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PublicouEliza Raminhos Camarinho Alterado mais de 8 anos atrás
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Teorema de Tales na resolução de problemas
Plano de aula Teorema de Tales na resolução de problemas
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Objetivo Geral Fornecer ao aluno informações e subsídios para favorecer o desenvolvimento das competências e habilidades relativas a sua aprendizagem de forma a aprimorar os conceitos pré-existentes, através de articulações de conteúdos, e construir novos conceitos. Tendo como objetivo, propiciar condições para o desenvolvimento nos aspectos intelectuais e cognitivos do aluno.
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Objetivos Específicos
Espera-se que o aluno desenvolva as competências e habilidades relacionadas ao conteúdo a ser estudado, ou seja, aplicar o teorema de Tales como uma forma de ocorrência da idéia de proporcionalidade, em diferentes contextos, identificar a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo, reconhecer um feixe de retas paralelas e uma reta transversal e efetuar cálculos que envolvam medidas de ângulos. Sendo estes meios considerados importantes para o desenvolvimento da argumentação, tomada de decisão e resoluções de problemas.
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Justificativa Apresentar de forma significativa o conceito do teorema de Tales e suas aplicações, propiciando assim condições para o aluno enfrentar situações problema que ocorram na sociedade ao qual ele faz parte.
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Metodologia Aulas expositivas;
Atividades/Exercícios que possam ser realizados individualmente ou em grupo; Atividades práticas.
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Recursos/Materiais Régua, vídeo, transferidos, sala de informática e livros didáticos.
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Avaliação Avaliação será contínua, formativa e cumulativa ocorrendo nas diversas etapas da realização atividades e com a realização de debates e seminários sempre que houver a necessidade. Roda de conversa a respeito das pesquisas feitas na sala de informática
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Recuperação : Recuperação contínua e/ou paralela.
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NARRATIVA INTRODUTÓRIA
O Teorema de Tales possui diversas aplicações no cotidiano, que devem ser demonstradas a fim de verificar sua importância. O Teorema diz que “retas paralelas, cortadas por transversais, formam segmentos correspondentes proporcionais”. Através de exercícios aplicados compreenderemos o Teorema. Podemos demonstrar o Teorema através de uma generalização, onde as retas r, s, x são paralelas e as retas t e w são as transversais. Veja:
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Ao analisar a planta de uma quadra de um determinado condomínio, o engenheiro constatou a ausência de algumas medidas nas divisas de certos lotes residenciais. Ele precisa calcular essas medidas do seu próprio escritório, com base nas informações da planta. Observe o desenho detalhado da situação:
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NARRATIVA ESPECÍFICA 1 Com base na planta devemos calcular os lados x e y dos lotes. Veja que as laterais dos lotes 1, 2 e 3 são perpendiculares às ruas A e B. A planta satisfaz a relação de Tales, então podemos utilizar o Teorema. NARRATIVA ESPECÍFICA 2 Ao realizar a instalação elétrica de um edifício, um eletricista observou que os dois fios r e s eram transversais aos fios da rede central demonstrados por a, b, c, d. Sabendo disso, calcule o comprimento x e y da figura. Obs.: os fios da rede central são paralelos.
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