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FÓRUM GAÚCHO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

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Apresentação em tema: "FÓRUM GAÚCHO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES"— Transcrição da apresentação:

1 FÓRUM GAÚCHO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES
FÓRUM GAÚCHO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES PROPOSTAS DE INTEGRAÇÃO ENTRE BIBLIOTECAS ESCOLARES, PÚBLICAS E COMUNITÁRIAS PARA ESTÍMULO DA LEITURA Eliane L. da Silva Moro – CRB10/881 Lizandra Brasil Estabel -CRB 10/1405 Osório 2010

2 Perfil das Bibliotecas Públicas Municipais Pesquisa da FGV (MinC): 1º Censo Nacional das BPM (2009) Brasília, 30 de abril de 2010 Censo Nacional: objetivo: subsidiar o aperfeiçoamento de políticas públicas nas esferas de governo (federal, estadual e municipal) para melhoria e valorização das bibliotecas públicas brasileiras.

3 PERFIL DAS BPMs 1º Censo Nacional ...
5.565 municípios brasileiros pesquisados 4.905 municípios visitas in loco Período: set./nov

4 PERFIL DAS BPMs - RS 1º Censo Nacional ...
86% municípios com biblioteca aberta: 437 bibliotecas em 429 municípios. 9%: BPMs em fase de implantação; 4% estão fechadas, extintas ou nunca existiram. Em funcionamento: 4,0 bibliotecas por 100 mil habitantes.

5 PERFIL DAS BPMs - RS 1º Censo Nacional ...
Gaúchos vão 2 vezes mais às BPMs para o lazer que a média brasileira 18% dos equipamentos para lazer; média nacional: 8%; superior à média regional: 13%. 2º melhor índice do país, após SP (22%). Uso maior: pesquisas escolares (51%); inferior à média nacional (65%). Assuntos mais pesquisados: Literatura (70%), Geografia e História (64%); Obras Gerais (59%).

6 PERFIL DAS BPMs - RS 1º Censo Nacional ...
Frequência dos usuários à BPM: menor que a média nacional Média de visita: 1,6/semana; abaixo da nacional: 1,9/semana.

7 PERFIL DAS BPMs - RS 1º Censo Nacional ...
RS concentra os maiores acervos das BPMs no Sul RS: tem a maior quantidade de BPMs com acervos superiores a 10 mil volumes no Sul do país (36%); a média brasileira é de 25%. É o 4º melhor índice nacional, junto com o Espírito Santo

8 PERFIL DAS BPMs - RS 1º Censo Nacional ...
Empréstimos de livros abaixo da média brasileira Os gaúchos fazem menos empréstimos de livros: 293/mês médias regional: 351/mês média nacional: 296/mês

9 PERFIL DAS BPMs - RS 1º Censo Nacional ...
Menos de 10% das BPMs oferecem serviço para pessoas com deficiência PNEs: DVs: 6% das BPMs oferecem serviços índice inferior ao nacional (9%). surdos-mudos, deficientes mentais ou físicos: índice cai para 3%, metade do nacional.

10 PERFIL DAS BPMs - RS 1º Censo Nacional ...
Nenhuma biblioteca gaúcha abre domingo – Funcionamento: Segunda à sexta: 99%; índice é igual ao nacional. sábados: 12% abrem – igual à média brasileira; à noite: 11% abrem, índice bem abaixo do nacional (24%).

11 PERFIL DAS BPMs - RS 1º Censo Nacional ...
Mais da metade dos estabelecimentos tem internet RS: tem menos bibliotecas com internet no Sul (60%). Perde para SC (87%) e o Paraná (62%). Índice superior à média nacional (45%). Em apenas 36% das BPMs os usuários têm acesso à rede, valor maior que a média brasileira (29%).

12 PERFIL DAS BPMs - RS 1º Censo Nacional ...
Funcionários nas BPMs: BPMs têm menos funcionários (3,0) que a média do país (4,2). Dirigentes das BPMs no RS: 86% são mulheres; 64% tem nível superior. No Brasil: 84% mulheres; % tem nível superior.

13 PERFIL DAS BPMS NA REGIÃO SUL(PR-SC-RS) 1º Censo Nacional ...
Santa Catarina: tem mais municípios com BPMs Melhores índices de municípios que possuem BPMs na região: Santa Catarina: 94%; RS:86%; Paraná: 88%; SC: 1ª colocação na região (4,5 equipamentos por 100 mil habitantes) e a 2ª no ranking nacional; RS: (4,0) e Paraná (3,86).

