A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação"— Transcrição da apresentação:

1 Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
Ação Docente na UFSCar: compartilhando experiências e construindo caminhos. . Registros acadêmicos Progradweb / Nexos Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação

2 PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC)
ATIVIDADES CURRICULARES / DISCIPLINAS INFRAESTRUTURA / OFERTA INSCRICÕES DOS ALUNOS NAS AC’s EXECUCÃO AVALIAÇÃO REGISTROS .

3 ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL COM VISTAS À FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS
3

4 DEPARTAMENTO  COORDENAÇÃO DE CURSO 
ÁREA DE CONHECIMENTO / CAMPO DO SABER OBJETIVO: O ESTUDO (O CONHECIMENTO DE DETERMINADO: TEMA ASSUNTO OBJETO PROBLEMA PRODUZIR/SISTEMATIZAR / INTEGRAR/ DISSEMINAR O CONHECIMENTO COORDENAÇÃO DE CURSO CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL OBJETIVO: FORMAR PESSOAS PARA USAR PROFISSIONALMENTE O CONHECIMENTO DISPONÍVEL EM DIFERENTES ÁREAS, INTERVINDO EM PROBLEMAS NA: VIDA DAS PESSOAS REALIDADE FÍSICA OU SOCIAL EM QUE ELAS VIVEM UTILIZAR O SABER SEMPRE MULTI / INTERDISCIPLINAR MERCADO DE TRABALHO  POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO CAMPO DE ATUAÇÃO  NECESSIDADES DE ATUAÇÃO 4

5 Comunidade Universitária
CENTRO 1 CENTRO 1 DEPTO 1 CURSO A AC 1 : AC n Chefia Docentes T.A’s infra PPC Coordenação de Curso Disciplinas/ Ativ. Curric. Alunos CURSO B DEPTO 2 CURSO n DEPTO n CENTRO 2 CURSO X CURSO Y CURSO n CENTRO 2 DEPTO X DEPTO Y DEPTO n CENTRO n .... CENTRO n .... Comunidade Universitária Sociedade

6 FICHA DE CARACTERIZAÇÃO

7

8

9

10

11 PLANO DE ENSINO

12

13

14

15 Sistema de desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem que busca promover um aprimoramento sistemático da formação profissional exercida na UFSCar. Instrumentalizar os agentes do processo de ensino e aprendizagem: alunos, professores e instituição.

16 Conexões a serem estimuladas

17 Exercício contínuo e integrado do ciclo:

18 Princípios e diretrizes do sistema Nexos
Valorização do ensino, na busca de um equilíbrio e de uma associação com as demais atribuições da universidade (a pesquisa e  a extensão); Concepção de "Plano de Ensino" (PE) como instrumento fundamental ao exercício da docência, na busca de desempenhos que de fato levem aos objetivos didático-pedagógicos afetos ao contexto de uma dada turma/disciplina; Concepção de "avaliação da execução do PE" como instrumento que venha a auxiliar o exercício do processo de ensino e aprendizagem, buscando dar ciência oportuna e objetivamente aos professores, aos alunos e à instituição sobre os diversos aspectos dos seus respectivos desempenhos; Concepção de que a "reflexão" sobre o processo de ensino e aprendizagem é atividade imprescindível para a evolução coerente desse, devendo ser feita de modo fundamentado (em teorias pedagógicas e nos resultados da avaliação da execução do PE), contínuo, sistemático e coletivamente organizado; Compreensão de que a integração sistêmica das etapas de planejamento, execução, avaliação e reflexão, com realimentação contínua e cíclica, é capaz de catalisar objetivamente o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem; Consideração de lacunas na formação do professor de ensino superior, quer em relação à formação básica do profissional professor, quer em relação à formação contínua e reflexiva, durante - e sobre - a prática docente; Necessidade de que a instituição ofereça um mecanismo de apoio àqueles professores que desejarem investir numa evolução sistematizada das suas habilidades docentes; Compreensão de que a participação responsável dos alunos no seu próprio processo de aprendizagem e formação profissional deva ser incentivada por meio de canais mais orgânicos e conseqüentes; Consideração de que uma participação acadêmica adequada dos alunos seja capaz de desenvolver habilidades desejáveis para qualquer profissional contemporâneo, as quais não têm sido objetivadas, embora seja papel pedagógico fundamental de uma instituição de ensino que procura construir conhecimento e cidadania.

19 Estrutura e Funcionamento do sistema Nexos
                                                                                                         

20

21 Utilização do sistema Nexos pelos Alunos
Consulta a Planos de Ensino Preenchimento do roteiro de avaliação Consulta aos resultados da avaliação Atividades de reflexão Consulta aos resultados da reflexão

22 Utilização do sistema Nexos pelos Professores
Consulta a Planos de Ensino Elaboração/Adequação Planos de Ensino Preenchimento do roteiro de avaliação Consulta aos resultados da avaliação Atividades de reflexão

23

24 Utilização do sistema Nexos pelas Unidades Institucionais
Consulta a Planos de Ensino Consulta aos resultados da avaliação Consulta aos resultados da reflexão Chefias de Departamento / Conselhos de Departamento Inserir informações em novos planos de ensino Alterar dados relativos à FC (ementa, objetvivos, no créditos Designar consultores Aprovar planos de ensino Coordernadores de Curso / Conselhos de Curso Preencher roteiro de avaliação Diretores de Centro: Designar coordenadores

25

26

27 CPF Sua Senha

28 SELECIONE O SEU PERFIL

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39 Fone: (16) 3351-8108 prograd@ufscar.br

40


Carregar ppt "Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google