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NOÇÕES DE MECÂNICA 23 14 20 24 12 13 22 10 11 9 4 21 8 16 19 1 17 3 5 18 15 7 Clicar nos números para os comentários SAIR 2 6
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Um pistão
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Câmara de combustão
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Lubrificação da câmara
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Aínda mais lubrificação......
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Cambota Pistão Cárter de óleo
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o óleo do carter lubrifica a cambota que dá movimento ao pistão
O prinípio : o óleo do carter lubrifica a cambota que dá movimento ao pistão
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Bem lubrificada a cambota:
a força de tracção corresponde ao esforço de deslize entre o pistão e a parede . A força de tracção é igual à energia dissipada pelo movimento das moléculas do flúido que no interior não aderem às superfícies
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O princípio: Um motor é uma caixa estanque, Com vários poços chamados cilindros, nos quais sobem e baixam de forma estanque, os pistons. Este movimento de vai e vem movimenta uma manivela (a cambota) que comunica de seguida o seu movimento rotativo a uma árvore de transmissão que depois comunica a sua rotação às rodas motrizes...
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Os quatro tempos : A gasolina chega ao topo dos cilindros misturada com o ar através do carburador é o primeiro tempo : a admissão.
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A mistura explosiva encontra-se agora no topo do cilindro, na câmara de combustão.
O piston, movimentado pelo movimento do motor, comprime a mistura. É o segundo tempo : a compressão
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Num determinado momento, a vela produz uma faísca que inflama a mistura.
É o terceiro tempo : a explosão
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O piston é violentamente empurrado.
Os gases residuais da explosão são expelidos para o exterior do motor. É o quarto e último tempo: o escape
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Distribuição de quatro velas
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Injecção directa : JTD , TDI , HDI
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A cambota
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TURBO-COMPRESSOR MOTOR
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Duas rodas com pás, solidárias no mesmo eixo,
PRINCIPIO DO TURBO : Duas rodas com pás, solidárias no mesmo eixo, uma movimentada pelo escape, Outra aspirando a mistura e enviando-o para os cilindros....
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...isto permite assim um preenchimento mais completo
das câmaras de combustão, seja em ar ou em mistura...
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Antes da invenção do TURBO aumentavam-se o número de cilindros
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Principio da injecção directa:
A mistura é injectada directamente no cilindro. A injecção directa é gerada por uma bomba de alta pressão. O inconveniente deste sistema é ter um injector directamente em contacto com a combustão. É necessário um injector duro e resistente.
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Portanto aumento das câmaras : 4 CILINDROS EM LINHA
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O radiador
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...aínda a câmara
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