A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de Educação à Distância da Universidade Bandeirante de São Paulo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de Educação à Distância da Universidade Bandeirante de São Paulo."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Educação à Distância da Universidade Bandeirante de São Paulo

2 Objetivos da EAD na UNIBAN Regime de dependência a distância Substituição linear de 20% da carga horária a distância em todos os cursos presenciais Oferta de cursos a distância (campus conveniados) Atividades complementares a distância Inserção de disciplinas telepresenciais entre os campus Cursos fechados para empresas Universidade corporativa

3 Vantagens da EAD para a UNIBAN Grandes ganhos de escala: Alta escalabilidade das soluções baseadas na Web e em satélite Um professor de altissima qualidade dá aulas para várias salas simultâneas Transmissão de cursos que ainda não existem em outros campus Reutilização de conteúdos em vários formatos (satélite, Internet, impressos, DVD e CD- ROMs) Expansão do número de campus e de alunos com investimentos menores Compartilhamento e redução de custos

4 Vantagens da EAD para a UNIBAN Criação de campus fora de sede com maior rapidez e sem burocracia do MEC Permite campus menores, que não teriam viabilidade econômica no modelo presencial Expansão em nível nacional e internacional Solução do problema de saturação de mercados onde atua Criação de novos cursos no modelo a distância

5 Solução adotada EPCIS Ensino Presencial Conectado Interativo Via Satélite

6 Plataforma Integrada EPCIS Plataforma Web/Internet para suporte on- line ao ensino e aprendizagem (AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem) Plataforma de vídeo digital interativo via satélite Em tempo real (ao vivo, gravado, misto) Sob demanda Integração total entre as duas plataformas Metodologia pedagógica especialmente desenvolvida para implementação dos vários usos da EAD na instituição

7 Fundamentos do EPCIS Baseado em quatro pilares: Atividades presenciais (vivenciais, laboratoriais, de campo, de avaliação, etc.) Atividades telepresenciais interativas (geração centralizada, inserção curricular) Atividades autônomas (a distância, através de um ambiente on-line pela Internet) Tutoria a distância

8 Fundamentos do EPCIS Baseado em quatro competências: Capacitação do discentes Capacitação dos docentes e tutores Trabalho de equipe multidisciplinar Avaliação múltipla e permanente

9 Cursos por Videoconferência Aulas expositivas por vídeo digital em tempo real podendo utilizar slides, retroprojetor, vídeos, lousa eletrônica Classe sintetizada: um professor pode transmitir interativamente para várias salas ao mesmo tempo Alunos podem interagir em tempo real com o professor, através de áudio, vídeo e texto Alunos recebem os materiais suplementares, apostilas, exercícios, trabalhos e provas em forma impressa ou eletrônica Tutor local especialmente treinado trabalha diretamente com os alunos, auxiliando o professor

10 Exemplo: Graduação Carga didática total: 3.200 h em 4 anos Atividades telepresenciais: 1.000 h em classe Atividades à distância: 600 horas em classe e 1.000 h pela rede Atividades presenciais: 600 horas

11 IRD Satélite Bidirecional > Downlink: satélite > Uplink: satélite Geração de Conteúdo Salas de aula HUB TV VCR Internet IP IRD Modem 360E switch Streaming Vídeo MPEG-2 IRD TV VCR IP IRD Modem 360E switch Streaming Vídeo MPEG-2

12 Modularização Um estúdio central transmite uma aula simultaneamente para 5 a 20 remotas, dependendo do tipo de curso Um professor pode dar aula para 200 a 2.000 alunos O mesmo professor dá aula sempre para o mesmo GFU As salas de um GFU poderão estar em qualquer lugar GFU Grupo Fechado de Usuários GFU Grupo Fechado de Usuários

13 Centro de Geração de Conteúdo O CGC pode ter vários estúdios, transmitindo pelo mesmo satélite O número de estúdios e professores cresce gradativamente respondendo à demanda O CGC conta com recursos adicionais, como ilhas de edição, equipe de gravação, centro de controle, etc.

