A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do Mês de Junho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do Mês de Junho"— Transcrição da apresentação:

1 E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do Mês de Junho
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do Mês de Junho Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professor(a) Supervisor(a): Barbara Franciele Coelho Acadêmicos(as): Andreza dos Santos Silva, Cerena Bonomini, Lilliane Bia Celva e Jéssica Monique Buss.

2 SUMÁRIO 1. Sumário 2. Cronograma 3. Introdução
4. Processo de Investigação 5. Análise dos Resultados Alcançados 6. Referências

3 CRONOGRAMA DO MÊS DE JUNHO
DATA PLANEJAMENTO 1ª Semana 11/06 Construção do diagnóstico para identificação das dificuldades de aprendizagem na alfabetização. 2ª Semana 18/06 Construção do painel e bandeirinhas para decoração da festa junina. 3ª Semana 25/06 Confecção de jogos para festa junina. 4ª Semana 26/06 Realização do portfólio.

4 INTRODUÇÃO No mês de junho se teve como objetivo a construção do diagnóstico para identificação das dificuldades de aprendizagem na alfabetização, junto aos alunos que participam do projeto de reforço escolar. Foi um objetivo também a criação de jogos e decorações para a festa junina, afim de continuar participando dos momentos de interação com a comunidade escolar. O diagnóstico tem como finalidade identificar as dificuldades de aprendizagem encontradas na alfabetização, através do reconhecimento do nome, das letras, gêneros textuais, interpretação, diferenciação dos sons das letras (p e b), identificação de imagens e a escrita de palavras simples e complexas. A construção de jogos e decorações para a festa junina teve como foco a interação entre pibidianas e a equipe escolar, por meio de colaboração através da confecção de materiais diversos, para posteriormente participar também da festa junina, com jogos e brincadeiras.

5 Processo de Investigação
O encontro ocorreu em quatro dias de estudo, sendo que na primeira semana foi construído o diagnóstico com nove questões específicas a fim de aplicar com as crianças que possuem dificuldades de aprendizagem e posteriormente avaliar e identificar quais são. O objetivo é ter um parâmetro para avaliar a evolução destes alunos no decorrer do ano. Na segunda e terceira semana houve a confecção de jogos como: jogo de latas, pescaria e boca de palhaço, além da elaboração de um painel e bandeirinhas para decorar ação do espaço escolar no dia da festa junina. Por fim na quarta semana foi elaborado o portfólio referente ao mês de junho, onde consta as atividades realizadas.

6 Análise dos Resultados Alcançados
O desenvolvimento da criança envolve vários aspectos e em diversas áreas, por isso é de extrema importância que a escola atue de forma que enxergue a criança como um todo, levando-se em considerações as questões cognitivas, sociais e afetivas, além de valorizar os aspectos culturais que estão presentes e que constituem a sociedade. [...]à escola compete propiciar recursos psicológicos para a evolução intelectual, social e cultural do homem (Hedeggard, 2002). Com isto, podemos afirmar que a realização destas atividades como contribuição para a festa junina, apresentou-se como algo integrador na concepção da valorização cultural, podendo de alguma forma fazer com que as crianças conheçam a sua cultura, através de jogos, trajes e as comidas típicas. Fazendo-nos componentes deste momento que também se caracteriza como parte do processo de ensino e aprendizagem. Referente ao questionário elaborado, os resultados serão obtidos no decorrer do processo, conforme for aplicado com os alunos de 2º e 3º anos que frequentam o projeto de reforço escolar, no próximo mês.

7 Construção de jogos e artigos para decoração

8

9

10 CONSIDERAÇÕES FINAIS Quando nascemos somos inseridos em um cultura que foi criada durante o percurso histórico da humanidade, onde os valores e crenças nos são transmitidos, isto faz parte da formação de cada ser humano. Portanto, o conhecimento das questões culturais da sociedade ao qual estamos inseridos devem estar presentes em nossa vida, até mesmo, para que conheçamos os ideais dos nossos antepassados que perduram até hoje. A partir disto, é necessário reconhecermos a importância da criança conhecer os diversos valores culturais, para que assim, esta possa conhecer a si mesma, levando consigo o respeito e a valorização de outras culturas.

11 Referências Bibliográficas
Hedeggard, M. (2002). A zona de desenvolvimento proximal como base para o ensino. In H. Daniels (Org.), Uma introdução a Vygotsky (pp ). São Paulo: Loyola. Provinha Brasil. Disponível em: Acessado em: 11/06/2015.


Carregar ppt "E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do Mês de Junho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google