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Gerenciamento de Custos Daniel V. de Almeida Gilberto de S. Milani Glaucya B. Cardoso Keren Hapuc de Moraes Marco Aurélio de A. Netto.

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1 Gerenciamento de Custos Daniel V. de Almeida Gilberto de S. Milani Glaucya B. Cardoso Keren Hapuc de Moraes Marco Aurélio de A. Netto

2 Introdução O gerenciamento dos custos inclui os processos envolvidos em estimativas, orçamentos e controle dos custos, visando que o projeto seja concluído dentro do orçamento aprovado

3 Introdução Dividido em três atividades principais: Gerenciamento dos Custos do Projeto Estimar os Custos Determinar o Orçamento Controlar os Custos

4 Introdução Estimar os custos: o processo de desenvolvimento de uma estimativa de custos dos recursos monetários necessários para terminar as atividades do projeto; Determinar o orçamento: o processo de monitoramento do andamento do projeto para atualização do seu orçamento e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base dos custos; Controlar os custos: o processo de monitoramento do projeto para atualização do seu orçamento e gerenciamento das mudanças na linha de base dos custos.

5 Introdução Embora esses processos se apresentem separados (elementos distintos com interfaces bem definidas, eles podem ser sobrepor e interagir. Cada processo ocorre pelo menos uma vez em todo o projeto e em uma ou mais fases do mesmo, se for dividido em fases.

6 Introdução O gerenciamento de custos pode estabelecer: o Nível de exatidão; o Unidade de medida; o Associação com procedimentos organizacionais; o Limite de controle; o Regras de medição de desempenho; o Formatos de relatório; o Descrição dos processos.

7 Introdução O Gerenciamento de Custos do projeto deve considerar os requisitos das partes interessadas para a captura dos custos. Preocupa-se principalmente com o custo dos recursos necessários para completar as atividades do projeto. Deve-se considerar também os efeitos das decisões de projeto no custo recorrente subseqüente do uso, manutenção e suporte do produto, serviço ou resultado do projeto.

8 Estimar os Custos Estimar os custos é o processo de desenvolvimento de uma estimativa dos recursos monetários necessários para executar as atividades do projeto;

9 Estimar os Custos: Entradas Linha de base do escopo: o Declaração do escopo do projeto; o Estrutura analítica do projeto; o Dicionário da EPA; Cronograma do projeto; Plano de Recursos Humanos.

10 Estimar os Custos: Entradas Registros dos riscos; Fatores Ambientes da Empresa: o Condições de mercado; o Informações comerciais publicadas; Ativos de processos organizacionais.

11 Estimar os Custos: Ferramentas e Técnicas Opinião especializada; Estimativa análoga; Estimativa paramétrica; Estimativa “bottom-up”; Estimativa de Três pontos.

12 Estimar os Custos: Ferramentas e Técnicas Análise das reservas; Custo da qualidade (CDQ); Softwares para estimativas em gerenciamento de projetos; Análise de proposta de fornecedor.

13 Estimar os Custos: Saídas Estimativas de custos da atividade; Bases de estimativas; Atualizações nos documentos do projeto.

14 Determinar o Orçamento Determinar o orçamento é o processo de agregação dos custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos autorizada.

15 Determinar o Orçamento Os orçamentos do projeto compõem os recursos financeiros autorizados para executar o projeto. O desempenho dos custos do projeto será medido em relação ao orçamento autorizado.

16 Determinar o Orçamento: Entradas Estimativas de custo de atividade; Bases de estimativa; Linha de base do escopo: o Estrutura analítica do projeto; o Dicionário da EAP;

17 Determinar o Orçamento: Entradas Cronograma do projeto; Calendário de recursos; Contratos; Ativos de processos organizacionais.

18 Determinar o Orçamento: Ferramentas e Técnicas Agregação de custos; Análise das reservas; Opinião especializada; Relações históricas; Reconciliação do limite de recursos financeiros.

19 Determinar o Orçamento: Saídas Linha de base de desempenho de custos; Requisitos dos recursos financeiros do projeto; Atualizações nos documentos do projeto.

20 Controlar os Custos Controlar os custos é o processo de monitoramento do progresso do projeto para atualização do seu orçamento e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base dos custos.

21 Controlar os Custos: Entradas Plano de gerenciamento do projeto: o Linha de base do desempenho de custos; o Plano de gerenciamento dos custos; Informações sobre o desempenho do trabalho; Ativos de processos organizacionais;

22 Controlar os Custos: Ferramentas e Técnicas Gerenciamento do valor agregado(GVA); Previsão; Índice de desempenho para término (IDPT); Análise de desempenho; Análise da variação; Software de gerenciamento de projetos.

23 Controlar os Custos: Saídas Medições de desempenho do trabalho; Previsão de orçamentos; Atualizações em ativos de processos organizacionais; Solicitação de mudanças; Atualização no plano de gerenciamento do projeto; Atualizações nos documentos do projeto.

24 Conclusão É notável a importância que deve ser dada à gestão de custos dentro de uma organização, pois ela pode ser o diferencial competitivo que levará a empresa a ter sucesso em um mundo tão complexo e competitivo. A ferramenta mais útil para sustentar a competitividade da empresa é a gestão eficiente dos seus custos.


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