14 Área atingida pelo satélite

15 Estúdio de geração de aulas por TV Câmara de documentos Computador para slides Computador Para perguntas Teleprompter TV

16 Recursos audiovisuais Slides Vídeos e áudios digitais Animações interativas Cenários virtuais Questionários em tempo real Navegação em softwares Lousa eletrônica Câmara de documentos

17 Unidade de Recepção Internet TV Sala multiusoSala de computadores Videoconferência

18 Computador de videoconferência TV Webcam Monitor de vídeo Monitor de vídeo Microfone PC Mouse

19 Metas da implantação Implantação de um Núcleo de Educação a Distância, com profissionais especializados Implantação de um sistema de TV digital interativa via satélite (UNIBAN Sat) para ensino telepresencial Implantação de um ambiente virtual de aprendizado (UNIBAN Virtual) para ensino via Internet

20 Organograma do Projeto Coordenação Geral Coordenação EducacionalCoordenação Técnica Operações de Informática Operações de TV Operações de Satélite Assessoria Administração Centro de Contato Design Instrucional Criação Gráfica Treinamento e Suporte Operações LMS Operações Docentes Secretaria Gestão do Projeto Divulgação Análise e Relatório

21 Estratégia gradativa rumo à EAD Disponibilização imediata e simultânea de todos os sites encorajam professores e alunos dos cursos presenciais a se aculturar e utilizar mais os recursos on-line Gradativamente a instituição e seus docentes e discentes se prepara para a mudança de paradigma Ao final, os sites mais completos podem ser usados para oferta totalmente a distância

22 UNIBAN Virtual Todos os docentes e discentes serão cadastrados e terão uma senha de acesso Carregamento semestral automático da árvore de cursos e disciplinas no ambiente virtual, juntamente com ementas, docentes e alunos matriculados em cada uma Docentes serão treinados presencialmente para usar o ambiente virtual, inclusive carregamento de materiais, interatividade e gestão Discentes serão treinados semi-presencialmente para usar o ambiente virtual adequadamente Docentes carregarão slides, apostilas, artigos, questionários, exercícios e provas, links na Internet, etc. para servir de apoio a distância e poderão interagir com os alunos fora de classe Tutores especialmente contratados e treinados, com menor custo, auxiliarão o grosso das atividades no site

23 Ambiente Virtual de Aprendizagem Inscrição on-line do aluno, envio automático de senha Controle acadêmico (presença, provas, participação, etc.) E-learning: Disponibilização de aulas, apostilas, slides, recursos na Internet Interatividade (batepapo, fórum, email) Aprendizado independente e colaborativo

24

25 Classe Virtual em Tempo Real Chat audio texto Chat audio texto Video stream Video stream

26 Ambiente Virtual de Aprendizagem Cursos Puramente Presenciais Home-page do curso Suporte on-line a material didático Comunicação com alunos via email Cursos Mistos ou Puramente Remotos Mais: Comunicação síncrona (chat) Gerenciamento acadêmico on-line Avaliação on-line

27 Estratégia de implantação Análise, desenvolvimento, planejamento e implantação completa e integrada ao longo do segundo semestre de 2006 Implantação da plataforma AVA e da rede satelital UNIBAN Sat nos campi atuais Implantação dos polos remotos próprios e conveniados Consultoria especializada e transferência de know-how do Instituto Edumed de Campinas por 12 meses.

28 Atividades iniciais Capacitação do NEAD Desenvolvimento dos cursos de capacitação de docentes e de tutores Implantação piloto do regime de dependência a distância Desenvolvimento de um curso semipresencial de treinamento dos docentes dos cursos tecnológicos de gestão em técnicas e recursos didáticos Implantação da rede satelital UNIBAN Sat nos 8 campi atuais

29 Atividades futuras (2007) Substituição de 20% da carga didática atual pela modalidade a distância em todos os cursos Adoção universal da DP a distância Implantação das atividades complementares a distância Inserção de disciplinas telepresenciais curriculares e extracurriculares intercampi Cursos fechados para empresas Universidade corporativa

30 Outras aplicações Reuniões administrativas e de planejamento Videoconferências entre matriz e filiais Entrevistas a distância Defesas de teses

31 Outras aplicações Seminários de desenvolvimento administrativo, docente, etc. Transmissão de congressos, convenções virtuais Lançamento de novos projetos e serviços Grupos de foco

32 Novas Disciplinas Iniciais Informática para usuários (presencial) Técnicas de estudo e aprendizado Internet e Web para apoio ao ensino Pesquisa e organização bibliográfica

33 Contatos Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed http://www.edumed.net sabbatini@edumed.net Tel. (019) 3295-8191 Fax (081) 9601-7854


Carregar ppt "Projeto de Educação à Distância da Universidade Bandeirante de São Paulo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google