A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reparo Tecidual: Regeneração, Cicatrização e Fibrose

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reparo Tecidual: Regeneração, Cicatrização e Fibrose"— Transcrição da apresentação:

1 Reparo Tecidual: Regeneração, Cicatrização e Fibrose
Patologia dos Processos Gerais Curso de Farmácia Reparo Tecidual: Regeneração, Cicatrização e Fibrose

2 REPARO Definição: restauração da arquitetura tecidual e da função após uma lesão. Envolve 2 tipos de reação: Regeneração - reconstituição dos componentes lesados e retorno ao seu estado normal; Cicatrização - processo de reparo por deposição de tecido conjuntivo (fibroso). Fibrose: deposição extensiva de colágeno que ocorre nos pulmões, fígado, rins e outros órgãos, como consequência da inflamação crônica, ou no miocárdio após necrose isquêmica extensa. Eventos: Proliferação de vários tipos celulares e interações estreitas entre as células e a MEC.

3 A PROLIFERAÇÃO inclui:
Remanescentes do tecido lesado Células endoteliais vasculares Fibroblastos (cicatrização) Fatores de crescimento (polipeptídeos) coordenam a proliferação. O tamanho da pop. celular é determinado pelo equilíbrio entre a proliferação celular, a morte celular por apoptose e o surgimento de novas células diferenciadas a partir de células-tronco. Pontos-chaves na proliferação celular: replicação do DNA mitose CONTROLADOS PELO CICLO CELULAR

4 Ciclo Celular

5 Mecanismos de Ação dos Fatores de Crescimento
A progressão do ciclo a partir de G1 é regulada por ptns chamadas de CICLINAS, que formam complexos com enzimas chamadas de QUINASES CICLINAS-dependentes (CDKs). Essas enzimas são suprimidas durante G1. Mecanismos de Ação dos Fatores de Crescimento A proliferação celular pode ser induzida por muitos mediadores químicos: fatores de crescimento, hormônios e citocinas. Fator de crescimento - ptn que expande as pop. por estimular a divisão celular (aumento do massa celular) e promove a sobrevivência celular. A maioria dos fatores possui efeitos pleiotrópicos. Induzem a proliferação celular pela ligação a receptores específicos e afetam a expressão de genes, cujos produtos caracteristicamente possuem muitas funções – interrompem o bloqueio da progressão do ciclo celular, evitam a apoptose e intensificam a síntese de ptns.

6 A atividade principal dos fatores de crescimento é estimular a função dos genes que controlam o crescimento (protoncogenes). Um fator de crescimento pode ter efeitos opostos na mesma célula dependendo da sua concentração. Mecanismos de sinalização dos receptores dos fatores de crescimento: Autócrina Parácrina Endócrina Os receptores estão localizados na superfície celular ou no meio intracelular, desencadeando cascatas de sinalização que culminam com a resposta gênica de inibição ou estimulação da transcrição.

7 Capacidade Proliferativa dos Tecidos
Tecidos que se dividem continuamente: as células são continuamente perdidas e repostas (lábeis) pela maturação de células-tronco e proliferação das células maduras. Ex.: células hematopoéticas da MOVOLECHA , maioria dos epitélios de superfície e o epitélio colunar do TGI, útero e tubas uterinas, epitélio de transição do TU. Tecidos estáveis: são células quiescentes (G0). Sua atividade replicativa é mínima. No entanto, estas células são capazes de proliferar em resposta a uma lesão ou perda de massa tecidual. Ex.: células parenquimatosas do fígado, rins e pâncreas. Células endoteliais, fibroblastos e células mm lisas. Capacidade limtada de regeneração.

8 - Tecidos permanentes: são terminalmente diferenciadas e não proliferam após o nascimento.
Ex.: neurônios e células musculares cardíacas. CICATRIZ Células –tronco São caracterizadas por três propriedades importantes: Capacidade de autorregeneração Replicação assimétrica Plasticidade Células-tronco: embrionárias – com capacidade para gerar múltiplas linhagens celulares , isoladas de embriões. Teciduais ou do adulto - isoladas da medula óssea e em muitos tecidos.

9 Clonagem Terapêutica

10 Interações entre a MEC e as células
Matriz Extracelular: complexo macromolecular que se remodela constantemente, organizado em uma rede ao redor das células. Duas formas básicas: matriz intersticial e matriz basal.

11 Funções: Suporte mecânico (ancoragem e migração celular) Controle do crescimento celular (sinalização por integrinas) manutenção da diferenciação celular (tipo de ptn, sinalização por integrinas) Arcabouço para renovação tecidual ( ruptura com deposição de cólágeno e cicatrização) Formação de microambientes teciduais Armazenamento e apresentação de moléculas reguladoras (fatores de crescimento) Por isso, regula a proliferação, o movimento e a diferenciação das células onde se localiza.

12

13 Cicatrização de lesão tecidual grave ou crônica
O reparo por deposição de tecido conjuntivo consiste em 4 processos sequenciais: 1. Formação de novos vasos sg (angiogênese) 2. Migração e proliferação de fibroblastos 3. Deposição de MEC (cicatrização) 4. Maturação e reorganização do tecido fibroso (remodelação)

14 Angiogênese ou neovascularização
Definição: vasos preexistentes emitem brotos capilares para produzir novos vasos. Principais etapas: - Vasodilatação em resposta ao óxido nítrico e aumento da permeabilidade dos vasos preexistentes, induzidos pelo VEGF; Migração de células endoteliais para a lesão; proliferação de células endoteliais; inibição da proliferação da célula endotelial e remodelagem dos tubos capilares; recrutamento de células periendoteliais para formar o vaso maduro. Dois fatores de indução mais importantes: VEGF e FGF-2.

15


Carregar ppt "Reparo Tecidual: Regeneração, Cicatrização e Fibrose"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google