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Por Elizandro de Almeida Esquiam

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Apresentação em tema: "Por Elizandro de Almeida Esquiam"— Transcrição da apresentação:

1 Por Elizandro de Almeida Esquiam
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática Matemática e Educação Sexual: modelagem do fenômeno da absorção/eliminação de anticoncepcionais orais diários Marina Menna Barreto 2007 Por Elizandro de Almeida Esquiam

2 Estrutura utilizada Introdução
Capítulo 2 – Educação Sexual na Adolescência Capítulo 3 – Modelagem Matemática Capítulo 4 – Modelo Matemático da absorção de anticoncepcionais orais de uso diários Capítulo 5 – Fundamentação Teórica da Proposta Didática Capítulo 6 – Proposta Didática Capítulo 7 – Implementação da Proposta Didática Considerações Finais Referências Apêndices

3 Introdução Por que escolhi esse assunto? Necessidade de contextualizar
o ensino de matemática Por que escolhi esse assunto? Necessidade de contextualizar o ensino de matemática Por que escolhi esse assunto? Necessidade de contextualizar o ensino de matemática O que me perturba ou me inquieta em relação a esse assunto? Questão colocada pelos alunos. - Por que preciso estudar Matemática? - Qual a utilidade desta disciplina para minha vida? Tema em investigação? Modelo matemático particular que descreve a absorção/eliminação de anticoncepcionais orais de uso Diário, contribuindo para o tema Transversal “Orientação Sexual”

4 Capítulo 2 Educação Sexual na Adolescência
Estudos de caso 1- Através de pesquisa bibliográfica: O problema da gravidez na adolescência no Brasil e sua relação com a Educação Pública. 2- Como se dá a Educação Sexual: em uma escola pública de Porto Alegre

5 Capítulo 3 Modelagem Matemática
Breve explanação sobre modelagem matemática situando o modelo matemático do anticoncepcional, visando como metodologia de pesquisa.

6 Capítulo 4 Modelo Matemático da absorção de anticoncepcionais orais de uso diários
Foi desenvolvido o modelo,com base sugerido no esquema de Bassanezi (2004) para as etapas da construção. Foram tratados definições de modo geral, definições e soluções de equações, análise gráfica e algébrica

7 Capítulo 5 Fundamentação Teórica da Proposta Didática
Referencial teórico pedagógico Educação Matemática Teoria do Construtivismo Social Modelo visto como uma estratégia de Ensino e Aprendizagem Aprendizado situação não matemática próxima do aluno.

8 Capítulo 6 Proposta Didática
Adaptação do modelo para uma linguagem de ensino Médio, utilizando conceitos de matemática básica Funções e gráficos Progressões Geométricas Variável Potências

9 Capítulo 7 Implementação da Proposta Didática
Descreve e analisa duas experiências distintas: Primeira: com alunos do Colégio Estadual Odila Gay da Fonseca Realizada em sala de aula regular, 16 e 18h/aula, com 50 alunos de 2 turmas da 1ª série do Ensino Médio, no período de 17 de abril a 21 de maio de 2007, realizado pela própria mestranda. Segunda: com alunos do Colégio de Aplicação da UFRGS Realizada em sala de aula (Laboratório de Ensino) do Instituto de Matemática da UFRGS, 4 horas, com 6 alunos voluntários sorteados (3 de cada sexo, entre 15 e 16 anos) da 2ª série do Ensino Médio, no dia 9 de abril de 2007, e fez parte do trabalho da disciplina Laboratório de Práticas de Ensino de Matemática III.

10 Considerações Finais Referências Apêndices
Entende Valoriza Articulação Disciplinas Temas Transversais Educação Matemática Aprendizado sobre Educação Sexual Referências: Modelagem Matemática: Bassanezi (2004), Barbosa (1999, 2000, 2001), Biembengut (2003) Contextualização de Ensino de Matemática: Lima (1999, 2005-a) Absorção de Drogas no organismo: Bassanezi (1988) e Lima (2005-b) PCN's, Orientações Curriculares para o Ensino Médio – MEC Ministério da Saúde – cartilhas, Portal da Saúde, UNESCO Apêndices A, B, C, D e E: A = Outras fundamentações Farmacologia e Fisiologia B = Atividades voltadas ao modelo matemático C = Vídeo D e E = Questionário 1 e 2


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