A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE"— Transcrição da apresentação:

1 PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE

2 ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL LIONS CLUBE COMPANHEIRO OSCAR MALUCHE
Coordenadora Intitucional: Marcilene Popper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires Supervisora de Área: Fátima Bastiani Bolsistas: Cerena Bonomini Daiane Zimmermann Jéssica Monique Buss Jessíca Schlindwein Mayara Riffel

3 APRESENTAÇÃO O estudo abordado pelo grupo cujo tema Cultura e Movimento: Conhecendo o Brasil, vêm trazer um olhar reflexivo e colaborador sobre as práticas pedagógicas existentes no contexto escolar sobre essa temática no contexto escolar. O projeto foi elaborado com o intuito de valorizar as diferentes culturas e regiões presentes na sala de aula, bem como, contribuir com o trabalho e práticas docentes, respeitando esta diversidade étnico cultural existente. O tema diversidade cultural é de suma importância, pois cabe a nós educadores conhecer e trabalhar todas essas diferenças culturais que enriquecem os diferentes espaços, bem como as relações estabelecidas entre eles. Esse tema encontra-se presente em todo contexto, nas diferentes experiências profissionais e particulares. 3

4 OBJETIVO Identificar no grupo de 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental as diferentes culturas regionais existentes na sala de aula, proporcionando a interação do grupo por meio de atividades lúdicas.

5 APORTE TEORICO MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa e CANDAU, Vera Maria - Educação Escolar E Cultura(s) - Apontam e apresentam elementos de reflexão sobre questões relevantes a respeito do currículo escolar, definem que a escola deve reconhecer a multiculturalidade e a diversidade como elementos construtivos do processo de ensino e aprendizagem; COSCARELLI, Carla Viana. Novas Tecnologias, Novos Textos, Novas Formas De Pensar - Um fazer educativo que ofereça múltiplos  caminhos e alternativas, que ofereça flexibilidade, interconectividade, à diversidade e à variedade, contextualizando os envolvidos no mundo das relações sociais. RAMOS, J.R.da S. Dinâmicas, Brincadeiras E Jogos Educativos - Os jogos como instrumentos pedagógicos mediam e permitem conhecer a realidade corpórea e cultural das crianças, interpretando seus conhecimentos sociais, estabelecendo caminhos pedagógicos.

6 PROPOSTA METODOLÓGICA
A metodologia deste percurso constitui-se de três grandes dimensões: Formação e Orientação; Investigação e Intervenções pedagógicas: Investigação do espaço escolar, Investigação da prática docente e desenvolvimento de projetos; Avaliação.

7 PROPOSTA METODOLÓGICA
Formação e Orientação: Durante os encontros semanais o grupo buscou observar o espaço escolar, as diferentes práticas pedagógicas desenvolvidas nas classes de alfabetização, conhecer o Projeto Político Pedagógico da escola, buscando fundamentação teórica para auxiliar no desenvolvimento do projeto.

8 PROPOSTA METODOLÓGICA
Investigação e Intervenções Pedagógicas: Confecção do Mamulengo e do material a ser utilizado com os alunos do 3º ano durante a realização do projeto nas pesquisas para casa. 8

9 Interação dos alunos com o Mamulengo

10 Dançando com o Mamulengo no dia do Folclore com os alunos do 1º e 2º ano.

11 Apresentando as diferentes regiões, costumes, comida típica, cultura,
tradições, crenças, vocabulário, turismo...

12 O lúdico é algo indispensável no cotidiano escolar.

13 PROPOSTA METODOLÓGICA
Avaliação: Avaliamos que as crianças mostraram interesse por se tratar de algo diferente do seu cotidiano. Quando as crianças nos viam logo enfatizavam “Oba, hoje tem aula com as outras professoras”. Desta forma podemos perceber que em alguns aspectos as dificuldades não estão nas aprendizagem das crianças, mas sim na maneira com que os conteúdos são disponibilizados. Não nos é mais permitido, como educadores seguir apenas modelos sistematizados, mas sim levarmos em consideração a realidade dos alunos, e perceber a maneira mais propícia de ensinar, para a construção de uma aprendizagem significativa. São os múltiplos caminhos, as diferentes ações pedagógicas que temos que oportunizar as crianças em busca de uma educação qualificada, que faça a diferença. 

14 TECENDO ALGUMAS CONSIDERAÇÕES TEÓRICO – PRÁTICAS SOBRE A INSERÇÃO NA DOCÊNCIA
Nossas ações e experimentações nos permitiu compreender que para uma formação de qualidade é imprescindível que haja relação entre teoria e prática. Neste sentido, aplicamos ações, analisamos os resultados elaborando um planejamento com conceitos bem claros e definidos. O programa nos propiciou momentos de muita leitura, reflexão, pesquisa qualitativa e quantitativa a qual contribuiu na realização do nosso trabalho. O tema teve como objetivo resgatar a importância das etnias, culturas presente no cotidiano do município de Brusque, além de conhecer mais sobre as culturas e etnias advindas que formam a identidade do nosso povo. Foram vários aspectos positivos durante todo este ano, mas a aceitação por parte dos alunos dos anos iniciais foi de suma importância para nós pibidianas, pois conseguimos nas ações práticas perceber o aprendizado e a forma com a qual as crianças e professores nos aceitaram durante todo este processo. O projeto PIBID proporcionou ao grupo a alegria em conviver com crianças, professores, coordenadores, que contribuíram de maneira afetuosa e receptiva, fortalecendo uma parceria em busca de um único ideal: uma educação de qualidade.

15 Referências -COSCARELLI, Carla Viana. Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL OSCAR MALUCHE: Projeto Politico Pedagógico. Brusque, 2010. GARCIA, Dirce Maria Falcone. Diversidade Cultural, Conflitos E Educação: Algumas Reflexões Teóricas. Revista de Educação PUC-Campinas: Campinas. n. 10. p Junho, 2001. Nova Escola. Brincadeiras Regionais. Educação Infantil, Pré-escola 4 e 5 anos, Jogos e Brincadeiras. Disponível em Acesso em: 25 out.2014 -MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa e CANDAU, Vera Maria. Educação escolar e cultura(s):construindo caminhos. 2003 -RAMOS, J.R.da S. Dinâmicas, brincadeiras e jogos educativos. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. -SILVANO, Lays Eduarda e TOLEDO, Marília Barbosa . Educação Infantil: conhecimentos de si do outro através de suas tradições culturais f. Estágio I. (Licenciatura em Pedagogia) – Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE. Brusque, 2014.


Carregar ppt "PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google