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Projeto Operador de Computador

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Apresentação em tema: "Projeto Operador de Computador"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Operador de Computador
AULA 03 Nas aulas anteriores, Aprendemos sobre o processamento de dados do computador e seu funcionamento. Hoje, veremos com mais detalhes os principais dispositivos de entrada. Conheceremos também um pouco mais sobre o principal periférico de saída, o monitor.

2 Teclado O teclado de um computador é um dos principais dispositivos de entrada. Por meio do teclado é possível enviar dados para o computador. Mas, “por que as teclas não são posicionadas em ordem alfabética?”. Veja bem, um dos problemas que as antigas máquinas de datilografia tinham era que, muitas vezes, na medida em que se digitava algum texto rapidamente, os martelinhos acabavam se prendendo um ao outro, até que o inventor americano Chistopher Scholes desenvolveu, após várias pesquisas, um layout considerado o mais apropriado para a solução desse problema.

3 Conhecendo o teclado Para conhecermos melhor o teclado, vamos dividi-lo em 4 partes: 1 - Teclas de função 2 - Teclas alfanuméricas 3 - Teclas de direção 4 - Teclado numérico

4 1 - Teclas de função: As teclas de função vão de F1 até F12 e não possuem funções específicas, pois suas funções variam de acordo com o software utilizado. A tecla F1, em especial, possui uma função padrão para a maioria dos softwares, que é a função Ajuda.

5 2 - Teclas alfanuméricas: Nessa parte do teclado, você encontra letras, números, acentos e caracteres especiais como: $. Além dessas, existem outras teclas, às quais chamaremos de teclas especiais. Vamos conhecê-las e ver as funções mais comuns:

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8 3 - Teclas de direção: O uso dessas teclas permite que você possa mover rapidamente o cursor (barrinha intermitente que indica onde aparecerá o caractere digitado).

9 Entre as teclas direcionais, existem 2 outras teclas que servem para editar o texto ou excluir textos e/ou objetos. Vejamos:

10 A seguir, veremos algumas outras teclas especiais
A seguir, veremos algumas outras teclas especiais. Normalmente, essas teclas são localizadas acima das teclas direcionais:

11 4 - Teclado numérico: O teclado numérico é muito semelhante a uma calculadora eletrônica. Nele encontramos, além dos números decimais (de 0 a 9), os 4 (quatro) principais operadores matemáticos: + = (adição) - = (subtração) * = (multiplicação) / = (divisão) Para se usar os números em seu teclado numérico, certifique-se de que a tecla NumLock esteja ativada, caso contrário, as teclas passarão a funcionar de forma direcional. Para saber se o teclado numérico está ativado ou não, verifique se o led referente a essa tecla está aceso.

12 É comum encontrar, em algumas teclas, dois ou mais caracteres
É comum encontrar, em algumas teclas, dois ou mais caracteres. Para adicionar alguns desses caracteres, é necessária a combinação com outras teclas. Vejamos um exemplo: Alguns teclados possuem teclas de acesso, que podem acionar algum comando, abrir programas ou arquivos, que necessitem apenas de um pressionamento. Existem também outros que controlam volume de som, zoom, entre outros.

13 Posição dos dedos Observe que em seu teclado, especificamente nas letras F e J, existe em cada uma um tracinho em alto relevo posicionado logo abaixo das referidas letras. Esses traços servem para indicar a posição inicial dos dedos indicadores (nº 4 exibido na imagem abaixo). Os demais dedos seguem na horizontal lado a lado com o indicador, exceto os dedos polegar (nº 5 exibido na imagem abaixo) que ficam posicionados na barra de espaços.

14 Postura do digitador Ficar muitas horas em frente ao computador pode causar muito desconforto, quando não há o cuidado com a ergonomia e respeitando os limites do corpo. É comum, após algumas horas digitando, sentirmos algum incômodo pelo corpo, como: dor no pescoço, ombros, coluna, costas, olhos ardendo, etc. Na maioria das vezes, essa sensação está relacionada à sua má postura enquanto digita. Além dos cuidados acima, quanto aos equipamentos e mobílias é importante também seguir essas dicas:

15 Iluminação: Sempre que possível, controle a iluminação evitando ambientes escuros ou claros demais, o que produz reflexos na tela do monitor. Cadeira: A cadeira deve ser confortável, de preferência com encosto ajustável. Mantenha o encosto adaptado à curvatura da coluna (A). Mantenha o descanso do braço na altura do cotovelo (B). A altura do assento deve ser ligeiramente abaixo da rótula do joelho; Mesa de trabalho: Escolha uma mesa que tenha um bom espaço para movimentar as pernas, além de uma altura suficiente para posicionar o teclado de forma correta; Monitor: Controle o brilho de seu monitor e procure evitar os reflexos. Se os controles manuais não lhe permitem fazer esses ajustes de forma satisfatória, reposicione o monitor ou coloque um protetor de tela. A posição do monitor também ajuda a evitar a fadiga ocular e problemas de coluna. Para isso, mantenha-o na altura dos olhos e a uma distância de aproximadamente 70cm (D). Teclado: Diretamente à sua frente; Mouse: Próximo ao teclado e no mesmo nível.

