Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCássio Deluca Guterres Alterado mais de 8 anos atrás
1
Curso: Práticas Pedagógicas Unidade Curricular: Pesquisa Aplicada/intervenção Professor: Vanessa Elsas Suporte Pedagógico: Nair Martins
2
PESQUISA-AÇÃO
3
Fazer pesquisa-ação significa planejar, observar, agir e refletir de maneira mais consciente, mais sistemática e mais rigorosa o que fazemos na nossa experiência diária. (KEMMIS; MCTAGGART, 1988). A pesquisa-ação possibilita: 1. Melhorar: - a prática dos participantes; - a sua compreensão dessa prática; e - a situação onde se produz a prática. 2. Envolver: - assegurar a participação dos integrantes do processo. - assegurar a organização democrática da ação. - propiciar compromisso dos participantes com a mudança.
4
Etapas da Pesquisa-ação :
5
MONTANDO O PROJETO DE PESQUISA-AÇÃO DIAGNÓSTICO Descrição da situação inicial, grupo, contexto, histórico. Dados qualitativos e quantitativos. PERGUNTA DE PESQUISA-AÇÃO Deve orientar a compreensão do problema envolvido e a mudança. OBJETIVOS O que pretende com a pesquisa? Como ela contribui? FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Estudos que abordam e iluminam o diagnóstico e orientam as ações, avaliações e reflexões. PLANEJAMENTO DAS AÇÕES Incluir reflexão sobre a identidade dos participantes; Prever diálogo entre pares e escolhas coletivas. AVALIAÇÃO Previsão de momentos e formas de Avaliação CRONOGRAMA
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.