A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESPLENECTOMIA INDICAçÕES E TÉCNICA CIRURGICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESPLENECTOMIA INDICAçÕES E TÉCNICA CIRURGICA."— Transcrição da apresentação:

1 ESPLENECTOMIA INDICAçÕES E TÉCNICA CIRURGICA

2 Esplenectomia A cirurgia do baço usualmente delimita-se à retirada total do mesmo, apesar de algumas tentativas de preservação, desde que pequenas lesões sejam detectadas e que estrito controle pós-operatório seja mantido .

3 Anatomia O baço localiza-se no hipocôndrio esquerdo, sendo revestido por uma cápsula fibrosa; O órgão apresenta relações de fixação com o estômago, através do ligamento gastroesplênico, com o rim E, através do ligamento espleno-renal e com o cólon, através do ligamento esplenocólico.

4 Anatomia

5 Anatomia

6 Anatomia

7 Anatomia O baço é irrigado pela artéria esplênica, ramo direto do Tronco Celíaco, correndo na borda cranial do pâncreas até atingir o órgão, onde divide-se em 2 ou 3 ramos; A drenagem venosa é realizada pela veia esplênica, através da confluência de diversos ramos e que posteriormente formará a veia Porta; As veias usualmente se localizam atrás das artérias.

8 Anatomia

9 Anatomia

10 Funções do baço Função hematopoiética – sintetiza linfócitos, monócitos, células plasmáticas e reticulares; Funcão hemocaterética – retira e destrói elementos do sangue lesados, alterados ou simplesmente envelhecidos, como hemáceas e plaquetas.

11 Esplenectomia Inibidor da medula óssea – através da liberação de hormônios, o órgão pode frear a produção e maturação de hemáceas, granulócitos e plaquetas; Imunidade – O baço aumenta de tamanho nos processos infecciosos, sendo formador de anticorpos. Pacientes esplenectomizados são mais suscetíveis à infecções e septicemia por pneumococo; Pacientes com protozoonoses, como a malária, têm sua doença agravada com a retirada do baço.

12 Esplenectomia Atualmente indica-se a administração de vacina anti-pneumocóccica em todos os pacientes que serão submetidos à esplenectomia eletiva, 2 semanas antes do procedimento.

13 Funções do baço

14 Causas de aumento do baço

15 Esplenectomia Indicações:
Traumatismos – trauma abdominal aberto ou fechado, que tenha atingido o órgão (lembrar da ruptura em 2 tempos) ou ainda trauma trans-operatório, com inadequado controle hemostático.

16 Esplenectomia Indicações: Rotura espontânea – leucemias especialmente;
Hematopatias, cujo controle clínico, especialmente com corticóides, não tenha funcionado adequadamente, tais como: Anemia hemolítica congênita Neutropenia esplênica primária

17 Esplenectomia Púrpura trombocitopênica idiopática
Hiperesplenismo secundário Leucemia linfocítica crônica Estadiamento da moléstia de Hodgkin Púrpura trombocitopênica trombótica

18 Esplenectomia Outras:
Tumores do baço (raros), cistos parasitários (hidatidose), sarcoma; Complemento ou tempo obrigatório de outras intervenções cirúrgicas como tratamento de hipertensão portal, carcinoma gástrico, etc. Complemento de transplantes ou terapêutica imunossupressora.

19 Esplenectomia Observação:
As roturas tardias ou em 2 tempos podem ocorrer dentro de 4 semanas.

20 Esplenectomia Técnica Cirúrgica: Vias de acesso –
Laparotomia paramediana pararretal interna E; Laparotomia mediana supra-umbelical; Laparotomia sub-costal E; Laparoscópica.

21 Esplenectomia Técnica Cirúrgica:
Recomenda-se a ligadura prévia da artéria esplênica, no tronco, antes de qualquer tentativa de liberar o órgão; esta manobra faz com que o baço diminua de volume, facilitando sua manipulação. Após secção dos ligamentos periféricos ao órgão, procede-se a luxação do mesmo, completando-se a ligadura vascular e a sua retirada.

22 Esplenectomia

23 Tratamento conservador

24 Esplenectomia No caso de esplenectomia por doença
hematológica, deve-se proceder a pesquisa de baço acessório, presente em até 10% dos casos e cujas principais localizações encontram-se ao lado.

25 Esplenectomia Alguns momentos da esplenectomia videolaparoscópica:

26

27

28

29

30

31

32


Carregar ppt "ESPLENECTOMIA INDICAçÕES E TÉCNICA CIRURGICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google