A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“OFICINA” DE FOGUETES – NÍVEL 4 Professores Responsáveis:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“OFICINA” DE FOGUETES – NÍVEL 4 Professores Responsáveis:"— Transcrição da apresentação:

1 “OFICINA” DE FOGUETES – NÍVEL 4 Professores Responsáveis:
Ensino Médio Professores Responsáveis: Diones Charles Demetrius Leão Fernando Vieira Luis Sérgio

2 A Mostra Brasileira de Foguetes - MOBFOG

3 OBA 2014 Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA 2014
A OBA possui uma única fase e consiste na realização de uma prova no dia 16/05/14, no horário mais conveniente para a Escola e na própria Escola.  Nível 4: destinada aos alunos regularmente matriculados em qualquer série/ano do ensino médio. Duração desta prova: quatro horas. Certificados; Medalhas; Brindes; Jornada espacial (60 alunos); Olimpíada Internacional (1000 alunos).

4 MOBFOG 2014 Mostra Brasileira de Foguetes – MOBFOG 2014
Nível 4: destinada aos alunos regularmente matriculados em qualquer série/ano do ensino médio. O foguete será construído pelos alunos a partir de duas ou mais garrafas pets de qualquer volume, que ficará presa numa base de lançamento também presa no chão, construída pelos alunos e terá como combustível somente a mistura, em qualquer proporção, de vinagre com concentração de 4% de ácido acético e bicarbonato de sódio (puro ou contido no fermento em pó). Premiação nacional – Medalhas; Certificador; Jornada de Foguetes (100 equipes); Bolsa de iniciação científica: 60 bolsas CNPq; Troféus (equipes); Equipes internacionais.

5 Construindo e Lançando Foguetes

6 Construindo o Foguete

7

8 Parte de um foguete Coifa; Tanque de combustível; Aletas (ou empenas);
Tubeira.

9 Materiais Necessários
Duas garrafas PET de 2 litros (iguais, com tampas e de paredes retas); Fita adesiva larga; Tesoura; Estilete; Régua; Projeto com dimensões das empenas (aletas); Papelão (4 empenas/aletas). Obs.: Não utilize materiais que danifiquem a garrafa, como cola quente, por exemplo.

10 Etapas da Construção Manter uma das garrafas intacta;
Cortar a parte superior da outra garrafa; Colar a parte superior ao fundo da garrafa intacta; Cotar o restante da garrafa (saia) e colar na parte do cargalo da garrafa intacta; Riscar as empenas no papelão (vide modelo); Cortar as 4 empenas (aletas); Fixar as empenas/aletas (com fita adesiva);

11

12

13

14 Construindo a Plataforma

15

16 Plataforma de Lançamento

17 Materiais necessários
A base em forma de “U” será construída com 5 canos de pvc marrons de 20 mm de diâmetro; Sendo dois pedaços de 20 cm (ou quatro para o formato em “H”); Um pedaço de 25 cm; Dois pedaços de 10 cm.

18 Os canos serão conectados entre si usando-se:
2 “caps”; 2 joelhos ou cotovelos para o formato em “U”; 1 “te” para o formato em “U” ou 3 para o formato em “H”; Os pedaços de 10 cm são conectados num “te” e nos joelhos; Os dois pedaços de 20 cm são conectados nestes joelhos e tampados com o caps; O pedaço de 25 cm, ou tubo de lançamento, é conectado no primeiro “te”, este, depois colado nos pedaços de 10 cm.

19

20 Gatilho 4 (ou mais) abraçadeiras de nylon, com cabeça de 3,6 mm;
Uma abraçadeira de metal; Um pedaço de cano branco, de 4 cm de diâmetro com 4 cm de comprimento; Um balão número 6,5 (anel); Um palito de churrasco ou material parecido com ponta; Barbante.

21

22

23 Combustível Vinagre de concentração de 4% (ácido acético);
Bicarbonato de sódio Balão; Vareta de churrasco; óculos de segurança; Capa de chuva;

24 Conclusão: O Foguete é acelerado no sentido de y positivo!
2º lei de Newton Σ Fy = E – A – P > 0  Conclusão: O Foguete é acelerado no sentido de y positivo!

25 A Trajetória do Foguete
Vôo Descendente Vôo Ascendente Lançamento Recuperação

26 Para Lançar o Foguete Escolher o local adequado (segurança);
Preparar o combustível; Plataforma de lançamento; Abastecer foguete; Ajustar o foguete à plataforma; Fixar a plataforma ao chão; Pressurizar o foguete; Fazer contagem regressiva: 10, 9, 8, . . ., 0! Liberar o foguete do lançador; Atenção!

27 Código de Segurança Em que pese ser uma atividade divertida, é imperativo que todos aqueles envolvidos em uma operação de lançamento de mini-foguetes estejam cientes dos riscos envolvidos e estejam preparados para conduzir a operação de lançamento dentro de critérios de segurança. Vale lembrar que o Código de Segurança ora proposto visa não somente à proteção dos participantes da atividade, mas, também, das pessoas que, mesmo não participando da atividade, possam sofrer suas conseqüências. Portanto, é fundamental que as regras a seguir apresentadas sejam lidas, entendidas e seguidas, à risca, por TODOS aqueles envolvidos em uma operação de lançamento.

28 Código de Segurança Não usar material metálico em qualquer parte do foguete. A pressão a ser utilizada será de, no máximo, 75 libras por polegada quadrada (75 psi), equivalente a cinco vezes a pressão atmosférica. Não utilizar cola a quente para fixar as empenas ou qualquer outra parte do foguete na garrafa que compõe a câmara de pressão. Para esse fim somente utilizarei fita adesiva de qualidade comprovada. Durante a construção, testes ou lançamento eu não manusearei ou me aproximarei de um foguete cuja câmara esteja pressurizada.

29 Código de Segurança Fazer uma contagem regressiva antes do lançamento.
Assegurar que as pessoas na área de lançamento estejam sempre cientes da iminência do lançamento do foguete e possam ver o foguete antes de começar a contagem regressiva de dez segundos. Não lançar o foguete usando-o como uma arma. Se o foguete sofrer alguma falha de lançamento, não permitir que alguém se aproxime do lançador até que o mesmo tenha sido despressurizado pelo responsável pelo lançamento. Verificar a estabilidade do foguete antes do 1o vôo.

30 Código de Segurança Nunca transportar animais e nem carga útil que seja intencionada para ser inflamável, explosiva, ou prejudicial à saúde ou ao meio ambiente. Nunca ajustar o dispositivo de lançamento na posição vertical. Se um foguete ficar preso a um fio elétrico ou em outro local perigoso, não tentar soltá-lo. Caso necessário, deve-se procurar o socorro adequado junto às autoridades públicas (Corpo de Bombeiros e Polícia local).

31 Vamos lá! Lançamento oficial: dia 10/05 as 8h00


Carregar ppt "“OFICINA” DE FOGUETES – NÍVEL 4 Professores Responsáveis:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google