A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Exercício Profissional na Fisioterapia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Exercício Profissional na Fisioterapia"— Transcrição da apresentação:

1 Exercício Profissional na Fisioterapia
Profa Mirelle Saes

2 Ementa A atuação profissional do Fisioterapeuta no Brasil;
Aspectos históricos e regimentais da profissão; Regulamentação da Fisioterapia; Sindicatos, Conselhos Regionais, Federais e Associações; Territórios e ações dos órgãos fiscalizadores e entidades que representam os fisioterapeutas; Áreas de atuação da Fisioterapia; Equipe multidisciplinar em saúde.

3 Objetivos Conhecer os principais aspectos do exercício profissional do Fisioterapeuta. Evidenciar a função da Fisioterapia e relacionar as diversas áreas de atuação. Fundamentar e interligar a importância da pesquisa científica na Fisioterapia. Subsidiar o acadêmico ao contato com a metodologia do trabalho científico, debates críticos e interpretação de textos.

4 Conteúdo Programático
Aspectos históricos da profissão; Regulamentação da Fisioterapia; Sindicatos e Associações; Campos e áreas de atuação da Fisioterapia; Equipe multi, trans e interdisciplinares.

5 Procedimentos Metodológicos Indicados
Aulas teóricas com utilização de recursos audiovisuais e atividades práticas em campo direcionadas; Estudos de casos; Seminários; Debates, trabalhos em grupos; Leitura e interpretação de textos e artigos científicos; Relatórios de visitas técnicas; Provas.

6 Avaliações

7 Conteúdo Programático
1ª Semana - Apresentação do plano de ensino da disciplina. 2ª Semana - Fisioterapia: aspectos da profissão e principais conceitos em saúde. 3ª Semana - As alterações na concepção do objeto de trabalho na Fisioterapia no decorrer da história. 4ª Semana - A Fisioterapia no Brasil e no mundo. 5ª Semana - Formação profissional do Fisioterapeuta.

8 Conteúdo Programático
6ª Semana - Campos de atuação da Fisioterapia. 7ª Semana - Áreas de conhecimento da Fisioterapia. 8ª Semana - Distinção entre o campo de atuação profissional e área de conhecimento. 9ª Semana - Regulamentação da Fisioterapia. Órgãos fiscalizadores, entidades e leis que regem a profissão. 10ª Semana - Primeiro período de avaliação.

9 Conteúdo Programático
11ª Semana - Ciência e Saúde - estudos, pesquisas e publicações em saúde. 12ª Semana - Tipos de pesquisa e metodologia do trabalho científico. 13ª Semana - Pesquisa em Fisioterapia: ferramentas disponíveis na internet. 14ª Semana - Discussão de artigos voltados à Fisioterapia. 15ª Semana - Projeto de pesquisa em Fisioterapia.

10 Conteúdo Programático
16ª Semana - Elaboração de projeto de pesquisa. 17ª Semana - Seminários - apresentação dos projetos de pesquisa desenvolvidos. 18ª Semana - Prova Escrita Oficial. 19ª Semana - Vistas da Avaliação Oficial e Revisão. 20ª Semana - Prova Substitutiva.

11 Bibliografia Básica REBELATTO, José Rubens; BOTOMÉ, Sílvio Paulo. Fisioterapia no Brasil : Fundamentos para uma Ação Preventiva e Perspectivas Profissionais. 2ª ed. São Paulo: Manole, 1999.

12 Bibliografia Complementar
1) DELIBERATO, Paulo C. P.. Fisioterapia Preventiva, Fundamentos e Aplicações. 1ª ed. São Paulo: Manole, 2002. 2) SEGRE, Marco. A Questão Ética e a Saúde Humana. 1ª ed. São Paulo: Atheneu, 2006. 3) CHAD STARCKEY. Recursos Terapêuticos em Fisioterapia. 1ª ed. São Paulo: Manole, 2001. 4) VIEIRA, Sonia. Metodologia Científica para Área de Saúde. 1ª ed. Rio de Janeiro: Campus - Elsevier, 2002.

13 Bibliografia Complementar
5) PRENTICE, W. E. Modalidades Terapêuticas para Fisioterapeutas. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2003. 6) VIEIRA, Sonia; HOSSNE, Willian S.. Metodologia científica para a area da saúde. 1ª ed. Rio de Janeiro: Campus - Elsevier, 2003. 7) PRENTICE, W. E. Modalidades terapêuticas para fisioterapeutas. 2ª ed. São Paulo: Artmed, 2004. 8) PINHEIRO, Gisele B.. Introdução a Fisioterapia. 1ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.