14 PERFIL DAS BPMS NA REGIÃO SUL(PR-SC-RS) 1º Censo Nacional ...
Municípios do Sul com maior número de bibliotecas por 100 mil habitantes: Curitiba/PR: 2,97; seguido por Rio Grande/RS: 2,03; Campo Largo/PR: 1,77 Bagé/RS: 1,72.

15 PERFIL DAS BPMS NA REGIÃO SUL(PR-SC-RS) 1º Censo Nacional ...
Piores índices: Londrina/PR: 0,19; Joinville/SC: 0,20; Caxias do Sul/RS: 0,24.

16 PERFIL DAS BPMS NA REGIÃO SUL(PR-SC-RS) 1º Censo Nacional ...
Região é a que mais usa BPMs para pesquisa geral Sulistas: os que mais vão às bibliotecas para: pesquisas gerais: 30%. lazer: 13%; (2º no ranking nacional, atrás do Sudeste (14%) e acima da média brasileira (8%); Pesquisa escolar: 57%; no Brasil: 65%. Assuntos mais pesquisados nasBPMs da Região: Literatura: 75%; Geografia e História: 73%; Obras gerais(enciclopédias e dicionários): 71%. (Neste quesito, a resposta era de múltipla escolha sendo a soma superior a 100%).

17 PERFIL DAS BPMS NA REGIÃO SUL(PR-SC-RS) 1º Censo Nacional ...
Usuário do Sul é o que menos freqüenta a biblioteca: Média de visita: 1,6/semana; inferior ao brasileiro (1,9) e igual ao do Sudeste. Paraná: 1,9/semana(melhor média) Rio Grande do Sul: 1,6/semana Santa Catarina: 1/semana.

18 PERFIL DAS BPMS NA REGIÃO SUL(PR-SC-RS) 1º Censo Nacional ...
BPMs do Sul tem 2º maior acervo e compram mais 2ª região com BPMs com acervos superiores a 10 mil volumes (32%), atrás apenas do Sudeste (36%). Demais faixas: entre 5mil e 10 mil (28%); entre 2 mil e 5 mil (32%) e abaixo de 2 mil (7%). RS: tem mais bibliotecas com acervos superiores a 10 mil volumes : 36%. O acervo da maioria é constituído por doação: 72%. As BPMs da região são as que mais realizam compras para o acervo: 28%.

19 PERFIL DAS BPMS NA REGIÃO SUL(PR-SC-RS) 1º Censo Nacional ...
Média mensal de empréstimos de livros: maior que a nacional Usuários das BPMs: 2ª maior média de empréstimos: 351/mês; acima do índice nacional: 296/mês; Centro-Oeste: 157/mês; Nordeste:118/mês Norte: 90/mês Perdem para o Sudeste: 421/mês. Paraná lidera o ranking estadual: 411 /mês e 3º no ranking nacional. RS tem o menor índice na Região: 293/mês; Santa Catarina: 349/mês.

20 PERFIL DAS BPMS NA REGIÃO SUL(PR-SC-RS) 1º Censo Nacional ...
Menos de 10% das BPMs oferecem serviço para pessoas com deficiência 15% das BPMs oferecem serviços para DVs índice superior ao nacional (9%). É a maior média do país. 7% oferecem serviços para surdos, deficientes mentais ou físicos, mas ainda é superior à média nacional (6%).

21 PERFIL DAS BPMS NA REGIÃO SUL(PR-SC-RS) 1º Censo Nacional ...
Menos BPMs funcionam à noite 18% estão abertas; índice abaixo do nacional: 24%. Funcionamento: Durante o dia: 99% Segunda à sexta-feira: 100% Sábados: 12% Domingos: 1% Paraná: mais BPMs que funcionam aos sábados: 16% Domingos: 3%. Santa Catarina: maior percentual de BPMs que atendem à noite: 23%.

