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TURISMO AULA 02.

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Apresentação em tema: "TURISMO AULA 02."— Transcrição da apresentação:

1 TURISMO AULA 02

2 Turismo Internacional

3 Ranking de Países Latinos Puestos en el Ranking General
Barbados 1 29 Costa Rica 2 41 Chile 3 45 Jamaica 4 48 México 5 49 Rep. Dominicana 6 50 Panamá 7 55 Uruguay 8 56 Brasil 9 59 Argentina 10 64 Guatemala 11 69 Colombia 12 72 El salvador 13 77 Perú 14 81 Trinidad y Tobago 15 85 Brasil - Turistas Internacionais Market share mundial 2000: 0,8% 2007: 0,6 % Costa Rica + Argentina Crescimento no market share

4 Torre Eiffel recebe cerca de 7 milhões de visitantes por ano

5 Situação triste! Por que isto acontece?

6 FLUXO DE TURISTAS INTERNACIONAIS EM 2000
06% dos países em des. para desenvolvidos 85% entre países desenvolvidos 04% entre países em desenvolvimento 05% dos países des. para os em desenvolvimento Fonte: OMT

7

8 Quais públicos-alvos devem ser captados?
Estamos preparados para captar a demanda européia, americana ou asiática? Somente para Argentina, Chile e Paraguai? Quais públicos-alvos devem ser captados? Argentina: 32% EUA: 12% Uruguai: 7% Paraguai: 7% Alemanha: 5% Infra estrutura turística Japoneses e escandinavos? 90 milhões de alemães em 2020 100 milhões de chineses 2020

9 Qual deve ser o foco? Captar turistas interessantes
Número de turistas ou gasto medio diário? Captar turistas interessantes Valorizem e gastem! Excursão (Alemanha 80% do turismo doméstico) Ter marketing-mix específicos para cada segmento

10 Fase de investimos e expansão!
Investimentos até Brasil 140 novos meios de hospedagem Total de U$ 32 milhões de investimentos 45 novos resorts 55 MH. no Nordeste 50 MH. no Sudeste 07 MH. no Sul Taxa de ocupação % % % % % Fase de investimos e expansão!

11 Evasão de divisas: Isto é bom? Inversão estrangeira
Em média, 80% dos gastos turísticos se destinam as linhas aéreas, hotéis ou outras companhias internacionais Inversão estrangeira Grupos internacionais Novos produtos e serviços Ampliando a competitividade as, Isto é bom? Evasão de divisas: Tailândia mais de 70% Caribe mais de 80% Índia mais de 40% Fonte: Sustainable Living (2006)

12 Gastos turísticos vão continuar direcionados principalmente para “Sol e Praia” ?
Continuará até o final da década! Ecoturismo Negócios Eventos Cultural Saúde ? SOL + PRAIA + PLUS Crescimento! 60% do turismo mundial

13 Aumentará o número de chegadas de turistas internacionais no Brasil?

14 Tropical Island - Alemanha
Seagaia Resort - Japão

15 Cenário do Turismo Mundial
Viagens de curta duração Aumento da insegurança Fluxo turístico entre países desenvolvidos Dificuldade nos países em desenvolvimento Grande cadeias turísticas multinacionais Grande inversão de recursos financeiros Cenários artificiais Uniformização dos produtos turísticos Dificuldade de diferenciação Cidades feudales sao criadas atraves das tecnologia

16 Desafios para o Brasil? Não dependência de recursos naturais
Agregar valor com os patrimônios imateriais Não dependência de investimentos externos Empresas de pequeno porte Concorrência com outras atividades de lazer Trabalhar com excursões Público-alvo: Doméstica e Mercosul

17 Meios de hospedagem utilizados pelos turistas domésticos: (%)
Turismo Doméstico Meios de hospedagem utilizados pelos turistas domésticos: (%) Fatores que interferem esta disposição! Oportunidades?

18 Maior aeroporto do NE (4,9 milhões passageiros em 2007)
TURISMO BAHIA Maior aeroporto do NE (4,9 milhões passageiros em 2007) Maior parque hoteleiro do Nordeste ( quartos e leitos em 2006) PIB de US$ 47 bilhões: 2 % do PIB do Brasil 36% do PIB do Nordeste PIB maior que a soma do Uruguai, Paraguai e Bolívia juntos.

19 Tiempo de Vuelo Buenos Aires 04:30 h Lisboa 07:50 h Madri 08:00 h
Mercados e Distancias Buenos Aires 04:30 h Lisboa 07:50 h Madri 08:00 h Nova York 08:30 h Paris 09:45 h Milão 10:30 h Frankfurt 10:50 h Tiempo de Vuelo Bahia Fonte: Setur

20 O MERCADO DE TURISMO MUNDIAL PRINCIPAIS CONCORRENTES DO BRASIL EM DESTINOS DE LONGA DISTÂNCIA

21 Cidades brasileiras mais visitadas 1999-2003.
ANO 1999 2000 2001 2002 2003 Rio de Janeiro (RJ) 32,5 % 34,1% 28,8% 38,6% 36,9% São Paulo (SP) 13,7% 19,7% 17,0% 20,8% 18,5% Salvador (BA) 12,7% 13,5% 11,1% 12,8% 15,8% Fortaleza (CE) 4,7% 5,4% 5,6% 7,2% 8,5% Recife (PE) 6,4% 5,8% 7,3% 8,2% 7,5% Foz do Iguaçu (PR) 11,8% 12,9% 11,5% 9,3% 7,4% Búzios (RJ) 4,6% 4,0% 3,9% 3,6% 6,0% Porto Alegre (RS) 5,9% 7,1% 7,9% Florianópolis (SC) 17,7% 18,7% 5,3% Belo Horizonte (MG) 4,9% 6,6% 3,7% 5,1%

22 Metas para o turismo Bahia – 2005, 2010, 2015, 2020
Indicador Metas 2005 2010 2015 2020 Fluxo Global (mil turistas) 5.204 7.748 12.653 22.806 Fluxo Nacional (mil ) 4.487 6.593 10.617 18.711 Fluxo Internacional (mil) 717 1.155 2.036 4.095 Receita Global (US$ milhão) 1.189 1.984 3.698 7.887 Receita Nacional (US$ milhão) 731 1.177 2.075 4.174 Receita Internacional (US$ milhão) 458 807 1.623 3.713 Empregos Diretos (mil) 90,8 121,5 130,9 144,6 Empregos Indiretos (mil) 408,7 546,9 589,2 650,5 UHs (mil) 63,0 81,0 87,3 96,4

23 DESAFIO E OPORTUNIDADES
Necessita de: Imagem de destino seguro Infra-estruturas adequadas Governos Estaduais que entendam o Turismo como área chave da economia Consolidar e qualificar a oferta Ir além do “sol e praia”; explorar as várias caras do Brasil Qualificar a mão -de-obra Cuidar das ligações aéreas Operacionalizar o financiamento local dos projetos

24 Obrigado!


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