Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouBernardo Canário Rodrigues Alterado mais de 8 anos atrás
1
Gerenciamento de Custos Daniel V. de Almeida Gilberto de S. Milani Glaucya B. Cardoso Keren Hapuc de Moraes Marco Aurélio de A. Netto
2
Introdução O gerenciamento dos custos inclui os processos envolvidos em estimativas, orçamentos e controle dos custos, visando que o projeto seja concluído dentro do orçamento aprovado
3
Introdução Dividido em três atividades principais: Gerenciamento dos Custos do Projeto Estimar os Custos Determinar o Orçamento Controlar os Custos
4
Introdução Estimar os custos: o processo de desenvolvimento de uma estimativa de custos dos recursos monetários necessários para terminar as atividades do projeto; Determinar o orçamento: o processo de monitoramento do andamento do projeto para atualização do seu orçamento e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base dos custos; Controlar os custos: o processo de monitoramento do projeto para atualização do seu orçamento e gerenciamento das mudanças na linha de base dos custos.
5
Introdução Embora esses processos se apresentem separados (elementos distintos com interfaces bem definidas, eles podem ser sobrepor e interagir. Cada processo ocorre pelo menos uma vez em todo o projeto e em uma ou mais fases do mesmo, se for dividido em fases.
6
Introdução O gerenciamento de custos pode estabelecer: o Nível de exatidão; o Unidade de medida; o Associação com procedimentos organizacionais; o Limite de controle; o Regras de medição de desempenho; o Formatos de relatório; o Descrição dos processos.
7
Introdução O Gerenciamento de Custos do projeto deve considerar os requisitos das partes interessadas para a captura dos custos. Preocupa-se principalmente com o custo dos recursos necessários para completar as atividades do projeto. Deve-se considerar também os efeitos das decisões de projeto no custo recorrente subseqüente do uso, manutenção e suporte do produto, serviço ou resultado do projeto.
8
Estimar os Custos Estimar os custos é o processo de desenvolvimento de uma estimativa dos recursos monetários necessários para executar as atividades do projeto;
9
Estimar os Custos: Entradas Linha de base do escopo: o Declaração do escopo do projeto; o Estrutura analítica do projeto; o Dicionário da EPA; Cronograma do projeto; Plano de Recursos Humanos.
10
Estimar os Custos: Entradas Registros dos riscos; Fatores Ambientes da Empresa: o Condições de mercado; o Informações comerciais publicadas; Ativos de processos organizacionais.
11
Estimar os Custos: Ferramentas e Técnicas Opinião especializada; Estimativa análoga; Estimativa paramétrica; Estimativa “bottom-up”; Estimativa de Três pontos.
12
Estimar os Custos: Ferramentas e Técnicas Análise das reservas; Custo da qualidade (CDQ); Softwares para estimativas em gerenciamento de projetos; Análise de proposta de fornecedor.
13
Estimar os Custos: Saídas Estimativas de custos da atividade; Bases de estimativas; Atualizações nos documentos do projeto.
14
Determinar o Orçamento Determinar o orçamento é o processo de agregação dos custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos autorizada.
15
Determinar o Orçamento Os orçamentos do projeto compõem os recursos financeiros autorizados para executar o projeto. O desempenho dos custos do projeto será medido em relação ao orçamento autorizado.
16
Determinar o Orçamento: Entradas Estimativas de custo de atividade; Bases de estimativa; Linha de base do escopo: o Estrutura analítica do projeto; o Dicionário da EAP;
17
Determinar o Orçamento: Entradas Cronograma do projeto; Calendário de recursos; Contratos; Ativos de processos organizacionais.
18
Determinar o Orçamento: Ferramentas e Técnicas Agregação de custos; Análise das reservas; Opinião especializada; Relações históricas; Reconciliação do limite de recursos financeiros.
19
Determinar o Orçamento: Saídas Linha de base de desempenho de custos; Requisitos dos recursos financeiros do projeto; Atualizações nos documentos do projeto.
20
Controlar os Custos Controlar os custos é o processo de monitoramento do progresso do projeto para atualização do seu orçamento e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base dos custos.
21
Controlar os Custos: Entradas Plano de gerenciamento do projeto: o Linha de base do desempenho de custos; o Plano de gerenciamento dos custos; Informações sobre o desempenho do trabalho; Ativos de processos organizacionais;
22
Controlar os Custos: Ferramentas e Técnicas Gerenciamento do valor agregado(GVA); Previsão; Índice de desempenho para término (IDPT); Análise de desempenho; Análise da variação; Software de gerenciamento de projetos.
23
Controlar os Custos: Saídas Medições de desempenho do trabalho; Previsão de orçamentos; Atualizações em ativos de processos organizacionais; Solicitação de mudanças; Atualização no plano de gerenciamento do projeto; Atualizações nos documentos do projeto.
24
Conclusão É notável a importância que deve ser dada à gestão de custos dentro de uma organização, pois ela pode ser o diferencial competitivo que levará a empresa a ter sucesso em um mundo tão complexo e competitivo. A ferramenta mais útil para sustentar a competitividade da empresa é a gestão eficiente dos seus custos.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.