A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente

2 ILUMINISMO SÉC. XVIII

3 FILÓSOFOS, ECONOMISTAS, ARTISTAS, ESCRITORES E PROFESSORES: CRITICANDO (EM TODOS OS SENTIDOS) O ANTIGO REGIME.

4 Pré – condições para o Século das Luzes” (séc. XVIII)
Ascensão econômica da Burguesia Revolução Científica (Galileu, Descartes, Newton...) Crise do Antigo Regime “Iluminar, combater a ignorância, as superstições, ser guiado sempre pela razão” Atrelado à classe burguesa, que lutava contra a intervenção do Estado na economia Burguesia = pagava altos impostos sustentava Nobreza = cargos no governo Clero = privilégios

5 Iluminismo Movimento intelectual que defendia ideias sobre a vida social, as coletividades, a política, a filosofia da história, a economia, etc.

6 O Iluminismo foi um movimento de Expressão do pensamento e aspirações da burguesia.
Criticava: O Absolutismo monárquico; privilégios de classe; falta de liberdade religiosa e econômica (mercantilismo); subjugação de um povo por outro.

7 A valorização do método científico para a investigação dos fenômenos, sejam eles naturais ou sociais, marcou profundamente o pensamento iluminista, para o qual a ciência é o único conhecimento eficaz para a compreensão da realidade (cientificismo). As transformações econômicas, associadas à emergência da ciência experimental, que se achavam em curso no ocidente europeu desde o século XVI, não poderiam deixar de provocar modificações na forma de conhecer a natureza e a sociedade.

8 Iluminismo Ideologia a ser seguida, como forma
de contestar o Antigo Regime. Racionalismo Características Anti-Absolutismo Poder ilimitado Anti-Mercantilismo Intervencionismo Anti -Clericalismo Influência da Igreja

9 As luzes da razão Esclarecer é educar.
Os homens são produtos da educação e da sociedade em que vivem. A ciência adquiriu o gigantesco poder de explicar o funcionamento do universo.

10 O que o Iluminismo defendia
A igualdade jurídica; Tolerância religiosa ou filosófica (fraternidade); Liberdade pessoal e social; Direito a propriedade privada; Defesa do contrato como mediador das relações sociais.

11 Contextualização Datado do século XVIII, o Iluminismo foi um período caracterizado pela confiança no poder da razão para transformar o mundo e pelo otimismo no progresso do espírito humano. O século XVIII ficou marcado pelas revoluções burguesas, fortemente influenciadas pelo Iluminismo: independência dos Estados Unidos (1776), Revolução Francesa (1789), Conjuração Mineira (1789) e Conjuração Baiana (1798).

12 O pensamento ocidental antes tão marcado pelo misticismo religioso, conheceu a partir do século XVIII uma nova possibilidade de construção sustentada no racionalismo. O mundo físico e seus fenômenos deixavam de ser justificados pela religião e passavam a ser explicados pela razão. O Iluminismo foi acima de tudo uma revolução cultural porque propôs uma nova forma de entender natureza e a sociedade e significou uma transformação profunda na forma de pensar, pois rompeu com a maneira como as pessoas pensavam antes.

13 O que o Iluminismo combatia
O absolutismo monárquico; O mercantilismo – A intervenção do estado na vida econômica; A tese do direito divino dos reis; A participação da igreja na vida pública.

14 ANTIGO REGIME ABSOLUTISMO. EXPLORAÇÃO FEUDAL.
TIRANIA (LUXO E DISPERDÍCIO). ATRASO CIENTÍFICO. INTOLERÂNCIA RELIGIOSA.

15 Burguesia e Iluminismo
Ao criticar o Antigo Regime a burguesia foi desenvolvendo sua própria ideologia, baseando-se no seguinte argumento: o Estado só é verdadeiramente poderoso se for rico; para enriquecer, ele precisa expandir as atividades capitalistas; para expandir as atividades capitalistas é preciso dar liberdade e poder à burguesia.

16 Locke Descartes Newton Diderot D’Alambert

17 Obras de reflexão iluminista
Maquiavel – O Príncipe – Virtude do príncipe, conquistar, reinar, e manter o poder. Análise das bases reais do poder. Condições econômicas e políticas. Monarca: inteligente, estadista, com capacidade pessoal não divina.

18 Obras de reflexão iluminista
Francis Bacon ( ) – A nova Atlântis – Experimentação para o conhecimento (empirismo) René Descartes – ( ) – Discurso sobre o método – Conhecimento baseado na razão (racionalismo) Rousseau – – O contrato social: consentimento e renúncia ao individualismo.

19 Obras de reflexão iluminista
John Locke – – indivíduos dotados de razão e vontade – liberalismo. Adam Smith – A riqueza das nações Adam Ferguson – – “Ensaio histórico sobre a sociedade civil”. As instituições sociais.

20 Obras de reflexão iluminista
Condorcet – – Métodos matemáticos nos estudos sociais Montesquieu – (1689 – 1755) – O espírito das leis – fenômenos sociais sujeitos a leis gerais (naturais) Hobbes – – Absolutismo e uso da força.

21 Obras de reflexão iluminista
Vico ( ) – “Os princípios de uma ciência nova” – A história é produto humano, onde o conhecimento autêntico evidencia a harmonia entre a prática humana e o pensamento humano. Concilia empirismo e racionalismo.

22 As luzes da razão A enciclopédia que iluminava.
A enciclopédia abordava todos os assuntos e divulgava as ideias filosóficas e políticas do Iluminismo.

23 As luzes da razão O ser humano torna-se produtor do conhecimento.
O pressuposto básico do Iluminismo era a razão, e seu objetivo, encontrar a verdade. Para os Iluministas o conhecimento somente podia ser considerado verdadeiro quando fosse evidente para a razão e para os sentidos.


Carregar ppt "Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google