16 Mantenha uma distância da tela do monitor e periodicamente procure focalizar pontos mais distantes, isso ajuda a evitar a fadiga ocular; Evite movimentos rápidos e repetitivos com a cabeça. Se você tem dificuldades para digitar olhando apenas para o papel, utilize os suportes para papéis, evitando fazer vários movimentos laterais com a cabeça; Quando estamos sentados, a coluna lombar precisa de um esforço extra para manter o equilíbrio do corpo e esse esforço extra, equivale a 30% do normal. Para aliviar esse esforço, basta levantar-se de vez em quando, se sua cadeira não permite fazer os devidos ajustes. Outra dica interessante é colocar uma almofada na parte inferior da coluna, mantendo os ombros e os quadris alinhados (E); Durante a digitação, procure manter os punhos retos (F) e procure realizar uma digitação suave; Mantenha os joelhos um pouco mais baixo que a coxa (G) e a planta dos pés apoiada no chão ou em um suporte (H). Evite deixá-los pendurados ou apoiados na ponta dos dedos, o quê pode causar um desconforto na parte inferior da coluna.

17 Mouse O mouse é o segundo dispositivo mais usado durante as principais tarefas realizadas em um computador. É um dispositivo de entrada e, por meio dele, executamos comandos simplesmente clicando em botões ou em diversas outras partes da tela, de acordo com o software que está sendo usado, por meio de um cursor exibido na tela. Por padrão, esse cursor é representado por uma seta, mas é possível encontrá-lo em vários outros formatos (isso pode ser configurado pelo próprio usuário). Os modelos atuais possuem 3 botões que são identificados como: botão esquerdo, direito e scroll. O scroll, conhecido também como botão de rolagem, fica localizado no centro do mouse, ou seja, entre os outros dois botões e é útil para acessar as partes superior e inferior de páginas da internet, editores de texto, planilhas, etc. Existem também os mouses biométricos, que são usados com softwares específicos e que já acompanham o mouse. Estes são capazes de fazer a identificação do usuário.

18 Atualmente, existem basicamente 4 conexões diferentes: PS2, USB, infravermelho e bluetooth (esses dois últimos são os que chamamos de mouse sem fio ou wireless). Temos, basicamente, quatro tipos de mouse, que são: esfera (conhecido como mouse de bolinha), óptico (utilizam um par de LED em fotodiodo ou sem o LED utiliza-se um sensor infravermelho), laser (utiliza um diodo de laser infravermelho) e o mouse sem fio (funciona com tecnologia de radiofrequência e necessita de um receptor ligado ao computador).

19 Monitor de vídeo Conforme mencionado anteriormente, o monitor de vídeo é um dispositivo de saída que permite a visualização dos dados de maneira rápida e visual. Atualmente, está disponível em basicamente duas tecnologias que diferem quanto aos componentes internos usados para a produção das imagens. As tecnologias são: CRT: Do inglês Cathode Ray Tube, que significa tubo de raios catódicos. São os monitores mais antigos e que possuem o tão conhecido tubo de imagem. LCD: Ao contrário do CRT, o monitor LCD não precisa do tubo de imagem, pois sua imagem é formada diretamente na tela. LCD vem do inglês, Liquid Cristal Display, que quer dizer monitor de cristal líquido

20 Resumindo, as tecnologias mais comuns para monitor são:
CRT (Catodic Ray Tube) - tubo de raios catódicos; LCD (Liquid Crystal Display) - tela de cristal líquido; Plasma - parecido com LCD, mas contém um gás que fica entre as duas camadas do cristal líquido; LED (Light Emitting Diode) – feito a partir do diodo (material semicondutor) que é capaz de emitir luz quando energizado; OLED (Organic Light Emitting Diode) - parece com o LED, embora se diferem na composição, pois é um material formado por diodos orgânicos (carbono), que ao receber carga elétrica geram luz; AMOLED (Active Matrix OLED) – o que difere o AMOLED do OLED é que as telas são do tipo matriz ativa, onde os transistores consideram cada pixel; Touchscreen - telas sensíveis ao toque surgiram com o uso dos smartphones e tablets; Telas Resistivas – acionadas com a ponta dos dedos; Telas Capacitivas – muito mais sofi sticadas que as Resistivas; Telas 3D – visão tridimensional com uso ou não de óculos especiais

21 Exercícios Qual a principal função do teclado?
Por que a disposição das teclas não é feita em ordem alfabética? Quem inventou o layout conhecido como Qwerty? Quantas e quais são as partes em que se divide o teclado? Quais as duas teclas que representam a posição inicial do dedo indicador? Cite alguns cuidados que devemos ter quanto à postura correta de um digitador. Cite alguns cuidados que devemos ter quanto ao ambiente de trabalho de um digitador. Para que serve e como funciona o mouse? Explique o que você entende sobre as tecnologias CRT e LCD em um monitor de vídeo.

22 Fim da Aula 03


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