A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO."— Transcrição da apresentação:

1 COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DO ÓRGÃOS (UNIFESO) CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA ESCOLA MUNICIPAL CHIQUINHA ROLLA Supervisora bolsista: Herodias Miguel Bolsistas: Luana Peixoto Rosa CHUVA

2 2. DESENVOLVIMENTO Escolha do Tema: 2.1 Escolha do tema: O tema surgiu durante uma tempestade no meio da tarde no decorrer da aula. Que despertou uma conversa na turma sobre o motivo da chuva. 2.2 Questão problematizadora: Questões que foram levantadas pela turma após a escolha do tema: Por que chove? 1. INTRODUÇÃO O Programa de Iniciação à Docência (PIBID) financiado pela CAPES, possibilita aos estudantes de licenciatura prática pedagógica nas instituições de ensino da rede pública. A parceria entre UNIFESO e PIBID atua nas escolas da rede municipal de ensino de Teresópolis, promovendo a implantação da metodologia de projetos de trabalho, idealizada por Fernando Hernández. Metodologia que visa vincular o aprendizado da escola ao interesse do aluno que é o “protagonista” neste processo (Hernádez,1998, p.p.21,22). Atuo como bolsista de iniciação à docência na E. M. Chiquinha Rolla na turma de 3º ano (Ensino Fundamental), com faixa etária de 9a 10 anos de idade.

3 2.3 Hipóteses: Para um problema, surgiram quatro hipóteses diferentes. E através das pesquisas iremos descobrir qual ou se alguma delas de fato responde ao nosso problema. Porque Deus está chorando. Porque Deus está lavando sua casa. Um gigante está fazendo xixi. Porque as nuvens estão carregadas de água. 2.4 Pesquisas: As pesquisas foram desenvolvidas em visitas ao laboratório de informática da escola, na exibição de vídeo como fonte primária de informação. Que segundo Freire (2003), a pesquisa é uma estrutura que orienta o processo do ensino e das aprendizagens. Compartilhadas com as demais turmas da escola através do mural externo.

4 3. SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM Ao longo do semestre foram realizadas atividades com base no conteúdo curricular e em torno da temática “chuva”. Português: Pesquisa no LIED com registro escrito e debate sobre as descobertas em torno do tema do projeto de trabalho. Afim de analisar se as hipóteses elencadas eram convenientes em relação as descobertas feitas com a pesquisa. Matemática: Revisamos adição e subtração com quebra-cabeça estilizado com o tema “chuva”. Por meio de um dominó numérico foi trabalhada ordem numérica. Após observar que um aluno com apresentava certa dificuldade com alguns conceitos simples da Matemática, propus estes jogos. Ciências: Através da exibição de um desenho animado foi trabalhado arco-íris e seu fenômeno de refração. Seguido de uma experiência, realizada pela professora com uso de CD e folha de papel refletindo a luz do sol. Atividade que integrou o projeto de trabalho do PIBID ao projeto didático “Luz”, que a escola está desenvolvendo.

5 4. CONCLUSÃO Certamente, o PIBID acrescentou muito em minha formação acadêmica e experiência na vida docente. Pude observar a sinergia construída paulatinamente entre equipe escolar e pibidianos. E a oportunidade de acompanhar a apropriação da escola, desde a equipe pedagógica até os aluno, da metodologia de projetos de trabalho. BIBLIOGRAFIA FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, Ed. 25ª, 2003. HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação. Os projetos de trabalho. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=6BJ53dGzbHYC&printsec=frontcove r&hl=pt-PT&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false Acesso em: 07de maio de 2015.f=false


Carregar ppt "COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google