenças. Relação pedagógica Disciplina: Uma questão de autoridade ou autoritarismo? Planejamento, currículo e avaliação: Plano de ensino e seus elementos constitutivos Currículo: disciplinaridade- interdisciplinaridade Avaliação do processo ensino-aprendizagem
5
Avaliação: A avaliação levará em consideração a frequência às aulas, participação, elaboração dos trabalhos individuais (plano de aula) e trabalho em grupo ( plano de ensino) Produção de um livro de literatura infantil , com apresentação compartilhada. 01/12- Meu Primeiro Livro: Apresentação e socialização do livro de literatura infantil, confeccionado pelos alunos. Leitura de um livro sugerido na bibliografia do curso, valendo horas complementares (8 horas). Trabalho Individual: Plano de Aula / Elaboração de um livro de literatura infantil/ leitura de um livro sugerido na Bibliografia. Trabalho em grupo: Plano de Ensino.
6
Bibliografia 1 - LIBÂNEO, José. Carlos. Didática. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2001. 2 - LIBÂNEO José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998. 3 - LOPES Antônia Osima. Repensando a didática.17 ed.Campinas: Papirus 2000. 4 - BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias do ensino-aprendizagem. 22 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. 5-MORIN Edgard. Os sete saberes necessários à educação futura. São Paulo: Cortez, 2000. 6-PIMENTA Selma Garrido (Org.) Didática e formação de professores: percurso e perspectiva no Brasil e em Portugal. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2000. 7- VEIGA, Ilma. Repensando a Didática. Campinas: Papirus, 1992. 8– COLL, César. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre. Ed. Artmed
7
Cronograna: 04/ 0utubro – Visita a EE Jardim Iguatemi
Conhecendo uma sala de Leitura e trabalhando “Sequencia Didatica”, 19:30 Rua Confederação dos Tamoios, 182 Jd. Iguatemi 01/Dezembro – “Meu 1º. Livro” 16:00 Auditório da Faculdade Paschoal Dantas Socializando “Leituras Compartilhadas”
8
Para Pensar e Refletir:
Perguntaram a um Pedreiro: _O que você esta fazendo? _Assentando um tijolo. Perguntaram a outro: _O que está fazendo? _Construindo uma Catedral. Perguntaram a um professor: _O que está fazendo? _Dando uma aula. Perguntaram a outro: _O que está fazendo? _Formando uma Nação! Paulo Ronca
9
E VOCÊ...? Que Professor quer ser?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.