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Avaliação de Língua Portuguesa

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Apresentação em tema: "Avaliação de Língua Portuguesa"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação de Língua Portuguesa
SAEGO Avaliação de Língua Portuguesa Josiane Toledo CAEd-UFJF

2 Avaliar é refletir sobre uma determinada realidade.

3 Avaliação Interna e Avaliação Externa
A avaliação interna é aquela realizada pelo professor, voltada para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem. As avaliações em larga escala, de natureza externa, utilizam, mais frequentemente, testes compostos por itens de múltipla escolha por meio dos quais apenas uma habilidade é avaliada.

4 A avaliação externa fornece informações para que gestores da escola e professores possam realizar um diagnóstico nas áreas em que atuam e planejar ações educativas mais eficientes.

5 O que é avaliado no SAEGO?

6 MATRIZ DE REFERÊNCIA Uma matriz é formada por um conjunto de descritores indicam as habilidades a serem avaliadas. A matriz constitui um parâmetro de orientação, uma espécie de pauta, segundo a qual se elege o objeto da avaliação.

7 Relevância da adoção de uma Matriz de Referência.
Caráter de universalidade que ela estabelece para todo o foco do projeto de avaliação.

8 Funções da Matriz de Referência:
Tornar público o que será avaliado; Orientar na elaboração dos itens de avaliação.

9 IMPORTANTE: A matriz é uma recorte feito a partir de propostas curriculares. Não abarcando, portanto todo o currículo escolar, uma vez que elenca habilidades passíveis de serem avaliadas por meio de um teste de múltipla escolha.

10 Conjunto de descritores
MATRIZ DE REFERÊNCIA Conjunto de descritores Conteúdo programático na área de conhecimento a ser avaliada Nível de operação mental necessário para a aprendizagem Descritores originados do cruzamento entre conteúdos programáticos e as habilidades e competências cognitivas que lhes são próprias.

11 5º ano do Ensino Fundamental
Matriz de Referência de Língua Portuguesa – SAEGO 5º ano do Ensino Fundamental I. Procedimentos de Leitura D1 Localizar informações explícitas em um texto. D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. D4 Inferir uma informação implícita em um texto. D6 Identificar o tema de um texto. D11 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. II. Implicações do Suporte, do Gênero e/ou do Enunciador na Compreensão do Texto D5 Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.). D9 Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. III. Relação entre Textos Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. IV. Coerência e Coesão no Processamento do Texto D2 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto. D7 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. D8 Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto. D12 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc. V. Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido D13 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. D14 Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. VI. Variação Linguística D10 Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

12 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio
Matriz de Referência de Língua Portuguesa – SAEGO 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio I. Procedimentos de Leitura D1 Localizar informações explícitas em um texto. D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. D4 Inferir uma informação implícita em um texto. D6 Identificar o tema de um texto. D14 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. II. Implicações do Suporte, do Gênero e/ou do Enunciador na Compreensão do Texto D5 Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.). D12 Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. III. Relação entre Textos D20 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. D21 Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. IV. Coerência e Coesão no Processamento do Texto D2 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto. D7 Identificar a tese de um texto. D8 Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. D9 Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. D10 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. D11 Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto. D15 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc. V. Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido D16 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. D17 Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. D18 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão. D19 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos. VI. Variação Linguística. D13 Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

13 A avaliação em Língua Portuguesa tem como foco a leitura.

14 TEXTO Elemento concreto para avaliar a competência de leitura
TEXTO Elemento concreto para avaliar a competência de leitura. FATOR IMPORTANTE Seleção de textos

15 Conjunto de habilidades de leitura
Fatores a capacidade para perceber a estrutura do texto (construir uma estrutura); a capacidade para perceber ou inferir o tom, a intenção, a atitude do autor (atribuir uma intenção); a capacidade de fazer paráfrases do texto.

16 Habilidades linguísticas que compõem a competência textual
Vão desde a capacidade de usar o conhecimento gramatical para perceber a relação entre as partes do texto até a capacidade de usar o vocabulário para perceber estruturas textuais, atitudes e intenções.

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