22 PERFIL DAS BPMS NA REGIÃO SUL(PR-SC-RS) 1º Censo Nacional ...
Mais bibliotecas informatizadas: BPMs com acesso à internet: 65%; média nacional: 45%; Quantidade de BPMs em que os usuários têm acesso à rede: 45%; índice brasileiro: 29%. Santa Catarina: estado brasileiro que mais tem BPMs com computadores: 87% e o 2º que mais oferece o serviço de internet aos usuários:62%, atrás do Distrito Federal: 80%.

23 PERFIL DAS BPMS NA REGIÃO SUL(PR-SC-RS) 1º Censo Nacional ...
Funcionários que atuam nas BPMs Santa Catarina: Dirigentes: 88% são mulheres; índice superior ao nacional: 84%. Nível superior: 62%; média acima da nacional: 57%. 3 funcionários; abaixo da média nacional: 4,2.

24 Biblioteca Pública “é o centro local de informação, tornando prontamente acessíveis aos seus utilizadores o conhecimento e a informação de todos os gêneros”. (IFLA/UNESCO)

25 MISSÕES DA BIBLIOTECA PÚBLICA
Criar e fortalecer os hábitos de leitura nas crianças, desde a primeira infância; Apoiar a educação individual e a auto-formação, assim como a educação formal a todos os níveis; Estimular a imaginação e criatividade das crianças e dos jovens; Fomentar o diálogo inter-cultural e a diversidade cultural;

26 MISSÕES DA BIBLIOTECA PÚBLICA
Apoiar a tradição oral; Assegurar o acesso dos cidadãos a todos os tipos de informação da comunidade local; Apoiar, participar e, se necessário, criar programas e atividades de alfabetização para os diferentes grupos etários.

27 BIBLIOTECA ESCOLAR: Missão
A biblioteca escolar promove serviços de apoio à aprendizagem e livros aos membros da comunidade escolar, oferecendo-lhes a possibilidade de se tornarem pensadores críticos e efetivos usuários da informação, em todos os formatos e meios.

28 BIBLIOTECA ESCOLAR A biblioteca escolar é essencial a qualquer tipo de estratégia de longo prazo no que respeita a competências à leitura e escrita, à educação e informação e ao desenvolvimento econômico, social e cultural. A responsabilidade sobre a biblioteca escolar cabe às autoridades locais, regionais e nacionais, portanto deve essa agência ser apoiada por política e legislação específicas. A biblioteca escolar é parte integral do processo educativo.

29 BIBLIOTECA ESCOLAR: Objetivos
apoiar e intensificar a consecução dos objetivos educacionais definidos na missão e no currículo da escola; desenvolver e manter nas crianças o hábito e o prazer da leitura e da aprendizagem, bem como o uso dos recursos da biblioteca ao longo da vida; oferecer oportunidades de vivências destinadas à produção e uso da informação voltada ao conhecimento, à compreensão, imaginação e ao entretenimento;

30 BIBLIOTECA ESCOLAR: Objetivos
organizar atividades que incentivem a tomada de consciência cultural e social, bem como de sensibilidade; proclamar o conceito de que a liberdade intelectual e o acesso à informação são pontos fundamentais à formação de cidadania responsável e ao exercício da democracia; promover leitura, recursos e serviços da biblioteca escolar junto à comunidade escolar e ao seu derredor.

31 LEITURA Comunicação e Interação; Acesso à informação nos diversos suportes; Acessibilidade; Inclusão.

32 LEITURA “Em uma sociedade que não lê, a conquista da leitura é o primeiro passo para a formação dos valores da sociedade, propiciando a participação social, compreensão do homem pelo homem, nível cultural, forma de lazer, formação e exercício da cidadania, entre outros.” (MORO; ESTABEL,2008)

33 LEITURA A família, os professores e o bibliotecário devem ser partícipes nas ações de leitura implementadas na escola e, a biblioteca, deve ser a parceira constante nas políticas de leitura.

34 LEITURA As políticas de leitura devem atender desde a criança ainda não alfabetizada até o ancião quase centenário que busca informação, incluindo também as Pessoas com Necessidades Especiais (PNEs). (MORO; ESTABEL, 2009).

35 Ler é... Recuperar a história e a memória humana;
Fruição do belo, da estética; Prazer; Gosto; Ludismo; Sentimento; Vínculo; Afeto.