14 Exercício Profissional na Fisioterapia
ATPS Atividades Praticas Supervisionadas

15 ATPS É um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivo: Favorecer a aprendizagem; Estimular a responsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz; Promover estudo, a convivência e o trabalho em grupo; Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado;

16 ATPS Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem;
Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação. Promover a aplicação de teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos á profissão. Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.

17 ATPS Para atingir estes objetivos a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para sua solução. A sua participação nesta proposta é essencial para que adquira as competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

18 Competência e Habilidades
Ao concluir as etapas propostas nesta desafio, você terá desenvolvido: Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da fisioterapia e aqueles advindos das ciências afins, orientadas por valores sociais, morais e éticos. Pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente. Intervir acadêmica e profissionalmente de forma deliberada, adequada e eticamente balizada os campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde.

19 Produção Acadêmica Relatórios Parciais; Confecção do Folder; Apresentação dos Folders.

20 Para elaboração desta atividade formar grupos de 5 alunos.
Participação Para elaboração desta atividade formar grupos de 5 alunos. Entregar seus nomes e RA e s ao professor.

21 Padronização O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT, com o seguinte padrão: Em papel branco, formato A4; Com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; Fonte times new roman tamanho 12, cor preta; Espaçamento de 1,5 entre linhas;

22 Padronização Se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas; Com capa contendo: Nome da sua Unidade de ensino, curso e disciplina. Nome e RA de cada participante. Título da atividade. Nome do professor da disciplina. Cidade e data da entrega.

23 Desafio Em grupo planejar um programa de orientação a população em forma de folder explicativo. Assim tendo o objetivo de educar e informar a população a respeito da atividade profissional do fisioterapeuta. O grupo deve elaborar um folder que contenha figuras, legendas e texto explicativo. Para preparo do folder, o grupo deve obter informações sobre as referidas áreas de atuação do fisioterapeuta partir de textos, livros e entrevistas com profissionais.

24 Desafio Sendo assim, com este folder você vai desenvolver e aprimorar suas habilidades de trabalho em grupo. Vai aprender e desenvolver maneiras adequadas de disseminar informações. Além de uma postura de educação em saúde que será muito utilizada em sua profissão de fisioterapeuta.

25 Aula tema: Divisão dos grupos e definição dos temas de trabalho.
Etapa 1 Aula tema: Divisão dos grupos e definição dos temas de trabalho. Temas para sorteio: Fisioterapia em ortopedia. Fisioterapia em cardiologia. Fisioterapia em respiratória. Saúde da mulher. Neurologia adulto. Neurologia infantil. Hidroterapia.

26 Aula tema: Estudo teórico sobre os temas de trabalho.
Etapa 2 Aula tema: Estudo teórico sobre os temas de trabalho. Cada grupo deverá realizar pesquisas em livros, artigos e internet sobre seu respectivo tema. Conceitos e definições importantes sobre o seu tema. Principais patologias nesta área específica. Tecnologias associadas ao tratamento nesta área específica. Possibilidades de atuação do fisioterapeuta nesta área. Entregar ao professor conforme as normas de formatação.

27 Aula tema: Educação em saúde.
Etapa 3 Aula tema: Educação em saúde. Esta atividade é importante para que você obtenha o necessário conhecimento sobre educação em saúde. Individualmente acesse o site: entrar no link: índice de assunto, entre com o termo “educação em saúde” e clique em pesquisar. Você vai encontrar diversos artigos abordando o assunto. Entregar ao professor um resumo do artigo lido.

28 Aula tema: construção do folder.
Etapa 4 Aula tema: construção do folder. Ele deverá ser composto por linguagem clara e ter por objetivo principal esclarecer e informar o público-alvo para o qual foi direcionado. Imprimam o folder em quantidades suficientes para o dia da apresentação.

29 Aula tema: Apresentação final.
Etapa 5 Aula tema: Apresentação final. Apresentação de 10min em power point do folder confeccionado pelo grupo. Distribuir folder para colegas e professoras. Data a ser marcada pelo professor.

30


Carregar ppt "Exercício Profissional na Fisioterapia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google