A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Balanced Scorecard.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Balanced Scorecard."— Transcrição da apresentação:

1 Balanced Scorecard

2 Origem do Balanced Scorecard
Desenvolvida pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992. Alternativa às limitações dos sistemas tradicionais de avaliação de desempenho Inicialmente como um sistema de mensuração do desempenho e posteriormente, como um modelo de gestão estratégica Significa Indicadores Balanceados de Desempenho

3 O Balanced Scorecard (BSC)
O Balanced Scorecard é uma ferramenta que materializa a visão e a estratégia da empresa por meio de um mapa coerente com objetivos e medidas de desempenho, organizados segundo quatro perspectivas diferentes: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. Tais medidas devem ser interligadas para comunicar um pequeno número de temas estratégicos amplos, como o crescimento da empresa, a redução de riscos ou o aumento de produtividade. KAPLAN & NORTON, (1997:24-25; 44)

4 BSC.. Objetivo Alinhamento do planejamento estratégico com as ações operacionais da empresa. Viabiliza processos gerenciais críticos, como: Esclarecer e traduzir a visão e a estratégia; Comunicar e associar objetivos e medidas estratégicas; Planejar, estabelecer metas e alinhar iniciativas estratégicas; Melhorar o feedback e o aprendizado estratégico;

5 BSC.. Componentes De acordo com a lógica estabelecida pelo método, um BSC deve possuir os seguintes componentes: Objetivos estratégicos Indicadores chave de desempenho Estabelecimento de metas ao longo do tempo Plano de ação e projetos estratégicos

6 BSC.. As quatro Perspectivas

7 BSC.. As quatro Perspectivas

8 BSC.. As quatro Perspectivas
Como ilustrado, o BSC coloca a visão ("para onde iremos") e a estratégia ("como iremos") no centro do processo gerencial. O BSC estabelece objetivos e assume que as pessoas deverão adotar quaisquer comportamentos e ações que forem necessárias para atingi-los...

9 BSC.. Mapa Estratégico (BSCOL,2000)

10 BSC.. Mapa Estratégico (BSCOL,2000)

11 BSC.. Mapa Estratégico (BSCOL,2000)

12 BSC.. Perspectiva Financeira
“Para ter sucesso financeiro, como nós devemos aparecer para nossos investidores?” Representa o ponto de vista dos Gerentes, Diretores e Acionistas Permite medir e avaliar resultados que o negócio proporciona. Indica se a empresa está obtendo êxito com as estratégias definidas, implantadas e executadas.

13 BSC.. Perspectiva Financeira
Indicadores: Retorno sobre investimento Valor Econômico Agregado (EVA) Lucratividade Aumento das Receitas Redução de Custo Objetivos alinhados com estratégia da organização

14 BSC.. Perspectiva Financeira
Indicam 3 estratégias de negócio: Estágio de Rápido Crescimento Foco nas vendas, novos mercados, consumidores e canais de marketing. Estágio de Sustentação Medidas Financeiras tradicionais: Retorno sobre o capital investido, lucro operacional e margem bruta . Estágio de Colheita Ênfase sobre o fluxo de caixa, qualquer investimento deverá prover retorno em caixa certo e imediato.

15 BSC.. Perspectiva Clientes
“Para alcançar nossa visão, como devemos ser vistos pelos clientes?” A empresa identifica os segmentos de clientes e mercado nos quais desejam competir. Esses segmentos representam as fontes que irão produzir o componente de receita dos objetivos financeiros da empresa

16 BSC.. Perspectiva Clientes
Indicadores: Participação no mercado (market share) Retenção de clientes Aquisição de novos clientes Satisfação dos clientes Rentabilidade dos clientes

17 BSC.. Perspectiva Clientes
O que a empresa deve oferecer aos clientes para alcançar altos níveis de satisfação. Qualidade do produto Relacionamento com clientes Imagem e reputação

18 BSC.. Perspectiva Processos Internos
“Para a satisfação dos clientes, em quais processos devemos nos sobressair?” Os executivos identificam os processos mais críticos para a realização dos objetivos dos clientes e acionistas, depois de formular objetivos e medidas para as perspectivas financeira e do cliente.

19 BSC.. Perspectiva Processos Internos
Cadeia de Valores dos Processos Internos: Inovação (desenvolvimento de novos produtos e processos) Operação (produção, distribuição, vendas) Serviços pós-venda (assistência técnica, solicitações do cliente

20 BSC.. Perspectiva Aprendizado e Crescimento
“Para alcançar nossa visão, como sustentar a habilidade de mudar e progredir?” Desenvolve objetivos e medidas para orientar o aprendizado e o crescimento organizacional, oferecendo a infra-estrutura que possibilita a alcançar os objetivos estabelecidos nas outras três perspectivas.

21 BSC.. Perspectiva Aprendizado e Crescimento
O aprendizado e crescimento são aspectos-chave porque formam a base da melhoria da qualidade e da inovação. É importante entender que seremos superados pelos concorrentes se não mudarmos e aperfeiçoarmos nossa atuação continuamente, e mais rapidamente do que eles.

22 BSC.. Perspectiva Aprendizado e Crescimento
Capacidades dos Funcionários Satisfação dos funcionários Retenção de funcionários Produtividade dos funcionários Capacidades dos Sistemas de Informação Motivação, Empowerment e Alinhamento

23 BSC.. Implementação Antes de iniciar o processo de criação do scorecard: Obter consenso na alta administração sobre os objetivos que estão levando à adoção dessa ferramenta. Definir o arquiteto do processo, ou seja, a pessoa que comandará. Geralmente um alto executivo. Depois selecionar a equipe responsável.

24 BSC.. Implementação (cont)
4 etapas do processo: I – Arquitetura do programa de medição II – Definição dos objetivos estratégicos III – Escolha dos indicadores estratégicos IV – Elaboração do plano de implementação

25 BSC.. Benefícios Ajuda a focalizar iniciativas de mudanças
Alinhar metas departamentais e individuais à estratégia Comunicar, de forma clara, qual o benefício individual de cada funcionário para com a organização

26 BSC.. Benefícios (cont) Alinhar metas departamentais e indivíduos à estratégia Criar oportunidades para aprendizado a partir de fatores de sucesso da organização Conscientizar que nem todos as decisões e investimentos realizados pela empresa resultarão em retorno imediato

27 BSC.. Softwares certificados

28 BSC.. Conclusão Criado para solucionar o problema de comunicação do planejamento empresa como um todo. Visando utilizar uma visão holística da administração em beneficio do seu planejamento estratégico. Não traz qualquer conceito novo, mas repensa temas antigos. Aumenta a compreensão do tema “vinculação entre estratégia e operação”. Uma ferramenta capaz de atender às novas exigências de gerenciamento dentro dos cenários em constantes mutações. Vem fazer parte das ferramentas utilizadas pelos administradores para gerirem as empresas para o sucesso. Foi escolhido pela Harvard Business Review (HBR) como uma das práticas de gerenciamento mais importantes dos últimos 75 anos.

29 BSC.. Perguntas


Carregar ppt "Balanced Scorecard."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google