36 Leitura e Sociedade Em uma sociedade que não lê:
a conquista da leitura é o primeiro passo para a formação dos valores da sociedade; propicia a inclusão social, informacional; a compreensão do homem pelo homem; nível cultural, forma de lazer, formação e exercício da cidadania; melhor qualidade vida; enfim um cidadão mais crítico, mais reflexivo, mais participativo, mais feliz.

37 PROCESSO DA LEITURA NA BIBLIOTECA
O bibliotecário deve promover ações culturais para que a biblioteca seja um espaço de promoção e estímulo à leitura. O Bibliotecário deve ser o mediador entre o livro, o texto e o leitor.

38 MEDIADORES: professores e bibliotecários: estímulos à Leitura
Projetos de incentivo à leitura (formação de professores e de bibliotecários). Formação de leitores críticos: requisito básico ao discernimento da informação de qualidade.

39 ATIVIDADES ESTIMULADORAS DE LEITURA
Hora do Conto ou Contação de Histórias Hora da Leitura Encontro com Autores Feiras de Livro Mostra de Histórias Exposições e saraus literários Concursos literários...entre outras.

40 Hora do Conto/Contação de Histórias

41 A biblioteca deve propiciar aos leitores:
escolhas de livros conforme seus desejos; que leiam sozinhas, ou mostrem os livros aos colegas, ou recomecem outra escolha de livro nas estantes; que devolvam os livros aos seus lugares ou não; que peçam sugestões ou solicitem um título do seu interesse, ou levem para casa por empréstimo; atividades lúdicas e prazerosas.

42 A biblioteca deve propiciar aos leitores:

43 Feiras de Livro Facilita o acesso ao livro e a circulação do mesmo.
Significa a democratização do livro e da leitura, no ambiente da biblioteca. A programação planejada tem efeito multiplicador no que se refere à promoção da leitura como fonte de prazer, conhecimento e conquista da cidadania.

44 Feiras de Livro

45 Encontro com Escritor Parceria de bibliotecários e professores, nos critérios para seleção de autores (escritores ou ilustradores) e suas obras, trabalhadas em sala de aula e na biblioteca. Leitura das obras com programação de atividades. Encontros para a comunidade.

46 Exposições Atividades cotidianas da Biblioteca: exposição de livros novos adquiridos, de autores do mês (que nasceram no referido mês), do patrono da biblioteca, de obras raras, das datas comemorativas, dos trabalhos dos usuários resultantes da Hora do Conto ou da Hora da Leitura, de autores e obras do Rio Grande do Sul, entre outros.

47 Exposições

48 Mostra de Histórias Evento estimulador de leitura.
Os alunos, a partir de histórias do seu interesse, fazem a escolha de uma delas e criam formas de apresentação ao público. Através da livre escolha, montagem de mostra com Contos de Fadas, Lendas, Fábulas.Cada turma fica responsável por uma tenda. Cada tenda apresenta a história escolhida

49 Mostra de Histórias

50 Concursos Contos Escolha do Mascote da Biblioteca Gincana Literária
Lendas Causos Charges Poesia

51 Finalizando... Ninguém nasce sabendo ler; aprende-se a ler à medida que se vive, portanto: “A leitura da palavra é sempre precedida da leitura do mundo. E aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade. (FREIRE, 1982).

52 Finalizando... Os pais, os professores e o bibliotecário devem ser partícipes nas ações de leitura que deveriam se iniciar na família e se implementarem na escola e, a biblioteca, como parte integrante da escola, que deve ser a parceira constante nas políticas de leitura.

53 Finalizando... Através dos mediadores de leitura, o acesso à informação, às narrativas é democratizado, pois todos em condições de igualdade, independente de sua limitação, estarão sendo incluídos no mundo das palavras, das narrativas, dos sonhos e da fantasia.

54 Finalizando... Através da leitura a biblioteca propicia a conquista de um mundo melhor e de um cidadão mais feliz.

55 REFERÊNCIAS FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22 ed. São Paulo: Cortez, IFLA/UNESCO School Library Manifesto. Disponível em: MANIFESTO DA IFLA/UNESCO SOBRE BIBLIOTECAS PÚBLICAS. Disponível em: 1994http://archive.ifla.org/VII/s8/unesco/port.htm MORO, E. L. S., ESTABEL, L. B. O Processo da Leitura na Família, na Escola e na Biblioteca através das Tecnologias de Informação e de Comunicação e a Inclusão Social das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. Disponível em:

56 OBRIGADA


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