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Restrições Orçamentárias

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Apresentação em tema: "Restrições Orçamentárias"— Transcrição da apresentação:

1 Restrições Orçamentárias
Acadêmicos: André Luiz Scharan Chaiana Cicorum Letícia Buchener Patrícia Guerez

2 Restrições orçamentárias
São as restrições que o consumidor enfrenta como resultado de sua renda ser limitada, tendo em vista os preços que ele deve pagar por diversas mercadorias e serviços Trata-se da segunda parte da teoria do consumidor.

3 Restrições orçamentárias
As pessoas consomem menos do que gostariam porque os seus gastos são limitados à sua renda. Mostra as várias combinações de bens que o consumidor pode se permitir de acordo com a sua renda.

4 Linha de orçamento São todas as combinações de bens para as quais o total de dinheiro gasto é igual à renda disponível.

5 Situação Consideremos a situação que um consumidor disponha de uma renda fixa I de R$ 80,00 semanais, que possa ser gasto com alimentos R$1,00 (PAA ) e vestuário R$ 2,00 (PVV ). Que são serão distribuídas pela expressão: PAA + PVV = I

6 Tabela: Cestas de mercado e a linha de orçamento
Cesta de mercado Alimentação (A) Quantidade Vestuário (V) Quantidade Despesas Total A 40 R$ 80,00 B 20 30 C D 60 10 E 80 Alimentação R$ 1,00 Vestuário R$ 2,00

7 Linha de Orçamento Vestuário ( unidades por semana ) A 40
PV = $ PA = $ I = $80 A 40 Linha do orçamento 1A+2V=R$80,00 B 30 C 10 20 20 D 10 Alimentação ( unidades por semana) E 20 40 60 80

8 Linha de orçamento À medida que a cesta consumida se move ao longo da linha do orçamento a partir do intercepto, o consumidor gasta menos com uma mercadoria e mais com outra. A inclinação da linha mede o custo relativo de vestuário e alimentação. A inclinação é igual à razão dos preços das duas mercadorias com o sinal negativo.

9 Linha de orçamento A inclinação indica a proporção segundo a qual pode-se substituir uma mercadoria pela outra sem alteração da quantidade total de dinheiro gasto. O intercepto vertical (I/PV) indica a quantidade máxima de V que pode ser comprada com a renda I. O intercepto horizontal (I/PA) indica a quantidade máxima de A que pode ser comprada com a renda I.

10 Efeitos das modificações na renda e nos preços

11 Modificações na renda Situação:
Caso a renda seja duplicada passando de R$80,00 para R$160,00, mas os preços continuam os mesmos.

12 Modificação na renda sobre a linha de orçamento.
Vestuário ( unidades por semana ) Um aumento da renda desloca a linha do orçamento para a direita 80 L3 I=R$80,00 60 Uma redução da renda desloca a linha do orçamento para a esquerda L2 I=R$80,00 40 L1 I=R$40,00 20 Alimentação ( unidades por semana) 40 80 120 160

13 Modificações na renda O consumidor poderá adquirir mais alimento e vestuário, deslocando a linha para direita. Mas se a renda for reduzida a metade, a poder aquisitivo irá diminuir e a linha de orçamento se deslocará para a esquerda.

14 Modificações nos preços
Situação: Suponhamos que o preço do alimento seja reduzido à metade, caindo R$ 1,00 para R$ 0,50, mas o preço do vestuário se mantenha.

15 Modificação nos preços sobre a linha de orçamento.
Vestuário ( unidades por semana ) Um aumento no preço do alimento para $2 modifica a inclinação da linha do orçamento e causa sua rotação para a esquerda. 40 L2 PA=1/2 30 Uma redução no preço do alimento para $0,50 muda a inclinação da linha do orçamento e causa sua rotação para a direita. L1 PB=1 20 L3 PA=2 10 Alimentação ( unidades por semana) 40 80 120 160

16 Modificações nos preços
A intersecção da linha do orçamento com o eixo vertical permanece inalterada, mas a inclinação se modificaria. Caso uma pessoa adquira apenas vestuário e nenhum alimento, não será influenciada pela modificação do preço, mas caso adquira terá seu poder aquisitivo ampliando.

17 Escolha por parte do consumidor

18 Escolha por parte do consumidor
Os consumidores escolhem uma combinação de mercadorias que maximiza sua satisfação, considerando o orçamento limitado de que dispõem. Satisfazendo duas condições:

19 1. Ela deve estar situada sobre a linha do orçamento.
Esquerda e abaixo da linha, uma parte da renda ficará disponível, visando um consumo futuro. Direita e acima da linha, a renda não será suficiente. Sobre a linha, é mais adequado e possível.

20 Linha de Orçamento Vestuário ( unidades por semana ) A 40
PV = $ PA = $ I = $80 A 40 Linha do orçamento A+2V=R$80,00 B 30 C 20 D 10 Alimentação ( unidades por semana) E 20 40 60 80

21 2. Deverá dar ao consumidor sua combinação preferida de bens e serviços.
Podemos afirmar que a satisfação é maximizada quando a taxa marginal de substituição (de V por A) é igual à razão entre os preços (de A sobre V).

22 Benefício marginal: é o benefício propiciado pelo consumo de uma unidade adicional de determinada mercadoria. Custo marginal: Custo de uma unidade adicional de determinada mercadoria.

23 Maximizando a satisfação do consumidor
Vestuário (unidades por semana) Linha do orçamento PV = $2 PA= $1 I = $80 O ponto B não maximiza a satisfação porque a TMS (-(-10/10) = 1) é maior do que a razão entre os preços (1/2). -10V +10A U1 40 B 30 20 20 40 80 Alimento (unidades por semana)

24 Maximizando a satisfação do consumidor
Vestuário (unidades por semana) PV = $2 PA= $1 I = $80 U3 D A cesta de mercado D não pode ser consumida dada a restrição orçamentária. 40 Linha do orçamento 30 20 20 40 80

25 Maximizando a satisfação do consumidor
PV = $2 PA = $1 I = $80 Vestuário (unidades por semana) A No ponto A, a linha do orçamento e a curva de indiferença são tangentes, e nenhum nível mais elevado de satisfação pode ser obtido. No ponto A: TMS =PA/PV =0,5 40 U2 Linha do orçamento 30 20 20 40 80 Alimento (unidades por semana)

26 Escolhas do consumidor por atributos de automóveis
Se um fabricante de automóveis for capaz de encontrar o ponto de tangência entre a curva de indiferença de determinado grupo e sua restrição orçamentária, ele poderá elaborar um plano de produção e marketing adequado.

27 Escolha do consumidor por atributos de automóveis
Tamanho (pés cúbicos) Estes consumidores estão dispostos a abrir mão de uma considerável dose de espaço interno para obter algum desempenho adiciomnal $10.000 $3.000 Potência (cavalos-força)

28 Escolha do consumidor por atributos de automóveis
Tamanho (pés cúbicos) $3.000 Estes consumidores estão dispostos a abrir mão de uma considerável dose de desempenho para obter algum espaço interno adicional $7.000 $10.000 Potência (cavalos-força) $10.000

29 Solução de Canto

30 Solução de Canto Situação na qual a taxa marginal de substituição por determinado bem em uma cesta de mercadoria não é igual à inclinação da linha do orçamento. O consumidor maximiza sua satisfação adquirindo apenas um entre dois bens.

31 Solução de Canto Iogurte (potes por mês) U1 U2 U3 A B Sorvete

32 Referências: Livro Microeconomia 6ª edição- Robert S Pindyck/ Daniel Rubinfeld.

33 Gratos pela atenção!


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